O que é wkufind.exe e devo removê-lo?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows têm nos contactado com perguntas após perceber um determinado processo (wkufind.exe) que consomem constantemente muitos recursos do sistema e, em alguns casos, tornam a conexão com a Internet consideravelmente mais lenta. Outros usuários estão relatando que estão vendo um aviso a cada inicialização informando que wkufind.exe está tentando executar. Por causa desse comportamento não padrão, alguns estão preocupados com a possibilidade de estarem lidando com algum tipo de adware ou vírus que pode deixar seu sistema exposto a ameaças de segurança.



Exemplo de uso de wkufind.exe dentro do Gerenciador de Tarefas



O que é wkufind.exe?

O genuíno wkufind.exe é um componente de software que pertence ao Microsoft Picture. Uma vez que o executável já está obsoleto nas versões mais recentes do Windows, os aplicativos do sistema operacional mais recentes não têm mais uso para ele.



Este legítimo Imagem do Windows processo reside por padrão em C: Arquivos de programas Arquivos comuns Microsoft Shared Works Shared.

Uma das tarefas mais comuns que ele executa é acionar a discagem automática quando o acesso à Internet exige. Quando instalado, ele funciona como um programa de inicialização do Windows e encontrará, baixará e instalará automaticamente atualizações para o aplicativo Picture dos servidores da Microsoft. Mas, uma vez que todas as atualizações para ele agora não são suportadas, você não deve mais usá-lo.

Lembre-se de que o aplicativo pai deste processo foi inicialmente chamado Microsoft Works . Então, foi rebatizado Imagem digital antes de ser descontinuado em 2006, um pouco depois do lançamento do Vista.



O wkufind.exe é seguro?

Como especificamos acima, o genuíno wkufind.exe não representa nenhum risco à segurança e não é rotulado como um processo perigoso pelos pesquisadores de segurança. Mas tenha em mente que alguns vírus escolherão este nome aleatoriamente e criarão locais de registro e HDD em vários locais com esse nome para evitar a detecção.

A grande maioria dos malwares desenvolvidos hoje em dia se camuflam como processos confiáveis ​​para evitar a detecção.

Para garantir que você não esteja lidando com um processo malicioso, encorajamos você a realizar uma série de investigações que permitirão que você determine se o executável com o qual está lidando é genuíno ou não.

Se você planeja fazer isso, deve começar procurando evidências de que o aplicativo pai está instalado. Se você já tentou instalar Imagem do Windows (anteriormente chamado Microsoft Works), então é muito provável que o executável com o qual você está lidando seja genuíno.

Mas se você não tiver o software equivalente instalado, não há razão para ver o wkufind.exe processo ativo em seu computador (a menos que seja um arquivo remanescente).

Nesse caso, você deve verificar a localização do processo suspeito. Para fazer isso, pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas. Assim que chegar lá, selecione a guia Processos no menu horizontal na parte superior, role para baixo e observe cada processo em segundo plano para localizar wkufind.exe.

Depois de conseguir localizar o wkufind.exe processo, clique com o botão direito sobre ele e clique em Abrir local do Ficheiro no menu de contexto recém-exibido.

Abrindo a localização do arquivo de wkufind.exe

Se o local revelado for diferente de C: Arquivos de programas Arquivos comuns Microsoft Shared Works Shared e você não instalou o Imagem do Windows (anteriormente chamado Microsoft Works) em um local personalizado, há uma grande chance de que o arquivo com o qual você está lidando seja malicioso.

Nesse caso, você deve analisar o processo suspeito em um banco de dados de vírus que o ajudará a determinar se o arquivo é realmente um malware disfarçado. A maneira mais fácil de fazer isso é confiar em um serviço como o VirusTotal ou similar.

Se você decidir usar o VirusTotal, acesse este link ( aqui ), carregue o arquivo e aguarde a conclusão da análise.

Nenhuma ameaça detectada com o VirusTotal

Se a análise não revelou inconsistências, pule a próxima seção e vá diretamente para ‘Devo remover wkufind.exe?’

No entanto, se a varredura revelou uma infecção por vírus, siga as instruções abaixo para obter instruções sobre como lidar com a infecção por vírus.

Lidando com a ameaça à segurança

Se as investigações acima levantaram suspeitas de que você está lidando com algum tipo de infecção por vírus, é altamente recomendável que você implante um scanner de segurança capaz de identificar e lidar com vírus que são projetados para se disfarçarem como processos protegidos pelo sistema.

Lembre-se de que, ao lidar com uma ameaça de segurança desse tipo, nem todos os pacotes de antivírus estão sendo ativamente atualizados para acompanhar as últimas tentativas de cloaking. Se você já possui uma assinatura premium de um scanner de segurança, deve usá-lo para fazer a varredura em seu sistema.

Mas se você estiver procurando por uma alternativa gratuita, recomendamos implantar uma varredura profunda com o Malwarebytes. Esse tipo de verificação removerá a grande maioria dos vírus projetados para evitar a detecção, camuflando-se como executáveis ​​com privilégios aprimorados. Se você não tiver certeza de como fazer isso, siga este artigo passo a passo aqui .

Digitalize a tela concluída no Malwarebytes

Se a varredura conseguiu identificar e eliminar a infecção por vírus, reinicie o computador e vá para a próxima seção.

Devo remover wkufind.exe?

Se você conseguiu confirmar que o wkufind.exe processo é genuíno ou você usou um pacote de segurança para se livrar da infecção, abra o Gerenciador de Tarefas novamente ( Ctrl + Shift + Esc ) e veja se o processo ainda está presente e consumindo uma quantidade considerável de recursos do sistema.

Se você perceber que o consumo de recursos ainda é alto e está determinado a se livrar do executável, você pode removê-lo com segurança, sem afetar seu sistema operacional de forma alguma.

Lembre-se de que se você usar uma versão do Windows mais recente que o Vista (Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10), seu sistema operacional não terá uso para o wkufind.exe e você pode removê-lo com segurança, sem medo de repercussões.

Mas se você decidir removê-lo, precisará desinstalar o aplicativo pai em vez de apenas excluir o arquivo. Se você não fizer isso, é provável que o aplicativo pai regenere o executável na próxima sequência de inicialização.

Como remover wkufind.exe?

Se você executou todas as verificações para confirmar se o arquivo é realmente original, poderá desinstalá-lo com segurança junto com o aplicativo pai. Aqui está um guia rápido sobre desinstalação wkufind.exe junto com o aplicativo pai Imagem do Windows (anteriormente chamado Microsoft Works):

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características janela.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características janela, examine a lista de aplicativos instalados e localize Imagem do Windows ou Microsoft Works. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no aplicativo pai e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalando o aplicativo principal

  3. Siga as instruções na tela para concluir o procedimento de desinstalação e reinicie o computador. Na próxima inicialização, você não verá mais o wkufind.exe processo de utilização de recursos do sistema no Gerenciador de tarefas.
4 minutos lidos