Chinese Co. Huawei se une à europeia STMicro para co-projetar chips relacionados a móveis e automóveis

Hardware / Chinese Co. Huawei se une à europeia STMicro para co-projetar chips relacionados a móveis e automóveis 3 minutos lidos

Huawei



A gigante chinesa de telecomunicações e redes Huawei já se associou à fabricante europeia de chips STMicroelectronics. Juntas, as empresas irão projetar, desenvolver e fabricar processadores e chips relacionados para celulares, bem como para a indústria automotiva. Parece haver um benefício múltiplo para a Huawei no negócio.

A Huawei agora tem parceria com a fabricante de chips franco-italiana STMicroelectronics. A dupla concordou em co-projetar chips automotivos e móveis. A propósito, a STMicroelectronics é um fornecedor de longa data da Huawei. No entanto, a colaboração entre os dois irá beneficiar a Huawei, que sendo uma empresa chinesa, tem enfrentado muitas críticas por supostamente usar hardware de rede fracamente protegido para padrões de comunicação móvel de última geração .



Huawei se une à STMicro europeia para se proteger das sanções comerciais dos EUA?

A Huawei já fez parceria com a STMicroelectronics, uma empresa europeia. De acordo com o Nikkei Asian Review, a dupla fechou uma parceria no final do ano passado. No entanto, ambas as empresas permaneceram em silêncio sobre a colaboração. Curiosamente, a Huawei parece ter assinado o acordo de parceria para reforçar sua posição nos mercados ocidentais e garantir que permanecerá um player ativo na região.



A Huawei parece estar claramente protegendo seus interesses em meio à guerra comercial em curso entre os EUA e a China. Ambos os países ainda não chegaram a um acordo e, portanto, as empresas na China tiveram que enfrentar a incerteza sobre os contratos de longo prazo. Além disso, as restrições mais rígidas dos EUA podem incluir obrigar os principais fabricantes de chips, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., a solicitar licenças se usarem equipamentos dos EUA para construir chips para a Huawei.



Associar-se à STMicroelectronics pode ajudar a proteger a Huawei de uma repressão nos EUA. A Huawei tradicionalmente projeta seus próprios chips. A subsidiária da empresa, HiSilicon, é encarregado de desenvolver os SoCs que vão para os smartphones mais recentes e outros eletrônicos que exigem comunicação sem fio e transmissão de dados. A Huawei também fabrica e implanta estações base e torres que oferecem telecomunicações móveis.



Até o momento, a Huawei os projetou principalmente internamente e encomendou seus produtos diretamente de fabricantes de chips contratados. No entanto, colaborar com a STMicroelectronics pode ajudar a empresa a reduzir o tempo de desenvolvimento e de fabricação.

Além disso, a parceria também permite à Huawei garantir o acesso ao software mais recente necessário para o desenvolvimento de chips avançados. Isso ocorre porque o software é fornecido principalmente por duas empresas norte-americanas, Synopsys e Cadence Design Systems. Falando sobre a parceria ainda não anunciada, uma pessoa familiarizada com o assunto disse:

“Tal desenvolvimento conjunto de chips daria à Huawei mais flexibilidade para ajudar a si mesma se os EUA mais tarde pressionassem a opção nuclear de impedir que os principais fabricantes contratados da Huawei produzissem chips para ele, a menos que pudessem obter licenças. Ninguém sabe quais serão os novos regulamentos de controle de exportação e se esses esforços funcionarão, mas do ponto de vista da Huawei, ela precisa tentar garantir mais fontes de possibilidades para esses chips cruciais. Estabelecer um vínculo estreito com a STMicro também é uma grande oportunidade para a Huawei acelerar [seu esforço para] construir chips automotivos, uma tentativa relativamente nova nos roteiros de produtos da Huawei. ”

Huawei e STMicroelectronics para desenvolver e fabricar conjuntamente chips móveis e automotivos?

O segmento de veículos autônomos ou carros autônomos em rápido desenvolvimento também está atraindo a Huawei. De acordo com relatórios regionais, a Huawei está fazendo um grande avanço na direção autônoma para vencer seus rivais estrangeiros e domésticos. Sua parceria com a STMicroelectronics deve acelerar significativamente seus planos.

A STMicroelectronics é fornecedora líder de semicondutores automotivos para Tesla e BMW. Trabalhar com a empresa europeia não só pode ajudar a Huawei a se proteger da guerra comercial entre EUA e China, mas também ajudá-la a se tornar um jogador muito mais forte no segmento de direção autônoma com esforços comparativamente menores.

Além dos chips de silício para a indústria automobilística, a Huawei está supostamente interessada em desenvolver processadores ou mesmo System on a Chip (SoC) inteiro para smartphones. Na verdade, entre os primeiros projetos de desenvolvimento conjunto estão chips relacionados a celulares para a linha Honor de smartphones da Huawei, afirmou a pessoa familiarizada com os desenvolvimentos.

Tag Huawei