
Veículo Intel
Uma amostra de engenharia de GPU discreta não lançada e em estágio inicial da Intel apareceu online. O dGPU obviamente pertenceria à família Intel Iris Xe. No entanto, a unidade de processamento gráfico parece embalar 128 unidades de execução, que é substancialmente mais do que a geração atual de Xe Iris Max dGPU.
Um novo dGPU misterioso da Intel surgiu online no banco de dados Geekbench. Existem várias informações importantes que indicam que o fabricante da CPU já está profundamente no desenvolvimento das próximas gerações de GPUs que sucederão a GPU discreta Intel Iris Max que chegará com Intel Rocket Lake e CPUs Tiger Lake .
Intel Xe com 128 unidades de execução poderia ser Intel Xe DG2?
Na época em que a GPU Intel Xe ainda era um boato, havia amplos indícios de que a empresa já estava desenvolvendo seu sucessor. O Intel Xe DG1 foi mais tarde oficialmente chamado de Intel Iris Xe MAX dGPU . Possui 96 unidades de execução ou 96 EU. Não é uma GPU poderosa e certamente fará parte de laptops de gama média.
Agora, um novo mistério Intel Gen12 Desktop Graphics Controller surgiu online. O banco de dados Geekbench lista o dGPU com 128 unidades de computação. Isso é bastante maior do que os 96 EUs no Intel Xe dGPU de primeira geração.
Controladora de gráficos para desktop Intel (R) Gen12
Unidades de computação 128
Frequência máxima 1,40 GHz
Memória do dispositivo 3,03 GB https://t.co/517wWPeSVe https://t.co/5gj2Joc14l- APISAK (@TUM_APISAK) 17 de dezembro de 2020
Apesar de conter mais unidades de computação, o misterioso Intel Gen12 dGPU tem desempenho bem inferior ao Intel Xe DG1 ou Intel Iris MAX dGPU. O Gen12 Desktop Graphics Controller com 3 GB de memória e uma frequência máxima de 1,4 GHz marcou apenas 9311 pontos. Isso é muito menor do que o GPU Xe MAX discreta para laptops .
Nem é preciso acrescentar que o novo dGPU inédito da Intel é claramente uma amostra de engenharia (ES) em estágio inicial. É bem provável que o ES seja baseado na arquitetura Xe-LP ou Xe-HPG. A GPU Intel DG2 deve ser lançada no próximo ano. A GPU DG1 que alimenta a placa de vídeo Iris Xe MAX é limitada a 96 EUs (768 unidades de sombreamento).

[Crédito da imagem: @ TUM_APISAK / Geekbench]
As especificações do DG2 ainda não são conhecidas. No entanto, rumores anteriores afirmavam que os processadores poderiam oferecer até 384 EUs (3072 unidades de sombreamento). Embora não esteja claro se o Intel DG2 contará com as arquiteturas Xe-LP ou HPG, é certo que o dGPU de próxima geração terá mais núcleos do que os GPUs DG1.O Intel DG2 deve estrear ao lado dos CPUs Alder Lake-P. Essas CPUs de nova geração devem fazer parte do laptops e notebooks que chegará no final do próximo ano.
Tag intel