Análise do MSI GeForce RTX 2080 GAMING X TRIO

Avaliações de hardware / Análise do MSI GeForce RTX 2080 GAMING X TRIO 11 minutos lidos

Já faz um tempo que a NVIDIA lançou as placas gráficas da série RTX 20 e as placas gráficas da série GTX 16. As placas gráficas da série RTX forneceram muitos recursos inovadores como Ray-tracing, DLSS, núcleos tensores dedicados e etc. A nova série RTX implementou a nova memória GDDR6, que provou ser muito mais rápida que a geração anterior GDDR5 e Memória GDDR5X. O desempenho do shader das placas de vídeo também foi melhorado, embora seja importante notar que os relógios principais das placas de vídeo são pouco diferentes das placas da série 10, especialmente os relógios de tempo real.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
MSI GeForce RTX 2080 GAMING X TRIO
FabricarMSI
Disponível em Veja na Amazon

NVIDIA RTX 2080 é uma das melhores placas gráficas da série RTX 20 e oferece uma grande melhoria em relação a sua predecessora, a GTX 1080. A placa gráfica oferece 2944 unidades de sombreamento com o clock base do núcleo ajustado para 1515 MHz enquanto o boost core o relógio é definido em 1710 MHz. Junto com os 368 núcleos tensores e 46 núcleos RT, a contagem SM de 46 leva a um total de 184 Texture Mapping Units e 64 Render Output Units. O cache L2 da placa de vídeo aumentou de 2 MB (GTX 1080) para 4 MB (RTX 2080), que é uma menção digna. Todas essas melhorias levam a um aumento no TDP da placa de vídeo em 35 Watts, o que totaliza 215 Watts; um trabalho bem impressionante feito pela NVIDIA, devemos dizer. As variantes do MSI GAMING X TRIO são relativamente novas e a primeira placa GAMING X TRIO da MSI foi a GTX 1080 Ti. Nas placas gráficas baseadas em Turing, temos RTX 2070, 2080, seus modelos Super e o RTX 2080 Ti com a variante GAMING X TRIO. Essas variantes vêm com um design tri-fan, é claro, e usam os chips binned enquanto são overclock de fábrica também.

A MSI GeForce RTX 2080 GAMING X TRIO é de fato uma bela GPU, oferecendo excelente desempenho para jogos em 4K ou 1440P com alta taxa de atualização. A placa de vídeo não é tão boa quanto a RTX 2080 Ti, mas custa apenas dois terços também. Vamos mergulhar mais fundo e ver se ele está à altura de seu hype ou não.



Unboxing

Embalagem suprema



A caixa da placa de vídeo parece bastante pesada e a placa de vídeo parece estar embalada de forma bastante decente. Existem toneladas de acessórios junto com a placa de vídeo, o que se resume a uma ótima experiência de desembalagem.



O conteúdo da caixa é o seguinte:

Conteúdo da caixa - 1

Conteúdo da caixa - 2



  • MSI RTX 2080 GAMING X TRIO
  • Suporte de Suporte
  • Conversor PCIe de 6 pinos para 8 pinos
  • Envelope MSI
  • Guia rápido do usuário
  • Guia de instalação
  • unidade de DVD
  • MSI Comic Book
  • MSI Coasters
  • Nota de agradecimento da MSI

Design e aparência mais próxima

As edições MSI GAMING X sempre foram uma das variantes mais bonitas e o mesmo é o caso com o MSI RTX 2080 GAMING X TRIO. Em primeiro lugar, não podemos descrever o quão grande é; o design tri-fan parece impressionante e mede 12,87 polegadas. Além disso, a placa de vídeo também é bastante espessa, tendo um design de 2,5 slots. A cobertura do ventilador da placa de vídeo apresenta uma aparência muito complexa, com superfícies texturizadas e brilhantes. Existem quatro grandes focos de LED RGB nas bordas da placa de vídeo, fornecendo iluminação brilhante. Além disso, há iluminação RGB na parte superior da placa gráfica e o logotipo da MSI também pode ser personalizado para seguir qualquer cor, padrão ou estilo.

A aparência frontal da placa gráfica

Por se tratar de uma placa de vídeo com três ventoinhas, duas ventoinhas são maiores que a terceira, o que parece um pouco estranho e a MSI provavelmente poderia ter feito algo para mover a menor para o centro. Já que o chip da placa de vídeo está presente no centro, talvez o fabricante tenha decidido ir com desempenho em vez de um design mais otimizado.

Impressionante iluminação RGB

Os fãs MSI Torx são uma das grandes razões por trás da popularidade dos cartões MSI, que são um dos fãs mais silenciosos entre todas as variantes.

Torx 3.0 Ventiladores

A placa traseira da placa de vídeo é uma grande melhoria em relação às gerações anteriores, que fornece uma textura de metal escovado e auxilia um pouco no resfriamento da placa de vídeo, já que existem almofadas térmicas entre a PCB e a placa traseira. Na blindagem de E / S da placa gráfica, você obtém 1 x USB Type-C, 1 x HDMI, 3 x DisplayPort, que é um design padrão para as variantes RTX 2080; nada de especial como as variantes GIGABYTE, fornecendo muitas portas HDMI.

Placa traseira da placa gráfica

Existem dois conectores de alimentação PCIe de 8 pinos localizados na parte superior direita da placa de vídeo, enquanto existe uma porta para SLI / NVLink na parte superior esquerda da placa.

Conectores de alimentação PCIe

Esta configuração era bastante esperada, já que a RTX 2080 é uma placa de vídeo topo de linha e além do consumo geral de energia da placa de vídeo, muita energia pode ser usada para overclock da placa de vídeo. Em suma, o MSI RTX 2080 GAMING X TRIO é um campeão quando se trata de visual e estética.

Detalhes PCB

O slot PCI com tampa

A MSI usou um PCB personalizado na variante GAMING X TRIO enquanto o chip usado também está armazenado. A placa de vídeo oferece VRMs verdadeiros de 10 + 2 fases, que é um espetáculo para se ver. Você será capaz de maximizar o potencial da arquitetura antes de ficar sem energia aqui. O chip usado no PCB é o TU104-400A-A1, onde A1 significa que é um chip binned e a placa de vídeo vem com overclock de fábrica. Existem dois fusíveis próximos aos conectores de alimentação para evitar danos à placa em caso de sobrecarga de corrente devido a curto-circuito ou algum outro motivo.

Solução de resfriamento

O dissipador de calor da placa gráfica

Tem-se uma sensação de alívio depois de testemunhar a solução de resfriamento da placa de vídeo. Em primeiro lugar, o dissipador de calor da placa de vídeo é bem espesso; não tão grosso quanto as variantes EVGA de três slots, mas mais do que suficiente quando você considera o comprimento do dissipador de calor também. As aletas do dissipador de calor têm um design curvo, que acreditamos, é para melhorar o fluxo de ar das ventoinhas através do dissipador de calor.

Visualização estendida de placa gráfica por MSI

Há um total de sete tubos de calor, passando pelo dissipador de calor, que são mais do que suficientes para manter as térmicas sob controle. Existem almofadas térmicas colocadas nos chips de memória, VRMs e na parte traseira do PCB. Os ventiladores Torx 3.0, como mencionado antes, são um dos melhores ventiladores quando se trata de níveis acústicos e fornecem um visual surpreendente também.

Desempenho - Benchmarks de jogos

Nada ajudaria mais do que a seção de desempenho de uma análise de placa de vídeo. Aqui, estamos apresentando benchmarks para muitos dos jogos que cobrem resolução de 1080P, 1440P e 4K com predefinições médias e ultra. Para referência, o seguinte sistema foi usado para os benchmarks desses jogos.

Jogos 1080P

O primeiro jogo que testamos foi Metro Exodus. Realizamos os testes para presets médios e ultra. Com a predefinição média, o sistema foi capaz de fornecer uma média de 89 FPS, um mínimo de 46 e um máximo de 159. Com a ultra predefinição, obtivemos uma média de 52 FPS, um mínimo de 28 e um máximo de 87. Isso significa que você não poderá jogar este jogo com configurações ultra, mesmo com a baixa resolução de 1080P; e certa questão de otimização, ou melhor, diremos que é um jogo sobre o futuro e para o futuro.

O próximo jogo para o teste foi Shadow Of The Tomb Raider. Nós mantivemos o Ray Tracing Shadows desabilitado enquanto o DLSS estava habilitado nos presets médio e ultra. Usamos o benchmark nativo do jogo para o teste. Na resolução 1080P com predefinição média, vimos uma taxa de quadros média de 145, taxa de quadros mínima de 98 e taxa de quadros máxima de 200. Com a predefinição mais alta, pudemos observar uma taxa de quadros média de 136, um mínimo de 94 e máximo de 189. Isso significa que você deve usar a predefinição mais alta com este jogo se tiver um monitor de alta taxa de atualização de 1080p.

Em seguida está o Battlefield V, onde vemos uma jogabilidade suave para os presets médio e ultra com a resolução 1080P. Obtivemos uma média de 94 FPS com a predefinição média e 81 FPS com a predefinição ultra. O resto dos detalhes, você pode verificar no gráfico.

Witcher 3 é certamente um jogo antigo, mas ainda assim incrível e é por isso que o incluímos no benchmark. Vimos altas taxas de frames médias de 232 e 142 para os presets médios e ultra com a resolução 1080P, permitindo que você jogue o jogo de forma fluida com um monitor de alta taxa de atualização.

Counter-Strike: Global Offensive é um dos jogos de esportes eletrônicos mais populares de todos os tempos. Apenas testamos o jogo com configurações ultra porque o jogo não é muito exigente. Vimos uma média de FPS de 227, o que significa que você pode até mesmo aproveitar as vantagens dos monitores de 240Hz.

O próximo é o Rainbow Six Siege, que é um título de esportes esportivos bastante moderno. Usamos o benchmark nativo do jogo com o pré-ajuste médio e ultra que resultou em 285 e 299 FPS médios, respectivamente.

O último jogo para a seção 1080P é o PUBG. Este é um dos melhores jogos que oferecem experiência Battle-Royale e com a predefinição média, vimos um FPS médio de 141 enquanto com as configurações ultra, forneceu 129 FPS.

1440P Gaming

Para o Metro Exodus, realizamos testes com configurações médias, configurações ultra e configurações ultra personalizadas (Ray Tracing e DLSS habilitados). O jogo nos forneceu um FPS médio de 78 com as configurações médias, 43 com as configurações Ultra e 53 com as configurações ultra personalizadas.

No Shadow Of The Tomb Raider, obtemos uma média de FPS de 113 com as configurações médias e 100 com as configurações ultra; um trabalho realmente impressionante de otimização.

No Battlefield V, o sistema nos forneceu 86 FPS com as configurações médias e 71 FPS com as configurações ultra.

O próximo é o Witcher 3, onde vemos 140 FPS com as configurações médias e 96 FPS com as configurações ultra. Observe que usamos o NVIDIA Hairworks no máximo com este jogo, e é por isso que as configurações ultra estão fornecendo FPS bem mais baixo do que as configurações médias, onde o Hairworks não estava habilitado.

Com o CS: GO, obtemos uma média de FPS de 216 com as configurações ultra, que é praticamente o mesmo que o resultado da resolução 1080P, mostrando que a GPU é muito complicada.

Com o Rainbow Six Siege, vimos um FPS médio de 221 e 240 com as configurações médio e ultra, respectivamente; um ótimo resultado para jogos com resolução 1440P.

Em PUBG, obtivemos uma média de FPS de 138 com configurações médias e 108 com configurações ultra. Você pode querer manter configurações médias para obter a vantagem máxima na competição.

2160P Gaming

Jogos em 4K não são brincadeira, mesmo para o RTX 2080. Com um título como Metro Exodus, a placa de vídeo foi levada ao limite e vimos uma taxa de quadros média de 52 com as configurações médias, 30 com as configurações ultra e 38 com as configurações ultra e recursos RT. Você terá que manter configurações médias se quiser uma jogabilidade suave.

Com o Shadow Of The Tomb Raider, o sistema forneceu um FPS médio de 75 com as configurações médias e 65 com as configurações ultra. Isso significa que você não precisa diminuir as configurações se quiser travar 60 FPS neste jogo com resolução de 4K; uma experiência incrível.

No Battlefield V, vimos um FPS médio de 63 com configurações médias e 43 com configurações ultra. Definitivamente, você deve considerar o uso de configurações médias para este jogo.

Witcher 3 ainda não foi totalmente conquistado pelo RTX 2080 e obtivemos um FPS médio de 73 com as configurações médias e 50 com as configurações Ultra. Talvez você deva jogar sem o Hairworks se quiser um desempenho suave.

Com CS: GO, o sistema atingiu uma média de FPS de 198 com as configurações ultra, que é um resultado muito decente.

Em Rainbow Six Siege, vimos um FPS médio de 161 com as configurações médias e 124 com as configurações Ultra. O jogo é definitivamente mais exigente do que CS: GO.

Por último, mas não menos importante, PUBG não é muito amigável com FPS com resolução de 4K e vimos um FPS médio de 89 com as configurações médias e 61 com as configurações ultra. Se você possui um monitor de alta taxa de atualização, talvez deva reduzir a resolução ou as configurações de forma justa para obter uma vantagem dessa alta taxa de atualização.

Teste de estresse Furmark para consumo de energia e térmicas

Furmark é uma das melhores aplicações quando se trata de testar os térmicos, estabilidade e consumo de energia da placa de vídeo. Realizamos o teste apenas com as opções Burn-in e Extreme Burn-in marcadas, enquanto o antialiasing também estava desligado. O teste foi realizado em tela cheia, conforme o esperado, e vimos uma temperatura máxima de 70 graus. Este não é o melhor resultado para a RTX 2080, mas ainda assim, as térmicas são uma das últimas coisas com que se preocupar com esta placa de vídeo. A placa de vídeo tinha uma freqüência de 1755 MHz, devido ao limite de potência, enquanto as leituras das velocidades do ventilador eram de 48% e 64%. O consumo de energia da placa de vídeo foi de 258 Watts, que é quase o mesmo que o TDP oficial de 260 Watts.

Desempenho Acústico

O desempenho acústico é muito levado em consideração ao comprar uma placa de vídeo topo de linha atualmente, é por isso que realizamos muitos testes com nossa placa de vídeo RTX 2080 GAMING X TRIO. Colocamos o microfone a cerca de 20 cm de distância do painel lateral do gabinete e anotamos as leituras do microfone nas velocidades do ventilador de 0%, 30%, 50%, 75% e 100%. O resultado desses testes é fornecido a seguir.

Parece que a velocidade do ventilador de 50% é um ponto ideal para obter boas leituras térmicas e leituras de baixo ruído. Além disso, a vida útil das ventoinhas é muito afetada por velocidades mais altas e mesmo se você estiver desesperado por baixas térmicas, não deve ultrapassar 70% da velocidade das ventoinhas, a menos que esteja fazendo um benchmark ou teste para seus próprios ganhos.

Potencial de overclocking

O MSI RTX 2080 GAMING X TRIO é uma variante com overclock de fábrica e binned, o que significa que possui tanto potencial quanto as variantes sem binned. A placa de vídeo funcionava com frequências razoavelmente altas de 1890 MHz fora da caixa durante as sessões de jogos, tendo cerca de 70 graus de temperatura. Começamos o overclock da placa de vídeo aumentando o limite de potência para 109 e aumentando os clocks do núcleo em 25 MHz a cada volta. O deslocamento estável máximo foi encontrado em 100 MHz, o que resultou em taxas de clock de 1995 MHz durante os jogos. Alguns dos aplicativos, no entanto, também estavam executando com deslocamentos mais altos, e os últimos resultados desses testes foram com um deslocamento de 175 MHz, levando a taxas de clock de 2.085 MHz.

Configurações do MSI Afterburner

O overclock da memória foi, como esperado, não tanto quanto as placas gráficas baseadas em GDDR5 da série 10 e fomos capazes de alcançar um resultado estável com um deslocamento de 1000 MHz, levando a clocks de memória efetivos de 16000 MHz e uma largura de banda de memória de 512 GB / s.

Todo esse overclock resultou em um aumento no consumo de energia de 22 Watts, o que é insignificante. A experiência geral de overclocking foi bem medíocre devido ao baixo controle sobre o limite de energia da placa de vídeo.

Conclusão

MSI RTX 2080 GAMING X TRIO é uma boa adição às variantes do RTX 2080 e é uma ótima escolha para gamers hardcore que estão interessados ​​em jogos 4K ou 1440P com alta taxa de atualização. O desempenho da placa de vídeo não é tão bom para empurrar todas as configurações gráficas para ultra na resolução 4K, mas uma mistura de configurações médias a altas e você será capaz de atingir 60+ FPS na maioria dos jogos AAA como Metro Exodus, Shadow of the Tomb Raider, Assassins Creed Odyssey e outros semelhantes. Acima de tudo, esta variante em particular não o deixará mais lento de forma alguma se você quiser jogar continuamente por horas, o que significa que você não terá que se preocupar com as térmicas, mesmo que funcione em overclock.

Além do desempenho, o visual da placa de vídeo é muito agradável e está definitivamente entre as melhores variantes do RTX 2080. Especialmente, o MSI Mystic Light oferece uma personalização impressionante da iluminação RGB. Quer você use o cartão horizontalmente ou verticalmente, a iluminação RGB brilhante junto com a placa traseira de metal escovado fornecerão um visual impressionante à sua configuração de jogo.

MSI GeForce RTX 2080 GAMING X TRIO

MSI RTX 2080 Flagship

  • Esteticamente agradável
  • Solução de refrigeração impressionante
  • Ótimo design térmico
  • Vem com overclock fora da caixa
  • BIOS pode ter fornecido um limite de energia maior
  • Posicionamento de fãs de aparência estranha

Boost Core Clock: 1860 MHz | Multiprocessadores de streaming: 46 Unidades de mapeamento de textura: 184 Renderizar unidades de saída: 64 Núcleos de rastreamento de raio: 46 Tensor Cores: 368 Unidades de processamento de shader : 2944 | Memória: 8 GB GDDR6 | Velocidade da memória: 1750 MHz | Largura de banda de memória: 448 GB / s | Comprimento: 12,87 polegadas | Número de fãs: 3 | Iluminação RGB: Sim | Saídas gráficas: 1 x USB tipo C, 1 x HDMI, 3 x DisplayPort | Conectores de alimentação: 2 x 8 pinos | Consumo Máximo de Potência Nominal: 260W

VEREDITO: Uma das variantes mais valiosas da GeForce RTX 2080, fornecendo efeitos RGB incríveis junto com desempenho supremo; um bom candidato para jogos 4K

Verifique o preço

Preço no momento da revisão: EUA $ 799,99 / UK £ 814,99