GPU Mystery Intel Xe com 128 unidades de execução Surface's Online Indicando Xe DG2 dGPU?

Hardware / GPU Mystery Intel Xe com 128 unidades de execução Surface's Online Indicando Xe DG2 dGPU? 2 minutos lidos

Veículo Intel



Uma amostra de engenharia de GPU discreta não lançada e em estágio inicial da Intel apareceu online. O dGPU obviamente pertenceria à família Intel Iris Xe. No entanto, a unidade de processamento gráfico parece embalar 128 unidades de execução, que é substancialmente mais do que a geração atual de Xe Iris Max dGPU.

Um novo dGPU misterioso da Intel surgiu online no banco de dados Geekbench. Existem várias informações importantes que indicam que o fabricante da CPU já está profundamente no desenvolvimento das próximas gerações de GPUs que sucederão a GPU discreta Intel Iris Max que chegará com Intel Rocket Lake e CPUs Tiger Lake .



Intel Xe com 128 unidades de execução poderia ser Intel Xe DG2?

Na época em que a GPU Intel Xe ainda era um boato, havia amplos indícios de que a empresa já estava desenvolvendo seu sucessor. O Intel Xe DG1 foi mais tarde oficialmente chamado de Intel Iris Xe MAX dGPU . Possui 96 unidades de execução ou 96 EU. Não é uma GPU poderosa e certamente fará parte de laptops de gama média.



Agora, um novo mistério Intel Gen12 Desktop Graphics Controller surgiu online. O banco de dados Geekbench lista o dGPU com 128 unidades de computação. Isso é bastante maior do que os 96 EUs no Intel Xe dGPU de primeira geração.



Apesar de conter mais unidades de computação, o misterioso Intel Gen12 dGPU tem desempenho bem inferior ao Intel Xe DG1 ou Intel Iris MAX dGPU. O Gen12 Desktop Graphics Controller com 3 GB de memória e uma frequência máxima de 1,4 GHz marcou apenas 9311 pontos. Isso é muito menor do que o GPU Xe MAX discreta para laptops .



Nem é preciso acrescentar que o novo dGPU inédito da Intel é claramente uma amostra de engenharia (ES) em estágio inicial. É bem provável que o ES seja baseado na arquitetura Xe-LP ou Xe-HPG. A GPU Intel DG2 deve ser lançada no próximo ano. A GPU DG1 que alimenta a placa de vídeo Iris Xe MAX é limitada a 96 EUs (768 unidades de sombreamento).

[Crédito da imagem: @ TUM_APISAK / Geekbench]

As especificações do DG2 ainda não são conhecidas. No entanto, rumores anteriores afirmavam que os processadores poderiam oferecer até 384 EUs (3072 unidades de sombreamento). Embora não esteja claro se o Intel DG2 contará com as arquiteturas Xe-LP ou HPG, é certo que o dGPU de próxima geração terá mais núcleos do que os GPUs DG1.

O Intel DG2 deve estrear ao lado dos CPUs Alder Lake-P. Essas CPUs de nova geração devem fazer parte do laptops e notebooks que chegará no final do próximo ano.

Tag intel