GPU Intel Gen12 Iris Xe incorporada dentro da 11ª geração Tiger Lake APU detectada no benchmark vazado mostra impressionante overclock de 1650 MHz?

Hardware / GPU Intel Gen12 Iris Xe incorporada dentro da 11ª geração Tiger Lake APU detectada no benchmark vazado mostra impressionante overclock de 1650 MHz? 2 minutos lidos

Visual Tech na Intel



o GPU Xe da Intel dentro das próximas APUs Tiger Lake poderia oferecer uma dura competição para AMD Ryzen Renoir 4000 Series de APUs com placa de vídeo Vega integrada. UMA benchmark vazado indica o Intel Gen12 iGPU pode aumentar muito durante um aumento de desempenho sob demanda.

APUs Tiger Lake da Intel devem ser anunciados oficialmente em breve. Eles chegarão em vários perfis TDP para vários dispositivos de computação móvel e formatos. No entanto, os primeiros a chegar serão destinados a laptops poderosos para jogos e centrados no desempenho. Mais importante ainda, essas APUs de nova geração oferecerão um aumento de desempenho 2x em comparação com as GPUs Iris da geração anterior apresentadas nas CPUs Ice Lake.



O banco de dados de referência do software SiSoftware com vazamento mostra um impressionante overclock de 1650 MHz da GPU Intel Iris Xe:

A Intel tem preparado várias variantes da GPU Xe, incluindo DG1, Iris, HPC, HPG e mais alguns. Essas GPUs são destinadas a diferentes finalidades e fatores de forma. Os consumidores, no entanto, estarão interessados ​​na GPU Xe Iris e no Xe DG1.



A GPU Iris Xe é um pouco diferente da GPU DG1. A principal diferença é que o Xe DG1 é uma GPU discreta autônoma, enquanto a GPU Iris Xe é uma unidade integrada nas CPUs Tiger Lake. Ambos os chips compartilham algumas semelhanças, pois ambos atingem o pico em 96 EUs (unidades de execução), o que se traduz em 768 núcleos.



A GPU Intel Iris Xe, em sua configuração de estoque mais rápida, terá uma velocidade de clock de 1300 MHz. A GPU Intel Xe DG1 tem uma freqüência de até 1550 MHz. A entrada do banco de dados de referência do SiSoftware que vazou para a GPU Intel Iris Xe mostra que ela está funcionando a 1650 MHz, o que representa um overclock de 27 por cento sobre as velocidades de clock de referência.

O Gen12 Xe Iris iGPU estava funcionando em uma CPU Tiger Lake 28W. As variantes do Tiger Lake G7 apresentam as mesmas velocidades de núcleo e clock de 768 e 1300 MHz, respectivamente. Não está imediatamente claro em qual variante de APU Tiger Lake em particular a GPU Xe estava rodando.

As APUs Intel Tiger Lake com Xe Iris iGPU podem desafiar o AMD Renoir Ryzen 4000 Series com Vega Graphics?

A GPU Vega presente nas APUs AMD Renoir Ryzen 4000 Series baseadas em ZEN 2 tem uma freqüência de até 2100 MHz. No entanto, ele pode ter um overclock de até 2300-2400 MHz, o que representa um salto de cerca de 10-15 por cento. Embora o aumento em termos de porcentagem seja baixo, o Vega iGPU é mais poderoso, para começar. Ainda assim, a GPU Vega apresenta núcleos menores do que as GPUs Iris Xe da Intel.

Curiosamente, o desempenho do Gen12 Intel Xe Iris iGPU deve ser traduzido para cerca de 2,5 TFLOPs. Esses números indicam que é mais rápido do que os dois consoles de jogos dedicados atualmente disponíveis; o PS4 e o Xbox One. Especialistas afirmam que o desempenho também será mais rápido do que o desktop Ryzen 7 4750G, que apresenta desempenho em torno de 2,15 TFLOPs na velocidade de clock de 2,1 GHz.

Com esses números, o A GPU Iris Xe pode facilmente superar um nível de desktop placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti dedicada ou mobilidade AMD Radeon RX 5300M ou GPU discreta. Se isso não for suficiente, a GPU discreta funcionando dentro do Intel Core i7-1185G7 é supostamente tão rápida quanto o Radeon Pro 5300M.

Tag intel