Guia de compra de roteadores Mesh WiFi

As redes de roteadores Mesh WiFi são a tecnologia mais recente quando se trata de roteadores WiFi. Os roteadores WiFi tradicionais têm limitações na conectividade de sinal com base em quão perto ou longe você está do ponto de acesso primário. Para estender o alcance de sua conexão WiFi em uma configuração clássica, você deve adicionar extensores ou boosters (roteadores separados) que aumentam o alcance de conectividade do seu roteador primário original. Esses pontos de conectividade ainda seguem o mesmo princípio de fornecer um determinado nível de conectividade dentro de um raio definido do roteador ou ponto de acesso em si. Com as redes Mesh WiFi, você pode usar apenas um único roteador principal central e instalar quantos nós de satélite desejar em torno de uma área que atua como extensões intrínsecas do próprio ponto de acesso único. Você não está criando novos pontos de acesso aqui. Com isso, você pode fazer ping de diferentes nós para obter a conectividade ideal, não importa onde você esteja na rede. A rede decide de forma inteligente a qual nó conectar você e o direciona automaticamente para ele, sem deixar que você sinta qualquer queda ou impedimento na velocidade ou conectividade (como você faria com a mudança de um extensor tradicional para o próximo).



Estabelecemos que esta é uma tecnologia mais recente que está sendo usada atualmente e se você está procurando atualizar seu sistema WiFi de casa, escola ou local de trabalho para uma rede Mesh atada com nós, você vai precisar saber mais sobre o que exatamente procure em seus dispositivos para configurar o sistema mais econômico, eficiente e integrado.

Para isso, vamos primeiro dar uma olhada em quatro critérios básicos.



Projeto

Visto que sua rede Mesh WiFi depende de ter vários nós espalhados por sua casa, escola, local de trabalho ou onde quer que você escolha instalar esta configuração, é importante considerar como esses nós aparecem. Com uma configuração de roteador tradicional, você pode simplesmente instalar um roteador e ocultá-lo em algum lugar fora de vista. No entanto, como sua rede Mesh depende de vários nós espalhados por toda a área de abrangência, você precisará considerar seu design e apelo visual antes de começar a apoiá-la em mesas ou prateleiras de decoração.



Os nós de Wifi Eero Mesh.



A maioria dos nós de rede Mesh disponíveis no mercado foi projetada para ser minimalista, pequena e elegante na aparência. Eles são feitos em cores neutras e são feitos de tamanho quase imperceptível (aproximadamente do tamanho de uma xícara de chá ou um pouco mais) para que possam passar despercebidos no canto de sua mesinha de cabeceira ou onde você quiser colocá-los. Quando estiver em busca de um para o seu espaço, certifique-se de que seja algo que você não sinta que deve esconder em todos os lugares em que o colocar, porque você colocará vários deles ao redor e ocultá-los pode se tornar um aborrecimento. Eles são projetados para serem exibidos ao ar livre, então encontre um que você ache bonito.

Rapidez

Uma comparação gráfica das velocidades de transferência do roteador Mesh WiFi conduzida no CNET Smart Home. Imagem: CNET

O jogo completo quando se trata de qualquer roteador, dispositivo ou gadget WiFi é sua velocidade. Afinal, esse é todo o propósito de instalar sistemas melhores: tornar a velocidade da sua internet mais rápida e tornar a conectividade com a internet perfeita. Tal como acontece com um roteador WiFi tradicional, é recomendável investir em um roteador Mesh WiFi que seja capaz de atender a altas velocidades e alta largura de banda para que, independentemente do sinal de conexão que você está recebendo do back-end (do seu provedor de serviços de Internet), você é capaz de acomodá-lo. Você não quer estar em uma posição em que seu roteador suporta apenas velocidades de até 20 Mbps e você atualizou para a marca de 40 Mbps com seu provedor de serviços de Internet e agora está na rotina de encontrar um novo roteador que seja capaz de acomodá-lo. Sempre opte por um roteador com mais capacidade do que você realmente precisa, porque a internet e suas tecnologias estão em constante evolução como uma necessidade humana fundamental e você precisa ter a capacidade de colher algumas dessas melhorias e mudanças que virão em seu caminho.



Cobertura

Uma representação visual da cobertura abrangente de uma rede WiFi Mesh. Imagem: TP-Link

O objetivo de mudar de uma configuração de roteador tradicional para uma rede Mesh WiFi é expandir sua cobertura e torná-la contínua. Os roteadores WiFi tradicionais contam com extensores e reforços para aumentar seu alcance e cada um desses extensores ou reforços atua como um ponto de acesso independente conectado ao roteador WiFi tradicional principal. Em uma rede Mesh, os nós agem como extensões intrínsecas do ponto de acesso central primário e não são roteadores separados em projeto ou efeito. Como os nós de malha servem para estender o alcance do seu sinal, quanto melhor cobertura um nó pode fornecer (quanto maior o raio que ele pode se estender), menos nós você precisará investir para abranger uma área específica. É importante considerar a faixa de cobertura e analisar o custo de ter vários nós de malha de alcance inferior versus menos nós de malha de alcance maior. De cara, podemos dizer que ter menos nós com maior cobertura não só será mais barato, mas também será menos trabalhoso para instalar e manter.

O objetivo de uma rede Mesh é reduzir o número de zonas mortas em seu espaço. O reconhecimento de uma cobertura melhor ajudará muito nesse sentido.

Programas

O aplicativo Netgear para seus módulos Mesh WiFi.

Por último, mas não menos importante, nesta nova e melhorada tecnologia WiFi, a sua aplicação de software que controla toda a rede vai ser um ponto de grande interesse. Se você estiver procurando por recursos especiais, como controle dos pais, firewall, bloqueio de sites ou controle de atividades na rede, a compra de um sistema que atenda e atenda a essas necessidades será um grande passo. Cada tipo diferente de rede Mesh disponível no mercado vem com seu próprio aplicativo de software exclusivo que conecta todos os nós e dá a você o controle mestre sobre eles por meio do próprio aplicativo. Considere esses aplicativos antes de fazer sua compra.

Pensamentos finais

Não importa qual roteador Mesh Wifi você esteja procurando, os quatro fatores básicos que você precisa considerar são seu design, velocidade, cobertura e aplicativo de software. Se você deseja a melhor configuração geral, recomendamos verificar nossos cinco roteadores Mesh WiFi favoritos aqui . Em segundo lugar, se você deseja a melhor cobertura para sua casa, recomendamos o sistema Eero. Se você está apenas interessado em obter a configuração de Wifi Mesh mais rápida do mercado, vá para o Netgear Orbi 6. Cuidado com o preço; vai pesar no seu bolso. Por outro lado, se você está procurando o sistema mais econômico, então o Netgear Orbi AC1200 será sua melhor compra. Mesmo se você não considerar esses sistemas recomendados, se você prestar atenção aos quatro fatores principais discutidos acima, você conseguirá encontrar uma configuração razoável para o seu espaço.