Correção: o Windows Wireless Service não está funcionando

Se você não conseguir acessar sua Internet e executar o solucionador de problemas embutido, pode encontrar um problema em que o solucionador de problemas afirma “O serviço sem fio do Windows não está sendo executado neste computador”. O solucionador de problemas exibiria essa mensagem e sairia.

A mensagem de erro geralmente significa que o Windows falhou ao inicializar o serviço sem fio para que ele possa começar a pesquisar sinais de transmissão e tentar se conectar a eles. As soluções alternativas listadas abaixo 'podem' resolver o problema. Do contrário, você pode não ter escolha a não ser realizar uma instalação limpa do Windows depois de fazer backup de seus dados.

Solução 1: Verificando o status da WLAN

Antes de prosseguirmos para outros métodos, você deve se certificar de que o serviço sem fio está realmente ativado em seu computador. Este erro também pode aparecer se você tiver o recurso sem fio desligado em seu computador fisicamente ou através do configurações embutidas . Em ambos os casos, certifique-se de que o seu Wireless está ligado.

Se estiver desligado, ligue-o novamente e tente conectar-se à rede sem fio. Você poderá se conectar sem problemas.

Solução 2: Verificando o serviço WLAN AutoConfig

O módulo WLAN AutoConfig fornece a lógica e a funcionalidade necessárias para descobrir, conectar e configurar redes sem fio com seu computador. Ele também contém o módulo que permite que seu computador seja detectado por outros sistemas na rede. É possível que esse serviço seja interrompido por causa do erro em discussão no solucionador de problemas. Se já estiver ligado, desligue-o e ligue-o novamente para reiniciar o módulo.

1. Pressione Windows + R, digite “ Serviços. msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez na janela de serviços, pesquise a entrada “ WLAN AutoConfig ”. Clique com o botão direito e selecione Propriedades .

1. Clique em Começar para ativar o serviço e definir o tipo de inicialização como

1. Agora tente se conectar à sua rede sem fio e veja se isso corrige o problema.

Solução 3: redefinindo as configurações de rede

Você deve tentar redefinir todas as configurações de rede e ver se isso corrige alguma coisa. As configurações de rede são interrompidas ou corrompidas em vários casos diferentes. Este módulo redefinirá todas as configurações de rede armazenadas em seu computador e tentará reinicializar as etapas.

1. Pressione Windows + S, digite “ prompt de comando ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione“ Executar como administrador ”.
  2. Uma vez no prompt de comando elevado, execute o seguinte comando para redefinir os dados do winsock.
 netsh winsock reset

1. É necessário reiniciar para implementar todas as mudanças. Após reiniciar, verifique o andamento do erro.

Nota: Certifique-se de que seus drivers de WiFi estão atualizados. Navegue até o gerenciador de dispositivos, localize seu hardware, clique com o botão direito e selecione Atualizar driver . Assim que os drivers forem atualizados, reinicie o computador. Além disso, desative o economia de energia modo do adaptador sem fio usando as configurações de energia do computador.

Solução 4: Executar uma restauração do sistema

Havia muitos casos onde instalar a atualização mais recente do Windows quebrou o mecanismo sem fio em muitos sistemas. Ele entrava em conflito com a arquitetura existente e não conseguia resolver o problema usando as ferramentas integradas fornecidas.

A restauração do sistema reverte o Windows para a última vez em que estava funcionando corretamente. O mecanismo de restauração cria backups automaticamente periodicamente ou em tempo sempre que você instala uma nova atualização.

1. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Tipo ' restaurar ”Na caixa de diálogo e selecione o primeiro programa que vem com o resultado.
  2. Um nas configurações de restauração, pressione Restauração do sistema presente no início da janela na guia Proteção do Sistema.

1. Agora, um assistente será aberto, navegando por todas as etapas para restaurar o sistema. Você pode selecionar o ponto de restauração recomendado ou escolher um ponto de restauração diferente. pressione Próximo e prossiga com todas as instruções adicionais.
  2. Agora selecione o ponto de restauração onde o Windows Update foi instalado em seu computador. Se você tiver mais de um ponto de restauração disponível, escolha o ponto de restauração mais recente e verifique a funcionalidade lá. Se não funcionar, você pode passar para a próxima.

1. Um prompt aparecerá solicitando que você confirme suas ações. Pressione OK e espere que o sistema seja restaurado. Após o processo de restauração, verifique se o problema foi resolvido.

Nota: Se isso não funcionar, é seguro dizer que você pode fazer backup de seus dados e instalar uma versão limpa do Windows em seu computador.