As unidades ópticas ainda são relevantes em 2020

As unidades ópticas estão mais ou menos obsoletas. Pela razão mais simples de que as pessoas não têm nenhum uso para essas unidades, já que a maior parte da mídia que consumimos vem direto da internet. Não acredita em nós? Basta olhar para suas músicas, filmes, jogos e até mesmo o software que você usa. Porém, ainda existem demandas de drives ópticos no mercado, o que ficou evidente quando falamos sobre melhores drives ópticos externos no mercado.



Isso nos fez pensar se esses drives ainda são relevantes no mercado ou se foram colocados no ventilador e estão apenas esperando para serem eliminados. É por isso que decidimos verificar se as unidades ópticas ainda são relevantes em 2020 ou não.



Permite que você toque discos mais antigos

A boa notícia é que, se você ainda tiver alguns dos discos mais antigos disponíveis, poderá reproduzi-los facilmente em sua unidade óptica sem problemas. Claro, eles podem estar arranhados, mas aqueles que estão em uma condição razoável e funcionam bem também irão jogar sem problemas.



Além disso, também devemos ter em mente que músicas e filmes lançados em discos costumam ser mais baratos do que serviços de assinatura como o Spotify. Portanto, nessas situações, ter drives ópticos também é uma coisa boa.



Capacidade de gravar dados rapidamente

Sinceramente, não me lembro da última vez que escrevi algo em um DVD. No entanto, isso não significa que eu nunca precise fazer isso. Às vezes, você não consegue encontrar uma unidade USB ou qualquer outra coisa na qual possa copiar seus dados. Em tais situações, não há nada de ruim em confiar em um disco.

Lembro-me do dia em que comprei meu carro e fiquei muito chateado ao descobrir que o som do carro só suportava discos. Isso me fez perceber o quão relevantes esses discos ainda são. Claro, eu atualizei o aparelho de som no futuro, mas naquela época, ter um drive ótico era a única maneira de passar o tempo durante as viagens chatas.



Ter uma coleção física é incrível

Ainda me lembro do dia em que estava discutindo com meu amigo que ter uma biblioteca digital de quase tudo é ótimo. Mostrei a ele minha coleção de músicas, bem como minha biblioteca do Steam e, embora ele parecesse impressionado no início, só até o momento em que ele me mostrou uma sala cheia de CDs de música que datam dos anos 60, bem como filmes e jogos .

Essa foi provavelmente a maior coleção que eu já vi pessoalmente; tudo foi embalado na embalagem original, organizado, limpo e devidamente armazenado. Não que ele não os estivesse usando. Ele cuidava tão bem deles que mal pareciam usados.

Foi nesse dia que percebi que não importa o que as pessoas digam, não há como negar que o acervo físico sempre será melhor, muito melhor do que ter um acervo digital.

Os consoles ainda usam drives óticos

É verdade que você pode comprar jogos digitais em quase todos os consoles disponíveis no mercado, mas uma coisa que você verá no quadro é que os jogadores de console ainda preferem ter cópias físicas dos jogos. Por quê? Porque existem dois motivos. A primeira é que preferem montar um acervo; o que faz muito sentido com base no último ponto que discutimos.

O segundo é muito mais importante. Quando você compra um jogo em disco, ele vem com todos os arquivos de instalação de que você precisa. Instalar o jogo através do disco será muito mais rápido do que fazer o download. Mesmo quando você tem que baixar o patch do primeiro dia que vem com a maioria dos jogos. O jogo se instala por meio do disco, enquanto o patch o faz pela internet, tornando as coisas muito mais suaves e simples para você.

Economiza muito tempo

Este tipo de ligação com o ponto anterior que discuti. Ao olhar para drives ópticos, um dos benefícios que você obterá é que você pode economizar uma quantidade substancial de tempo quando se trata de acessar algo. Para começar, se você tiver uma Internet relativamente lenta, toda a ideia de streaming ou download pode se tornar uma provação que você terá que enfrentar.

Ao contrário disso, ter um bom drive ótico vai te dar uma experiência muito melhor, já que você pode comprar o disco na loja mais próxima, carregá-lo e começar a desfrutar de tudo o que comprou. Quer você esteja falando sobre jogos, música ou filme.

Então, as unidades ópticas ainda são relevantes?

Bem, com base em nosso caso de uso e opinião geral, eles são certamente melhores do que não tê-los, em primeiro lugar. Eles servem como bons planos de contingência e, em muitos casos, podem realmente nos livrar de situações difíceis. Se sua internet cair por algum motivo, você ficará seguro sabendo que sua unidade óptica ainda funcionará e todas as suas músicas, filmes ou jogos ainda estarão acessíveis.

No entanto, outra coisa importante que você deve saber é que, enquanto os consoles continuarem sendo fornecidos com as unidades ópticas, na verdade é impossível eliminar as unidades ópticas ou torná-las irrelevantes, porque então não haveria como consumir mídia.

Portanto, para concluir, os drives ópticos são relevantes e serão relevantes nos próximos anos. Claro, a necessidade geral e o uso foram reduzidos, mas isso não significa que as pessoas vão parar de comprá-los por completo.