CPU Intel 6 core não lançada do banco de dados SiSoftware Créditos Rumores anteriores sobre backporting de CPUs

Hardware / CPU Intel 6 core não lançada do banco de dados SiSoftware Créditos Rumores anteriores sobre backporting de CPUs 2 minutos lidos

Intel



O banco de dados SiSoftware Sandra tem sido uma das fontes de informações relacionadas ao hardware do consumidor. Agora, uma CPU inédita da Intel apareceu no banco de dados com um design arquitetônico bastante estranho que poderia levar a algo novo da Intel. Os chips 6C e 12T podem parecer regulares, mas as cotações do cache pintam um quadro totalmente diferente.

A Intel lançou muitos processadores de seis núcleos multithread como parte de sua série de núcleos ou série Xeon, embora a atualização Coffee Lake de 9ª geração não tivesse nenhum processador hexacore. O alegado processador no banco de dados pode ser o processador de 9ª geração não lançado.



O processador tem uma velocidade de clock de 2,99 GHz, que não está no mesmo nível de outros processadores de 14 nm, uma vez que o processo está muito maduro. É padrão assumir que o processador é na verdade uma amostra de engenharia. Um processador com backport pode suportar velocidades de clock mais altas mesmo no nível de incubação, mas o processador parece estar em um nível inicial de produção.



Processador Hexacore da Intel via banco de dados SiSoftware



Chegando à parte mais emocionante da revelação, o processador tem um sistema de cache exclusivo. De acordo com Wccftech , o processador tem 9 MB de cache L3 e 7,5 MB (1,25 MB por núcleo) de cache L2. 1,25 MB de cache L2 por núcleo ainda não é algo que a Intel tenha conseguido. Os processadores da 9ª geração têm 256 KB de cache L2, os CPUs Ice Lake de 10 nm possuem 512 KB e a série Core-X possui 1 MB de cache L2.

A única arquitetura que possui 1,25 MB de cache L2 é a próxima linha de Tiger Lake. No entanto, o cache L3 se torna uma anomalia, pois possui apenas 1,5 MB de cache L3 por núcleo, e os processadores da 9ª geração têm 2 MB de cache L3. Os processadores Tiger Lake apresentarão uma janela de cache L3 ainda maior.

Em suma, se levarmos em conta toda a velocidade do clock e as cotações do cache, poderíamos apenas dizer que o suposto processador é um dos processadores com backport (de Tiger Lake a Rocket Lake). Como o backporting requer a mudança de nós, podemos ver designs de cache irregulares e velocidades de clock mais altas nos processadores futuros. O processador em mãos pode ser a primeira unidade de pré-produção dos processadores com backport. Wccftech relata que pode ser a parte não lançada dos processadores Xeon a ser apresentada na família Ice Lake (E) no próximo ano.



Tag 14nm intel Tiger Lake