Qual distribuição Linux é considerada a distribuição mais moderna?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Linux tem a reputação de ser extremamente conservador, o que pode ser devido ao fato de que nem sempre oferece suporte a novos hardwares assim que são lançados. Isso tem mais a ver com o fato de que os fornecedores de hardware não compartilham como seus produtos funcionam com a comunidade de software de código aberto mais do que qualquer outra pessoa. No entanto, existem algumas distribuições realmente inovadoras por aí que sempre oferecem os produtos FOSS mais novos.



Se você estiver procurando por distribuições que sempre oferecem o que há de mais novo, convém instalar uma delas na próxima vez que configurar uma estação de trabalho de código aberto.



Arch Linux



Arch Linux é provavelmente a distribuição mais associada a lançamentos contínuos. Geralmente inclui componentes de última geração no kernel do Linux, que geralmente são evitados pela maioria das outras distribuições. Isso o torna atraente para aqueles que não se importam em sacrificar a estabilidade por compatibilidade. Dito isso, a reputação de Arch como difícil de trabalhar com distribuição é completamente imerecida. Os usuários que preferem instalar uma série de pacotes padrão, bem como os mais recentes, não devem ter nenhum problema em usar o gerenciador de pacotes pacman incluído.

Gentoo Linux

O Gentoo Linux é construído usando o que os desenvolvedores chamam de sistema de gerenciamento de pacotes Portage. Ao contrário das distribuições que usam gerenciadores de pacotes binários, como o Debian, o sistema portátil distribui o código-fonte que é compilado pelo computador local do destinatário. Isso significa que tudo é otimizado para o dispositivo do usuário ali mesmo, o que é uma grande mudança de paradigma quando comparado a apenas distribuir um monte de executáveis ​​binários para todos.



Alguns se referem a isso como uma meta-distribuição, porque o Gentoo é incrivelmente adaptável. Os pacotes são atualizados tão regularmente que assim que o sistema é instalado, o Gentoo torna-se funcionalmente sem versão. Sempre que uma atualização emerge é concluída, o sistema de um usuário está completamente atualizado com todos os pacotes mais recentes. Somente a mídia do instalador ao vivo obtém números de versão devido a essa abordagem única para se manter atualizado.

Ubuntu

O Ubuntu tem uma programação de lançamento de seis meses, o que significa que ele é atualizado com muito mais freqüência do que a grande maioria das outras distribuições Linux. Isso vale para os vários spins relacionados ao ambiente de desktop do Ubuntu, que incluem Lubuntu, Xubuntu e Kubuntu. Todos eles têm a mesma base de repositório e, portanto, sempre vêm com as versões mais atualizadas dos aplicativos, com a possível exceção do Wine.

A razão pela qual a maioria das pessoas não teria incluído o Ubuntu em uma lista de distribuições Linux de ponta é que eles estão acostumados a executar as versões LTS dele, que devem ser usadas em situações de estação de trabalho de longo prazo. Aqueles que usam os lançamentos padrão de seis meses sempre recebem os pacotes mais recentes.

openSUSE com Tumbleweed

Indiscutivelmente, o Tumbleweed é uma distribuição só para ele, mas geralmente é classificado como uma versão do openSUSE. Tumbleweed é uma versão de lançamento pura que contém todas as versões estáveis ​​mais recentes de cada parte do software, em vez de depender de um cronograma de atualização rígido. Isso torna alguns dos pacotes mais estáveis ​​do que o que você pode encontrar no Gentoo ou Arch sem forçar os administradores por meio de uma série de pulls regulares do repositório como o Ubuntu faria.

Isso o torna atraente para aqueles que desejam manter a versão mais recente de todos os pacotes de aplicativos sem ter que se preocupar com o código experimental não testado encontrando seu caminho em seu sistema. A distribuição combinada do openSUSE Tumbleweed é um conceito relativamente novo, considerando há quanto tempo existem muitas distribuições Linux. Os pacotes de fábrica e de lançamento foram fundidos apenas em 4 de novembro de 2014. Ele também não oferece suporte a drivers gráficos proprietários, o que é atraente para aqueles que desejam permanecer totalmente de código aberto.

Fedora

Embora o Fedora não seja uma distribuição tão avançada quanto o Arch, ele ainda é atualizado com extrema frequência. O Fedora freqüentemente faz atualizações radicais de arquitetura. Algumas dessas se tornam grandes notícias porque são notavelmente progressistas. A adoção definitiva do GNOME 3 e do sistema pelo Fedora ainda é amplamente discutida em alguns círculos, assim como a distribuição que nomeia o btrfs como sistema de arquivos padrão. Se qualquer nova tecnologia totalmente gratuita for lançada, ela encontrará rapidamente o seu caminho para o gerenciador de pacotes do Fedora.

Este tipo de mentalidade progressiva entre os desenvolvedores do Fedora garante que os usuários sempre receberão os aplicativos mais recentes, mesmo quando as várias outras distribuições relacionadas à família Red Hat não. Os usuários que desejam as versões mais recentes de software visual, como ambientes de desktop e gerenciadores de arquivos, geralmente migram para o Fedora, já que esses pacotes costumam ser atualizados em seus repositórios quando até mesmo outras distribuições relativamente progressivas tendem a esperar por eles.

3 minutos lidos