5 melhores placas gráficas NVIDIA RTX 3070 para comprar em 2021

Componentes / 5 melhores placas gráficas NVIDIA RTX 3070 para comprar em 2021 8 minutos lidos

Em 29 de outubroº,2020, a Nvidia finalmente lançou a tão esperada GeForce RTX 3070 que foi a terceira placa na série de lançamento RTX 3000 baseada na nova arquitetura Ampere. O RTX 3070 da Nvidia recebeu um grande hype devido ao fato de que era suposto ser igual ou mais rápido do que o carro-chefe da geração anterior de US $ 1200 da Nvidia, o RTX 2080Ti. Bem, se vierem as análises, isso foi provado ser verdade e o RTX 3070 imediatamente se tornou um dos favoritos dos fãs entre os jogadores que buscavam desempenho de destaque, mas não estavam totalmente prontos para arrecadar $ 1200.



A disponibilidade da nova série RTX 3000 era chocantemente baixa e as pessoas ainda não eram capazes de entrar online e comprar qualquer variante que desejassem no momento em que este livro foi escrito. No entanto, estamos assumindo que os compradores potenciais seriam capazes de comprar sua variante preferida do RTX 3070 em algum momento no futuro, então vamos começar com as 5 melhores placas gráficas RTX 3070 AIB que foram lançadas por parceiros.

1. ASUS ROG Strix RTX 3070

Desempenho Premium por um Preço



  • Desempenho Premium
  • Cooler maciço
  • Acústica Impressionante
  • RGB lindo
  • Preço muito alto

CUDA Cores : 5888 | Relógios de base / reforço : 1500/1755 MHz | Memória : 8GB GDDR6 | Largura de banda de memória : 14 Gbps | Dimensões : 16 x 9,2 x 3,5 polegadas | Conectores de energia : 2x PCIe 8 pinos | Saídas: 2xHDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a



Verifique o preço

A ASUS ROG Strix é a principal variante de placas gráficas da ASUS e sempre foi uma das variantes de maior desempenho de qualquer placa por aí. Isso não mudou com a ASUS Strix RTX 3070 com a placa fornecendo um desempenho excepcional não só em termos de térmicas, mas também na categoria de acústica. O cartão é fisicamente imponente e na verdade é uma das maiores variantes do RTX 3070 que existe. O chassi é bem construído com uma construção sólida, materiais premium e elementos de design impressionantes que dão ao cartão sua estética de 'jogo' característica.



Quanto ao sistema de refrigeração, é aqui que o Strix se destaca. A ASUS incluiu uma solução de resfriamento bastante robusta com o Strix que inclui o design de Ventilador Axial recém-introduzido que inclui pás de ventilador extras para melhorar a estabilidade do ventilador e reduzir o ruído. O ventilador central também gira na direção oposta aos dois ventiladores externos, o que supostamente diminui a turbulência. As lâminas dos ventiladores axiais são unidas a um aro externo contínuo que contribui para a estabilidade do ventilador e também ajuda a direcionar o fluxo de ar através do dissipador de calor de forma canalizada. Por falar em dissipador de calor, o design de 2,9 slots do Strix permite um dissipador de calor bastante robusto com uma grande área de dissipação de calor e um dissipador de calor Max Contact de acordo com a marca ASUS.

Na verdade, o dissipador de calor é tão grande e pesado que a placa pode funcionar sem girar suas ventoinhas no modo inativo ou com cargas mais leves, o que reduz o ruído da placa e melhora a vida útil das ventoinhas. As ventoinhas giram sob carga, mas o nível de ruído ainda é razoavelmente confortável devido à impressionante tecnologia de ventoinha e ao dissipador de calor volumoso. A ASUS usou um PCB personalizado no Strix, mas manteve o tamanho menor que a Nvidia especificou para a série RTX 3000, tornando possível implementar o design de fluxo direto do cooler com orifícios de ventilação na placa traseira também.

Esteticamente, o cartão é entregue novamente. O cartão não apresenta apenas uma aparência industrial premium, mas a tira aRGB de comprimento total parece fantástica na lateral do Strix e pode ser controlada através do software AuraSync. A placa também possui um overclock de fábrica de 30 MHz, o que é um pouco desanimador para uma placa que cobra mais do que o MSRP. No entanto, os usuários podem fazer overclock desta placa com bastante facilidade devido ao seu enorme orçamento de energia e limite de energia impressionantemente alto. Além disso, a placa também possui suporte para Dual BIOS, o que pode ser útil no flash do BIOS para overclocks extremos.



No geral, o Strix RTX 3070 é um pacote extremamente impressionante e não oferece nenhum compromisso significativo exceto o preço. Dito isso, se dinheiro não é problema, então o Strix deve definitivamente estar no topo da lista para você.

2. EVGA RTX 3070 FTW3 Ultra

Uma opção high-end sem concessões

  • OC de fábrica muito alto
  • Impressive Thermals
  • Operação Silenciosa
  • Estética controversa
  • Preço muito alto

CUDA Cores : 5888 | Relógios de base / reforço : 1500/1815 MHz | Memória : 8GB GDDR6 | Largura de banda de memória : 14 Gbps | Dimensões : 11,81 x 5,48 x 2,19 polegadas | Conectores de energia : 2x PCIe 8 pinos | Saídas: 1xHDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a

Verifique o preço

Vindo com um considerável overclock de fábrica de 90 MHz, o EVGA FTW3 RTX 3070 pretende ser o RTX 3070 que atende em todas as frentes. Apoiado pela excelente rede de suporte da EVGA e atendimento ao cliente favorito dos fãs, o EVGA FTW3 Ultra é a variante mais premium que traz consigo uma série de recursos. Com o OC de fábrica mencionado, o clock de boost da placa foi aumentado para 1815 MHz, o que ajuda o FTW3 RTX 3070 a estender sua liderança sobre a placa Founder’s Edition e também sobre a RTX 2080Ti.

Com a tecnologia EVGA iCX3, o amplo sistema de resfriamento do EVGA FTW3 oferece desempenho térmico e acústico excepcional. Com 9 sensores fornecendo dados em tempo real dos níveis de temperatura do cartão, o cartão tem informações mais do que suficientes para ajustar com precisão a velocidade do ventilador para fornecer o equilíbrio perfeito entre resfriamento e ruído. Quanto aos ventiladores, os 3 ventiladores no EVGA FTW3 giram na mesma direção, no entanto, o ventilador do meio é deslocado em 10 mm, o que ajuda a aumentar a cobertura do fluxo de ar e diminuir a turbulência. Semelhante ao ASUS Strix, a placa traseira também possui recortes para o fluxo de ar que permitem que os ventiladores empurrem o ar diretamente através do dissipador de calor para maximizar o desempenho.

Falando em dissipador de calor, ele também inclui alguns novos recursos, como perfurações nos heatpipes para aumentar a permeação do fluxo de ar. A placa também possui um grande dissipador de calor de cobre que permite um contato mais amplo com o chip da GPU, bem como os módulos de memória para dissipação máxima de calor. A placa é impressionantemente pensada em termos de térmicas, o que é evidente pelo fato de que até a placa traseira inclui dois heatpipes para resfriamento.

Um dos principais pontos fortes da placa é seu potencial de overclock. A placa apresenta um limite de potência impressionantemente alto e também é compatível com o renomado software Precision X1, que inclui dados dos sensores iCX3 para tomar decisões com precisão. Há também uma opção de BIOS dupla para overclock extremo, bem como um conector PWM para controlar a ventoinha do gabinete de acordo com a temperatura da placa FTW3.

No geral, a única desvantagem do cartão pode ser sua estética e preço. Para algumas pessoas, o design assimétrico da ventoinha e a enorme barra de luz prejudicam a aparência do cartão em vez de acrescentá-lo, e o preço do FTW3 o compara diretamente às melhores variantes por aí. No entanto, o EVGA FTW3 tem um desempenho estelar e definitivamente vale a pena ser considerado.

3. Gigabyte Aorus Master RTX 3070

Uma oferta robusta da Gigabyte

  • Relógio de impulso mais alto
  • 2.7 Design de Slot
  • 6 saídas de exibição
  • Dissipador de calor relativamente menor
  • Marginalmente mais alto

CUDA Cores : 5888 | Relógios de base / reforço : 1500/1845 MHz | Memória : 8GB GDDR6 | Largura de banda de memória : 14 Gbps | Dimensões : 11,42 x 5,16 x 2,36 polegadas | Conectores de energia : 2x PCIe 8 pinos | Saídas: 3x HDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a

Verifique o preço

A oferta premium da Gigabyte da linha Aorus é o Aorus Master RTX 3070. A principal característica do Aorus Master é seu overclock de fábrica impressionantemente alto, que leva o clock geral da placa para 1845 MHz. Isso é ainda maior do que o EVGA FTW3 e as variantes ASUS Strix. O Aorus tem como objetivo atacar em múltiplas bases ao mesmo tempo com o Master RTX 3070 e eles mais ou menos conseguem fazer exatamente isso.

O Aorus Master apresenta a ampla solução de resfriamento da Gigabyte, conhecida como resfriamento Max Covered. A escolha de design mais interessante com esta solução de resfriamento é o alinhamento do ventilador. Os ventiladores se sobrepõem para melhorar o fluxo de ar sobre o dissipador de calor, o que lhe dá uma aparência única. Aorus também empregou a técnica em que o ventilador central gira em oposição aos dois externos, o que ajuda a reduzir a turbulência.

Chegando ao dissipador de calor em si, é enorme, embora não tão grande quanto as duas variantes principais, chegando a 2,7 slots de largura para a placa. As aletas do dissipador de calor são angulares, o que aumenta a área de superfície para dissipação de calor quando os 3 ventiladores canalizam o ar através delas. Novamente, seguindo o procedimento padrão, a Gigabyte incluiu uma grande placa de base de cobre que retira o calor do chip da GPU e dos módulos de memória e o transfere para os heatpipes para dissipação. O design de fluxo contínuo com o PCB mais curto também é implementado aqui.

O desempenho de refrigeração da placa é impressionante e não emite nenhum alarme. O orçamento de energia da placa é suficientemente alto para permitir um bom overclock, e a placa possui um recurso Dual BIOS para implantar uma rede de segurança para overclockers extremos. Um dos recursos mais exclusivos da placa Gigabyte é a configuração de E / S. O Aorus Master possui 3 portas HDMI e 3 Displayports que podem ser úteis para pessoas com muitos monitores.

Esteticamente, o Aorus Master parece muito bom, com uma cobertura bem projetada e implementação RGB decente. O RGB pode ser configurado com o software RGB Fusion 2.0 da Gigabyte. O cartão tem 2,7 slots e 29 cm de comprimento, o que permite que ele caiba em muito mais caixas do que os cartões mais volumosos. A placa traseira de metal também contribui para a rigidez e a aparência geral do cartão.

O Aorus Master é uma oferta robusta da Gigabyte que atende em muitos aspectos. Não só apresenta um alto OC de fábrica, mas também oferece excelentes resultados térmicos e acústicos, tornando-se outra oferta atraente para potenciais compradores de RTX 3070.

4. MSI Gaming X Trio RTX 3070

Impressionante e versátil

  • Pacote geral impressionante
  • Alto desempenho de refrigeração
  • High Factory OC
  • Limite de potência relativamente mais baixo
  • Preço muito alto

CUDA Cores : 5888 | Relógios de base / reforço : 1500/1830 MHz | Memória : 8GB GDDR6 | Largura de banda de memória : 14 Gbps | Dimensões : 12 x 4,8 x 2,1 polegadas | Conectores de energia : 2x PCIe 8 pinos | Saídas: 1x HDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a

Verifique o preço

Uma das ofertas mais caras lá fora, o MSI Gaming X Trio RTX 3070 cobra um grande prêmio de $ 59 sobre o preço MSRP do RTX 3070, o que é um aumento de preço bastante alto. Sem dúvida, a MSI entregou um cartão premium também na faixa de preço, mas o preço premium excessivamente alto o coloca em quarto lugar em nossas 5 escolhas principais. O MSI Gaming X Trio apresenta um robusto overclock de fábrica que leva o clock final da placa para 1830 MHz. A oferta da MSI está um pouco atrás do Aorus Master e até supera a EVGA FTW3 neste departamento.

Empregando o sistema térmico Tri Frozr 2.0 da MSI, o Gaming X Trio possui 3 ventiladores Torx 4.0 com pás duplas que fornecem muito fluxo de ar de maneira eficiente sobre o dissipador de calor enorme. O dissipador de calor apresenta um design de aleta curva exclusivo que visa otimizar e usar efetivamente o fluxo de ar dos ventiladores para aumentar a dissipação de calor. Os ventiladores também permanecem razoavelmente silenciosos, mesmo sob carga de trabalho.

Esteticamente, o Gaming X Trio não decepciona. O cartão possui uma faixa RGB diagonal que pode parecer fenomenal se o cartão for montado verticalmente. O RGB pode ser controlado de forma eficaz usando o software Mystic Light da MSI.

O cartão em si é bastante robusto, pesando 1441 ge medindo 323 mm de comprimento, portanto, a folga da caixa pode ser um problema. A MSI aumentou o orçamento de energia da placa em 20W, mas isso limita o espaço para overclock da placa.

O MSI Gaming X Trio é um fantástico versátil em termos de recursos e desempenho de refrigeração, mas vem com um grande prêmio que o rebaixa para o quarto lugar em nosso top 5 comparativo para variantes RTX 3070.

5. EVGA RTX 3070 XC3 Ultra

Uma opção de orçamento de alto desempenho

  • Acessível
  • Impressive Thermals
  • Minor Factory OC
  • Falta de RGB
  • Mais caro do que opções competitivas

CUDA Cores : 5888 | Relógios de base / reforço : 1500/1770 MHz | Memória : 8GB GDDR6 | Largura de banda de memória : 14 Gbps | Dimensões : 10,62 x 4,38 x 1,7 polegadas | Conectores de energia : 2x PCIe 8 pinos | Saídas: 1xHDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a

Verifique o preço

A segunda entrada da EVGA em nosso roundup não é voltada para o público entusiasta, mas sim para o público mainstream e tem como objetivo oferecer uma experiência simples. O EVGA RTX 3070 XC3 Ultra não inclui sinos e apitos extras para cortar custos, mas ainda consegue fornecer bom resfriamento e desempenho acústico. O XC3 também possui um notável OC de fábrica de 45 MHz que leva seu clock de boost geral para 1770 MHz.

Embora a solução iCX3 da EVGA também exista no XC3, ela não inclui todos os recursos incluídos na placa FTW3. O número de sensores é reduzido como medida de economia de custos, embora os mesmos ventiladores também estejam incluídos no XC3 Ultra. O desempenho térmico e acústico do XC3 Ultra também é ótimo, pois ele usa tecnologia de dissipador de calor e tubo de calor quase semelhante ao FTW3 Ultra. A placa traseira também possui vários recortes que permitem a solução de resfriamento de fluxo direto.

O overclock pode ser feito usando o software Precision X1 no XC3 Ultra também, no entanto, o orçamento de energia pode ser limitado. O RGB não é tão chamativo quanto o FTW3 e está restrito ao logotipo EVGA no XC3 Ultra. Esta pode ser uma boa escolha para aqueles que não gostam de luzes intermitentes em seu sistema. Além disso, a placa possui um design de slot 2.2 que melhora ainda mais a compatibilidade do case.

O EVGA XC3 reduz alguns recursos extras como RGB e sensores intrincados para fornecer uma placa realmente sólida a um preço razoável. No momento em que este artigo foi escrito, o XC3 custava US $ 40 acima do MSRP, o que, embora razoável, o coloca em concorrência com outras ofertas de marcas como ASUS com a série TUF, e isso também deve influenciar a decisão do comprador potencial.