Correção: exceção de serviço do sistema VirtualBox BSOD na máquina host

VirtualBox é um programa de virtualização lançado pela Oracle. O VirtualBox é, basicamente, usado para instalar e executar vários sistemas operacionais diferentes em cima do seu sistema operacional original. Em outras palavras, ele simula o sistema operacional selecionado no sistema operacional Host em um ambiente virtual. No entanto, existem casos em que você verá um BSOD ao carregar a VM (máquina virtual). O BSOD provavelmente terá a mensagem de erro “SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION 3b”. O problema que estamos resolvendo acontecerá na máquina host e não no sistema operacional da máquina virtual.

Esse problema é causado principalmente pela opção Hyper-V. Se você tiver o Hyper-V habilitado, há uma grande chance de que o problema esteja relacionado a essa opção. Hyper-V é uma plataforma de virtualização que vem pré-construída com o Windows. Em palavras simples, o Hyper-V é usado para executar máquinas virtuais em seu computador. Basicamente, quando seu Hyper-V está habilitado, ele reserva o recurso de processador de virtualização e não permite que outro software, neste caso seu VirtualBox, o use. Embora na maioria das vezes o Hyper-V seja o problema por trás disso, mas nem sempre será o caso. Existem outras coisas, como drivers problemáticos, que também podem causar esse BSOD.

Primeiro, veremos o problema do Hyper-V, mas se isso não resolver o problema, passaremos para os drivers problemáticos.

Método 1: Desligue o Hyper-V

Conforme discutido acima, desabilitar a opção Hyper-V resolve o problema para a maioria dos usuários. Se o seu Hyper-V estiver habilitado, ele bloqueia o recurso de virtualização e não permite que outros programas, como o VirtualBox, o acessem. Portanto, aqui estão as etapas para desativar o recurso Hyper-V.

1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo recursos opcionais e pressione Entrar

1. Espere que a lista seja preenchida
  2. Localize e desmarque a opção Hyper-V desta lista
  3. Clique Está bem

Reinicialize o sistema e verifique se o problema persiste. Seu problema já deve estar resolvido.

Método 2: Analise os arquivos de despejo

Se o método 1 não resolveu seu problema, é hora de ser um pouco técnico. Por ser um BSOD, as soluções BSOD convencionais também se aplicam a ele. Isso significa que este BSOD pode ser causado por um driver desatualizado / corrompido ou algum problema de hardware. O problema também pode ser causado pela análise do arquivo de despejo desse erro. Sim, se você ainda não sabe, todo BSOD deixa um arquivo de despejo com informações que podem ser usadas para diagnosticar o culpado por trás do problema.

Já temos um artigo detalhado sobre como analisar e resolver o erro System_Service_Exception 3b BSOD. Ele fornece um guia passo a passo para resolver esse problema e, em seguida, examinar o arquivo de despejo para obter um diagnóstico detalhado. Clique SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION e siga as etapas fornecidas nesse artigo.