Um malware está supostamente se infiltrando nos sistemas Linux e é agressivo

Linux-Unix / Um malware está supostamente se infiltrando nos sistemas Linux e é agressivo 1 minuto lido

Imagem de UMassAmherst



Os sistemas Linux foram atacados por diferentes tipos de malware e worms no passado, incluindo o famoso Mirai, que literalmente significa futuro japonês. Mirai foi desenvolvido por três estudantes americanos e foi considerado mortal para o Linux. Recentemente, um novo tipo de worm está vagando e gradualmente se infiltrando nos sistemas do Linux e sendo considerado bastante agressivo por especialistas em malware. Embora as informações e fatos em torno desta nova adição à família de worm do Linux ainda sejam vagos, algumas notícias autênticas de um usuário do Twitter chegaram.

De acordo com o usuário do Twitter @VessOnSecurity (um especialista em antivírus, malware e infosec), um novo worm ou malware foi descoberto nos sistemas Linux.



O link de seu tweet pode ser acessado aqui:



Ele afirma que pouco se sabe sobre o que realmente é, mas parece estar se espalhando no Linux de forma bastante agressiva. O padrão de ataque em sua opinião parece ser o de Mirai, no qual um botnet poderia se aninhar em mais de 500.000 sistemas Linux IoT, mas certamente não é Marai desta vez, já que os uploads neste worm vêm de milhares de IPs diferentes em vez de um poucos repositórios como foi o caso com Mirai. Seu tweet afirma: ‘O executável está compactado, os comandos são bastante polimórficos.” O executável específico que ele menciona parece estar no mercado há uma semana e está sendo bastante notado, mas o malware original é mais antigo e transforma seu código regularmente.



Imagem retirada de BornCity

@VessOnSecurity passou para compartilhe um mapa que exibiu países que o SSH Honeypot e Telnet estão acessando com mais frequência. Os EUA, como esperado, ocupam a primeira posição. O mapa mostra um número incomumente grande de URLs e IPs exclusivos atribuídos ao worm do tipo Mirai que está se infiltrando nos sistemas Linux.

Isso significa que os sistemas de ataque estão localizados principalmente nos Estados Unidos, mas outros países como Holanda, França, Itália, Inglaterra, Grécia, Irlanda, Polônia, Alemanha e Romênia também são culpados.

Mais detalhes sobre a natureza, profundidade do alvo e agressividade do worm devem ser lançados em breve.

Tag linux malware