janelas / O recurso de agendamento de GPU acelerado por hardware do Microsoft Windows 10 explica como reduzirá o 'atraso de entrada' nos jogos 2 minutos lidos Atualize o Windows 10 v1507

Windows 10

A Microsoft recentemente inseriu uma nova configuração no Windows 10 que permite o Agendamento de GPU acelerado por hardware. O recurso certamente não é novo, mas a Microsoft incluiu o mesmo somente após NVIDIA e AMD adicionaram suporte para o recurso em suas GPUs selecionadas . A Microsoft agora oferece alguns detalhes interessantes sobre a implementação e os benefícios de ativar o recurso de agendamento de GPU acelerado por hardware, que atualmente está desativado por padrão.

A Microsoft introduziu o Agendamento de GPU acelerado por hardware por meio da Atualização 20H1 v2004 do Windows 10 de maio de 2020. Além disso, o recurso recentemente recebeu suporte de driver da Nvidia e AMD. Incidentalmente, a Intel confirmou que está trabalhando em novos drivers baseados no WDDM 2.7 para habilitar o recurso.

Microsoft explica o recurso de agendamento de GPU acelerado por hardware do Windows 10 e seus benefícios para os jogadores:

A Microsoft habilitou o suporte para o agendador de GPU com o lançamento do WDDM 1.0. O agendador de GPU é um trecho de código que atribui tarefas à GPU. No entanto, o software tradicionalmente conta com a CPU instalada no computador para coordenar e programar o trabalho de vários aplicativos. O recurso comandava um thread de alta prioridade e, portanto, consumia recursos da CPU.

O agendador da GPU foi aprimorado significativamente ao longo dos anos. Houve vários novos recursos. No entanto, o software continuou a esperar que a CPU suportasse o fardo do agendamento. Desnecessário acrescentar que isso introduz latência para o “trabalho para alcançar a GPU”.

A Microsoft explica que o processo funcionou bem no passado, pois permitiu uma melhor sincronização entre CPU e GPU. Mas introduziu alguma latência, também chamada de atraso de entrada do usuário. Embora não seja perceptível durante o trabalho normal de escritório, o mesmo pode ser experimentado pelos jogadores.

O exemplo mais comum é quando a CPU está sob carga pesada, alguns quadros estariam atrás das entradas do usuário, pois a CPU registra as entradas do usuário em um quadro antes que a GPU seja capaz de renderizá-lo. “A entrada do usuário é captada pela CPU durante o“ quadro N + 1 ”, mas não é renderizada pela GPU até o quadro seguinte,” notado Microsoft.

Com o agendamento de GPU acelerado por hardware refinado, o Windows 10 pode passar o controle de gerenciamento de memória para um processador de agendamento baseado em GPU dedicado. É importante observar que nem todas as GPUs são construídas com esse componente de hardware específico. Em outras palavras, nem todas as placas gráficas terão esse recurso. Na verdade, a Microsoft confirmou que a configuração ficará visível apenas nos sistemas em que houver uma placa gráfica compatível instalada.

Programação de GPU acelerada por hardware para melhorar os jogos em CPUs de baixo e médio alcance?

A Microsoft afirma que o agendamento de GPU acelerado por hardware deve reduzir a sobrecarga do agendamento da GPU e modernizar um pilar fundamental do subsistema gráfico para definir o “cenário para as coisas que estão por vir”. Simplificando, a Microsoft parece ter iniciado o processo de transferência das funções de programação da GPU para a placa de vídeo, e esse recurso deve melhorar em futuras iterações de placas de vídeo, bem como GPUs integradas.

Em sua iteração atual, o recurso é claramente experimental. Na verdade, a Microsoft alertou que é necessário mais tempo para fazer o ajuste fino. Portanto, apenas usuários ou jogadores experientes do sistema operacional Windows 10 devem habilitar o recurso, se disponível para eles, após a atualização para o Windows 10 v2004.

Para tentar a ativação do recurso, os usuários do sistema operacional Windows 10 devem primeiro atualizar seu sistema operacional. Então baixe o mais recente NVIDIA GeForce 451.48 ou AMD Adrenalin 2020 Edition 20.5.1 Beta motorista. A Intel ainda não oferece um driver WDDM atualizado para o recurso. Depois de atualizar o sistema operacional Windows 10 e instalar os drivers compatíveis, vá para Sistema> Vídeo> Configurações de gráficos, ative a opção “Agendamento de GPU acelerado por hardware” e reinicie o computador.

Tag janelas