Como escolher o monitor certo

Periféricos / Como escolher o monitor certo 6 minutos lidos

O problema de comprar um monitor é que, no passado, o processo costumava ser mais fácil. Considerando como a maioria dos monitores costumava ser baseada na mesma tecnologia, não havia o conceito de taxa de atualização variável ou tipos de painel diferentes. No entanto, as coisas nos dias modernos e mudaram muito. Enquanto para os mais experientes ainda é fácil comprar o melhor monitor, o mesmo não pode ser dito para a maioria.



O Ultra-Wide está lentamente se tornando o padrão da indústria, e se você está em busca dos melhores monitores ultra-wide, você deve estar pronto para gastar uma boa quantia de dinheiro. No entanto, isso não acaba aqui. Há uma corrida sem fim de tipos de painel, bem como taxas de atualização.

O que estamos tentando dizer aqui é que comprar um monitor hoje em dia é uma coisa difícil de fazer. É por isso que decidimos tornar as coisas mais simples e escrever este guia de compra completo para você. Quer você seja um jogador, um profissional ou apenas um bom monitor em geral, este guia irá ajudá-lo a comprar o melhor monitor possível que você poderia desejar.



Antes de prosseguirmos e iniciarmos nosso guia, existem algumas dicas rápidas que se aplicam a todos os tipos de monitores do mercado. Vamos dar uma olhada neles.



  • Determine a finalidade para a qual você deseja que o monitor. Isso o ajudará a restringir suas escolhas de uma maneira melhor.
  • Resolução mais alta sempre significa que você obterá uma imagem melhor, mais clara e nítida.
  • Quanto menor for o tempo de resposta, melhor será. No entanto, este é principalmente um recurso que os jogadores estão procurando.
  • Quanto maior a taxa de atualização, melhor será o monitor em geral.
  • Quando se trata de tecnologias de painel, IPS> VA> TN. Com IPS sendo o mais caro, mas o melhor, VA sendo o mais barato, mas também o mais rápido.
  • Se você deseja a experiência mais envolvente, a proporção de aspecto 21: 9 é incrível; no entanto, o suporte para conteúdo é limitado. Se você deseja suporte de conteúdo ilimitado, então optar por uma proporção de 16: 9 faz mais sentido.



Escolha sua resolução

O primeiro passo para escolher um monitor começa escolhendo a resolução que você deseja obter. Obviamente, existem várias opções disponíveis no que diz respeito à escolha da resolução, e isso pode facilmente acabar confundindo você.

No entanto, para facilitar as coisas para você, abaixo estão algumas das resoluções mais comuns disponíveis nos monitores.

  • 5K:
  • 4K:
  • QHD ou 2,5K:
  • NOTA:
  • FHD:
  • HD ou 720p:

As resoluções acima mencionadas referem-se às resoluções disponíveis na proporção de aspecto 16: 9. No entanto, as coisas são diferentes quando olhamos para a proporção de aspecto 21: 9 e 32: 9. As resoluções para esses monitores estão abaixo.



  • 32: 9: 3840 × 1080 e 5120 × 1440.
  • 21: 9: 2560 × 1080, 3440 × 1440 e 5120 × 2160.

Como sempre, quanto maior a resolução, maior será o preço que você terá que pagar pelo monitor. Isso é algo que você certamente deve ter em mente sempre que estiver no mercado em busca de um bom monitor.

O tipo de painel que você deve examinar

Este é um dos lugares onde a maioria de nós fica confuso quando se trata de escolher um bom monitor. Esteja você procurando um monitor de jogos, um monitor profissional ou um monitor para ambos os propósitos, este é um problema confuso que a maioria das pessoas enfrenta.

Tendo isso em mente, você pode escolher entre um painel IPS, painel TN e painel VA. Falamos sobre todos os três painéis em detalhes abaixo.

Painéis IPS - Melhor para uso profissional e jogos

O primeiro e talvez o mais popular painel é o painel IPS; geralmente também é o mais caro. No entanto, as vantagens superam em muito as desvantagens desses monitores. Então, vamos dar uma olhada.

Para começar, os painéis IPS oferecem a melhor qualidade de imagem, cores, contraste e ângulos de visão. Eles são os monitores escolhidos quando se trata de trabalho profissional; com alguns monitores IPS de ponta sendo ótimos para jogos, graças às suas taxas de atualização mais altas.

A desvantagem deles é que o tempo de resposta é um pouco mais lento, mas não é lento o suficiente para causar um grande impacto.

Painéis VA - Um meio-termo entre os painéis IPS e TN

Em seguida, temos os painéis VA, esses painéis são normalmente usados ​​em televisores, mas por algum motivo, eles encontraram seu caminho em monitores também. Eles não são ruins, de forma alguma.

Os painéis VA são conhecidos por seus ângulos de visão melhores do que os do painel TN e também fornecem bom contraste e profundidade de imagem. No entanto, eles são prejudicados por longos tempos de resposta, mas, ao mesmo tempo, oferecem taxas de atualização mais altas. Eles são mais comumente para uso geral e preenchem a lacuna entre os painéis IPS e TN em termos de preço e desempenho.

TN Panels - Melhores Painéis para Jogos Profissionais

O último tipo de painel sobre o qual falaremos é o painel TN. Esses painéis estão no mercado há algum tempo, e a melhor parte deles é que são feitos para jogos hardcore e profissionais, mas apenas para esse fim.

Eles oferecem a menor taxa de resposta e a maior taxa de atualização. Eles são mais baratos, mas a pior parte deles é a precisão das cores, junto com os ângulos de visão que são apenas os piores.

Compreendendo o Adaptive Sync

A sincronização adaptável é um dos recursos que estão fazendo a onda no mercado e por todos os motivos certos também. O recurso é excelente porque permite que seu monitor reduza a taxa de atualização para que possa corresponder aos quadros que você está obtendo no jogo. No papel, pode não fazer sentido, mas esse método efetivamente elimina a gagueira e suaviza o quadro geral também.

Tendo isso em mente, você deve escolher entre o FreeSync da AMD e o G-Sync da Nvidia. Lembre-se de que os monitores G-Sync são inerentemente mais caros porque usam um módulo para fazer a tarefa, enquanto os monitores FreeSync usam um cabo DisplayPort para a mesma finalidade.

Se você estiver procurando por um monitor que será estritamente para jogos, certifique-se de procurar qualquer uma dessas tecnologias porque elas são uma virada de jogo. Lembre-se também de que o FreeSync funciona em GPUs AMD, enquanto o G-Sync é exclusivo da Nvidia.

Certificação e calibração de cores

Se você é um criador de conteúdo profissional e trabalha principalmente com vídeos e fotos, então, ter um monitor com cores precisas é algo que você deve ter. Se você deseja comprar um monitor apenas para isso, certifique-se de que o monitor que você está comprando seja calibrado fora da caixa e seja certificado por ter a precisão de cores de que você precisa. Na maioria dos casos, os monitores de jogos de última geração vêm com a precisão de cores que é melhor usada na criação de conteúdo também. Então, nessas situações, você está pronto para ir.

HDR ou não

Outra coisa muito importante que você precisa considerar sempre que comprar um monitor é se o monitor que você está procurando tem suporte para HDR ou não. O HDR é relativamente novo em monitores, mas aos poucos está se tornando um dos recursos mais desejáveis. Portanto, para obter o máximo do seu dinheiro, certifique-se de procurar por esse recurso e você terá certeza.

Conclusão

Concluindo, a única coisa de que tenho certeza é que escolher o monitor certo pode ser difícil para muitas pessoas. Você pode facilmente acabar cometendo vários erros no processo, e a pior parte é que, se você não for cuidadoso o suficiente, poderá gastar centenas ou mesmo milhares de dólares em um monitor que simplesmente não atende às suas necessidades.

Com nosso guia de compra, podemos garantir que comprar o monitor certo, seja para jogos, uso profissional ou uso geral, será muito mais fácil e sem complicações. De acordo com o uso, 1440p é o ponto ideal a partir de agora, então confira primeiro. Além disso, se você estiver interessado, já cobrimos os melhores monitores USB tipo C que alguém poderia ter nesta era, experimente conferi-los aqui !