Google oferece o serviço de gerenciamento móvel 'Android Enterprise Essentials' para pequenas empresas

Android / Google oferece o serviço de gerenciamento móvel 'Android Enterprise Essentials' para pequenas empresas 2 minutos lidos

Google introduzindo novos recursos no Google Assistente



O Google agora oferece ‘Android Enterprise Essentials’ para pequenas e médias empresas (SMBs). A plataforma é essencialmente um serviço de gerenciamento móvel que tenta criar e manter um ambiente seguro para dispositivos móveis e comunicação.

Muitas grandes empresas sempre tiveram iterações variadas do Mobile Management Service. No entanto, as SMBs raramente, ou nunca, têm os recursos para ter essa plataforma. Agora o Google está entrando em ação com o serviço voltado especificamente para pequenas e médias empresas. Essencialmente, o Google deseja fornecer às PMEs uma maneira mais simples de proteger os dispositivos gerenciados e os dados da empresa.



O que é o serviço de gerenciamento móvel ‘Android Enterprise Essentials’ do Google?

Android Enterprise Essentials é rolando primeiro nos EUA e no Reino Unido por meio de distribuidores terceirizados antes de expandir mundialmente 'no início do próximo ano'. É essencialmente uma plataforma segura que visa proteger os dispositivos móveis sob um único guarda-chuva. Nem é preciso acrescentar que esses dispositivos terão que rodar o sistema operacional Android.



O Android Enterprise Essentials também pode servir como um ponto de partida para clientes que desejam experimentar o gerenciamento simples no início e, potencialmente, atualizar para um gerenciamento mais sofisticado no futuro. Alguns dos principais recursos do serviço do Google foram claramente derivados da oferta completa do Android Enterprise, normalmente oferecida a grandes organizações. Esses incluem:

  • Exigindo uma tela de bloqueio e criptografia nos dispositivos para evitar o acesso não autorizado aos dados da empresa.
  • Aplicar a proteção contra malware obrigatória garantindo que o Google Play Protect esteja sempre ativado e os funcionários não possam baixar aplicativos fora da Google Play Store.
  • Fornece a capacidade de limpar todos os dados da empresa de um dispositivo, caso ele seja perdido ou roubado.

O Google indicou que sua principal intenção é oferecer um “conjunto crítico de recursos padrão projetados para empresas com necessidades mais simples e orçamentos menores”. Curiosamente, o Google também posicionou o programa para “organizações maiores que desejam estender as proteções essenciais a dispositivos que podem não precisar de gerenciamento avançado de dispositivos”.



Por que o Google está oferecendo o serviço de gerenciamento móvel 'Android Enterprise Essentials'?

Existem milhões de smartphones Android operacionais atualmente. Esses dispositivos não estão apenas nas mãos dos consumidores finais, mas também de funcionários de empresas. Esses telefones celulares agora se tornaram uma das ferramentas de comunicação mais importantes e necessárias constantemente para o trabalho de escritório.

Dada a situação atual, os dados de negócios e clientes que residem em dispositivos móveis aumentaram exponencialmente. Portanto, agora existe um risco muito mais grave de violação de dados e perda financeira se tais dispositivos forem perdidos ou roubados.

Apesar dos fatores de risco claros e óbvios, várias SMBs costumam hesitar em investir em uma plataforma holística segura e confiável para comunicação e troca de dados. As empresas costumam alegar que essas plataformas são soluções complexas e caras. Portanto, o Google entrou em cena para oferecer seu próprio ‘Android Enterprise Essentials’.

A propósito, vários recursos básicos de segurança são aplicados automaticamente no sistema operacional Android. Portanto, tecnicamente, as empresas não precisam gastar muito tempo e recursos para configurar e não precisam de gerenciamento ou treinamento extensivo.

É interessante notar que existem várias empresas que já estão oferecendo suas próprias soluções que dependem fortemente dos recursos integrados ao Android. Essas empresas oferecem serviços gerenciados. Agora o Google está explorando a fonte de receita.

Tag Google