Hardware / Intel Xe DG1 é a nova GPU discreta ‘Iris Xe Max’ dentro de laptops e essas são as especificações e recursos 2 minutos lidos

GPU Intel

A Intel confirmou recentemente que era enviando a GPU Intel Xe DG1 que a empresa vinha construindo internamente. Agora está confirmado que a Intel tem oficialmente a marca da GPU discreta ‘Iris Xe Max’ para o segmento de computação portátil. A nova GPU da Intel já está disponível em alguns laptops selecionados da ASUS e Acer.

A Intel ofereceu oficialmente alguns detalhes importantes, incluindo especificações e recursos da GPU discreta Iris Xe Max, anteriormente conhecida como GPU Intel Xe DG1. O chip gráfico discreto da Intel, destinado a laptops é certamente melhor do que as soluções gráficas integradas nas CPUs de laptop. No entanto, a primeira iteração certamente não é compatível com os poderosos chips gráficos da AMD e NVIDIA.

Especificações e recursos da GPU Discreta Iris Xe Max:

A GPU discreta Iris Xe Max agora está disponível em laptops fabricados pela ASUS e Acer. A GPU acompanha as CPUs Tiger Lake. Estes CPUs foram relatadas para vir com a GPU Gen12 Intel Xe antes, mas os detalhes não estavam disponíveis.

o GPU discreta Iris Xe Max que vem com o 11º-Gen Intel Core i7-1185G7 apresenta 96 unidades de execução (EUs) a uma velocidade de clock base de 1,35 GHz. Com 96 EUs, a GPU Iris-Xe-Max-GPU oferece a mesma expansão e funcionalidade, mas pode aumentar a taxa de clock até 1,65 GHz. Isso corresponde a um aumento de 22,2% e o benefício de desempenho da variante dedicada deve ficar em torno de 20%. A solução gráfica discreta Gen12 Xe essencialmente duplica o desempenho gráfico em comparação com seu antecessor com um consumo de energia de 14W para um Core i7-1185G7.

A GPU Iris Xe Max é compatível com 4 GB de memória. O tipo de memória é LPDDR4X e possui uma largura de banda de memória de 68 GB / s. A GPU é conectada à CPU Intel Tiger Lake com quatro pistas PCI-Express-4.0.

Quanto ao recurso da GPU discreta Iris Xe Max, ela oferece suporte a Variable Rate Shading, Adaptive Sync e Async Compute. Também há decodificação AV1, saída via eDP 1.4b, DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0b. A GPU pode produzir com uma resolução máxima de 4.096 x 2.304 a 60 Hz via HDMI e eDP, bem como 7.680 x 4.320 pixels a 60 Hz via DisplayPort.

A GPU Discreta Iris Xe Max é melhor do que as opções da AMD e da NVIDIA?

Relatórios anteriores indicaram que o Intel Xe DG1 ou Iris Xe Max é melhor do que a maioria das soluções gráficas integradas , mas não é páreo para os chips gráficos discretos da AMD e NVIDIA. A experiência da vida real é idêntico aos relatórios anteriores . Um laptop com uma GPU Iris Xe Max deve ser igual a um notebook com uma GPU MX350.

A propósito, a Intel nunca reivindicou a primeira iteração do A solução gráfica discreta Xe é poderosa . Na verdade, a empresa não está se concentrando no desempenho de jogos. Em vez disso, a Intel está anunciando categoricamente codificação rápida e aceleração de hardware para aplicativos de IA. No entanto, os compradores podem esperar um desempenho de jogo decente de uma GPU discreta Intel Iris Xe Max. Alguns laptops lançados recentemente que vêm com o CPUs Intel Tiger Lake e GPU Iris Xe Max dedicada incluem Acer Swift 3X, o ASUS VivoBook TP470 e o Dell Inspiron 15 7000 2 em 1.

Tag intel