Como fazer um circuito detector de telefone celular?

No século atual, o dispositivo eletrônico mais comum que é visto com qualquer pessoa é um telefone celular. Com o avanço do mundo, a tecnologia também está avançando rapidamente no campo da comunicação. Isso resulta em um aumento exponencial na necessidade de um telefone celular. Um celular é um aparelho celular que recebe e transmite sinais. Geralmente, a faixa de frequência de um sinal de celular é de 0,9 a 3 GHz.



Detector de telefone celular

Neste artigo, vamos fazer um circuito detector de telefone celular que sentirá a presença de um telefone celular nas redondezas pela detecção dessas frequências. Um circuito detector de telefone celular simples pode ser feito de duas maneiras. Vamos discutir os dois circuitos aqui, um por um. Como já foi dito, as duas maneiras de fazer um circuito detector de telefone celular incluem uma combinação de diodo Schottky e um comparador de tensão e um BiCMOS Op-Amp.



Como fazer um circuito detector móvel usando BiCMOS Op-Amp?

Como conhecemos o resumo do nosso projeto, vamos seguir em frente e reunir mais algumas informações para começar a trabalhar neste projeto. Em primeiro lugar, discutiremos o circuito usando BiCMOS Op-Amp.



Etapa 1: Coletando os componentes

A melhor abordagem para iniciar qualquer projeto é fazer uma lista de componentes e passar por um breve estudo desses componentes, porque ninguém vai querer ficar no meio de um projeto apenas por causa de um componente ausente. Uma lista de componentes que vamos usar neste projeto é fornecida abaixo:



  • CA3130 Op-Amp
  • Resistor 100KΩ
  • 1K 1 Resistor
  • 0,22nF Capacitor
  • Capacitor 100µF
  • Capacitor 47pF
  • BC548 NPN Transistor
  • Fio de cobre para fazer antena
  • Veroboard
  • Bateria
  • Jumper Wires
  • CONDUZIU

Etapa 2: estudar os componentes

Como agora sabemos a ideia principal por trás do projeto e também temos uma lista completa de todos os componentes, vamos dar um passo à frente e fazer um breve estudo de todos os componentes.

CA3130A e CA3130 são amplificadores operacionais nos quais as vantagens do CMOS e dos transistores bipolares são combinadas. Para fornecer impedância de entrada muito alta, corrente de entrada muito baixa no circuito de entrada, transistores MOSFET de canal P protegidos por porta (PMOS) são usados. isso também fornece desempenho de velocidade excepcional. O uso de transistores PMOS no estágio de entrada resulta em capacidade de tensão de entrada de modo comum até 0,5 V abaixo do terminal de alimentação negativa, um atributo importante em aplicações de alimentação única. A tensão de alimentação operacional de uma série CA3130 varia de 5 V a 16 V. Um único capacitor externo pode ser usado como compensador de fase com ele. Para o estroboscópio do estágio de saída, há uma necessidade de provisões de terminal.

CA 3130



PARA BC548 é um transistor NPN. Assim, quando o pino da base é mantido no solo, o coletor e o emissor serão invertidos e quando o sinal for fornecido à base, o coletor e o emissor serão polarizados para frente. O valor de ganho deste transistor varia de 110 a 800. A capacidade de amplificação do transistor é determinada por este valor de ganho. Não podemos conectar a carga pesada a este transistor porque a quantidade máxima de corrente que pode fluir pelo pino do coletor é de quase 500mA. A corrente deve ser aplicada ao pino da base para polarizar o transistor, esta corrente (IB) deve ser limitado a 5mA.

BC 548

Antena: Uma antena é um transdutor. É usado para converter os campos de radiofrequências em corrente alternada ou vice-versa. Existem dois tipos principais de antena, uma antena de transmissão e uma antena de recepção, ambas usadas para transmissão de rádio. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas que transportam sinais através do ar à velocidade da luz. A antena é o componente mais importante em qualquer dispositivo emissor de rádio. Eles são usados ​​em dispositivos celulares, sistemas de radar, comunicação por satélite, etc.

Antena

Veroboard é uma boa escolha para fazer um circuito porque a única dor de cabeça é colocar componentes na placa Vero e apenas soldá-los e verificar a continuidade usando o multímetro digital. Assim que o layout do circuito for conhecido, corte a placa em um tamanho razoável. Para isso, coloque a tábua na esteira de corte e, utilizando uma lâmina afiada (de forma segura) e tomando todas as precauções de segurança, mais de uma vez, corte a carga no topo e na base ao longo da borda reta (5 ou várias vezes), passando por cima as aberturas. Depois de fazer isso, coloque os componentes na placa próximos para formar um circuito compacto e solde os pinos de acordo com as conexões do circuito. Em caso de erro, tente dessoldar as conexões e soldá-las novamente. Finalmente, verifique a continuidade. Siga as etapas a seguir para fazer um bom circuito em um Veroboard.

Veroboard

Etapa 3: Funcionamento do circuito

A parte Op-amp do circuito funciona como o detector de sinal de RF, enquanto a parte do transistor do circuito funciona como o indicador. O acúmulo de capacitores ao longo do fio receptor é utilizado para distinguir sinais de RF quando um telefone móvel faz (ou recebe) uma chamada telefônica ou envia (ou recebe) uma mensagem instantânea.

O Amp de operação examina o sinal alterando o aumento da corrente na entrada para a tensão na saída e o LED será acionado.

Etapa 4: montagem dos componentes

Agora como sabemos o principal funcionamento e também o circuito completo do nosso projeto, vamos seguir em frente e começar a fazer o hardware do nosso projeto. Uma coisa deve ser mantida em mente que o circuito deve ser compacto e os componentes devem ser colocados tão próximos.

  1. Pegue um Veroboard e esfregue sua lateral com o revestimento de cobre com um raspador.
  2. Agora coloque os componentes com cuidado e perto o suficiente para que o tamanho do circuito não se torne muito grande
  3. Faça as conexões com cuidado usando o ferro de solda. Se houver algum erro ao fazer as conexões, tente dessoldar a conexão e soldá-la novamente de maneira adequada, mas, no final, a conexão deve ser apertada.
  4. Depois de feitas todas as conexões, faça um teste de continuidade. Na eletrônica, o teste de continuidade é a verificação de um circuito elétrico para verificar se a corrente flui no caminho desejado (que é com certeza um circuito total). Um teste de continuidade é realizado ajustando-se uma pequena voltagem (ligada em conjunto com um LED ou peça que cria comoção, por exemplo, um alto-falante piezoelétrico) sobre o caminho escolhido.
  5. Se o teste de continuidade for bem-sucedido, significa que o circuito está feito adequadamente conforme desejado. Agora está pronto para ser testado.

O circuito será semelhante à imagem abaixo:

Circuito Detector Móvel Simples

Como fazer um circuito detector móvel usando Diodo Schottky ?

Como já vimos como fazer um circuito detector de telefone celular usando um BiCMOS Op-Amp agora vamos passar por outro procedimento no qual vamos usar um combinação de diodo Schottky e um comparador de tensão para fazer um circuito que detectará um telefone celular nas redondezas.

Etapa 1: Coletando os componentes

A seguir está a lista completa de componentes que serão usados ​​para fazer essa configuração.

  • Indutor 10uH
  • Resistor de 100 ohms
  • Resistor de 100k ohm
  • Capacitor 100nF
  • Resistor 3k-ohm
  • Resistor de 100 ohm
  • Resistor de 200 ohm
  • Díodo BAT54 Schottey
  • CONDUZIU
  • Veroboard

Etapa 2: estudar os componentes

Como temos uma lista completa de todos os componentes, vamos dar um passo à frente e fazer um breve estudo de todos os componentes.

LM339 pertence aos componentes que possuem quatro comparadores de tensão independentes. O design de cada comparador é de tal forma que cada comparador pode operar em uma única fonte de energia em uma ampla faixa de tensões de entrada. Também é compatível com as fontes de alimentação divididas. As características de alguns comparadores são muito exclusivas. Por exemplo, a faixa de tensão de modo comum de entrada tem um aterramento incluído quando está operando com uma única tensão de fonte de alimentação. O objetivo básico de um comparador é girar o sinal entre os domínios digital e analógico. Ele pega duas entradas em seus terminais de entrada e as compara. Após a comparação, ele informa qual é a maior entrada das duas nos terminais de entrada. Possui uma ampla gama de aplicações. Por exemplo, é usado no comparador básico, condução CMOS, condução TTL, amplificador operacional de baixa frequência, amplificador transdutor, etc.

LM339

BC547 é um transistor bipolar NPN. A palavra transistor significa transferência de resistência, e sua função básica é a amplificação da corrente. BC547 pode ser usado tanto para fins de comutação quanto para fins de amplificação. Possui base de três terminais, emissor e coletor. A quantidade de corrente que flui através do coletor é controlada pela quantidade de corrente que flui através da base para o emissor. O ganho máximo de corrente desse transistor é quase 800. Para que esse transistor opere na região desejada, uma tensão contínua é necessária. Este transistor é polarizado de tal forma que, para todas as faixas de entrada, ele está sempre parcialmente polarizado, para amplificação. na base, é feita a amplificação da entrada e depois transferida para o lado emissor.

BC547

PARA Diodo Schottky é um diodo semicondutor formado pela junção de um semicondutor com um metal. A ação de comutação deste diodo é muito rápida. Ele tem uma queda de tensão direta muito baixa. Uma corrente flui na direção direta quando uma tensão suficiente é aplicada. a tensão direta do diodo Schottky é de 150-450mV, ao contrário dos outros diodos normais cuja tensão direta varia de 600-700mV. A melhor eficiência do sistema e maior velocidade de chaveamento são permitidas por causa da tensão direta mais baixa.

Diodo Schottky

Etapa 3: Projeto do circuito

O projeto de um circuito consiste principalmente em três partes, Projeto de Circuito Detector , Projeto de Circuito Amplificador, e Projeto de Circuito Comparador .

o circuito detector compreende um indutor, um diodo, um capacitor e um resistor. Aqui, uma estimativa de indutor de 10uH é escolhida. Um diodo Schottky BAT54 é escolhido como o diodo detector, que pode retificar o sinal CA de baixa frequência. O capacitor de canal selecionado em um capacitor de cerâmica 100nF usado para filtrar os swells de CA. Um resistor de carga de 100 Ohms é utilizado.

Aqui em projeto de circuito amplificador , um BJT BC547 simples é utilizado no mesmo modo de emissor comum. O resistor do emissor não é necessário para esta situação porque o sinal de saída é de valor baixo. O valor do resistor coletor é ditado pela estimativa da tensão da bateria, tensão coletor-emissor e corrente do coletor. Normalmente, a tensão da bateria é escolhida em torno de 12V. 5 V é a tensão do ponto de operação do coletor e do emissor e a corrente do coletor é quase 2 mA. Assim, como Rc, um resistor de 3k-ohm é usado. O resistor de entrada deve ser de grande valor, quase 100k, porque é usado para fornecer polarização ao transistor. Isso impedirá o fluxo da corrente máxima.

Aqui, Lm339 é usado no Projeto de circuito comparador. Uma configuração de divisor de tensão é usada para definir a tensão de referência no terminal inversor. A tensão de referência é definida para baixa na ordem de 4 V porque a tensão de saída do circuito do amplificador é bastante baixa. Um resistor de 200 ohms e um potenciômetro de 330 ohms são usados ​​para atingir esse objetivo. Como um resistor limitador de corrente no terminal de saída, um resistor de 10 ohms é usado.

Etapa 4: Compreendendo a operação do circuito de rastreamento do telefone móvel

Os sinais emitidos por um telefone celular são sinais de radiofrequência. No ponto em que um telefone celular está disponível próximo ao circuito, o sinal de RF do telefone celular é induzido no indutor do circuito pelo processo de indução mútua. O diodo Shockley é responsável pela amplificação do sinal AC de alta freqüência da ordem de GHz. O capacitor é usado para filtrar o sinal de saída.

Agora, quando o telefone móvel é aproximado desse circuito, uma tensão é induzida no choke e o diodo é usado para demodular o sinal. Então, o transistor emissor comum amplifica a voltagem. Aqui, a tensão de saída é maior do que a tensão de saída de referência. Assim, a saída é um sinal lógico alto que faz acender o LED que indicará a presença de um celular próximo. Este é um circuito muito simples, por isso deve estar a alguns centímetros do circuito.

Etapa 5: montagem dos componentes

  1. Pegue um Veroboard e esfregue sua lateral com o revestimento de cobre com um raspador.
  2. Agora coloque os componentes com cuidado e perto o suficiente para que o tamanho do circuito não se torne muito grande
  3. Faça as conexões com cuidado usando o ferro de solda. Se houver algum erro ao fazer as conexões, tente dessoldar a conexão e soldá-la novamente de maneira adequada, mas, no final, a conexão deve ser apertada.
  4. Depois de feitas todas as conexões, faça um teste de continuidade. Na eletrônica, o teste de continuidade é a verificação de um circuito elétrico para verificar se a corrente flui no caminho desejado (que é com certeza um circuito total). Um teste de continuidade é realizado ajustando-se uma pequena voltagem (ligada em conjunto com um LED ou peça que cria comoção, por exemplo, um alto-falante piezoelétrico) sobre o caminho escolhido.
  5. Se o teste de continuidade for aprovado, significa que o circuito foi feito corretamente, conforme desejado. Agora está pronto para ser testado.

O circuito será semelhante à imagem mostrada abaixo:

Detector de telefone móvel usando diodo Schottky

Formulários

Existe uma ampla gama de aplicações de um circuito detector de telefones celulares. Alguns de seus aplicativos estão listados abaixo:

  1. Ele pode ser usado nas salas de exame e nas salas de reuniões para detectar a presença de um telefone celular.
  2. A transmissão não autorizada de áudio ou vídeo pode ser detectada detectando o telefone celular em determinados locais.
  3. Telefones celulares roubados podem ser detectados em um cenário particular usando este circuito detector móvel.

Limitações

Existem certas limitações dos circuitos detectores de telefones celulares acima.

  1. O primeiro circuito é um detector de baixo alcance. Seu alcance é de apenas alguns centímetros.
  2. O diodo Schottky que tem uma barreira de altura mais alta é menos sensível aos sinais que são comparativamente menores.