O CCleaner 5.45 mais recente remove a opção de privacidade do usuário, o monitoramento ativo fica permanentemente ativado

, e força o monitoramento ativo a sempre ser ativado. Isso significa que você não pode Sair CCleaner, deve ser encerrado manualmente a partir do gerenciador de tarefas do Windows.

Nas versões anteriores do CCleaner, o monitoramento ativo era um opcional recurso que poderia simplesmente ser desativado permanentemente. Mas agora, se você entrar no menu Opções e desabilitar o monitoramento ativo, ele se reativará automaticamente quando o CCleaner for iniciado ou o computador for reiniciado.

Além disso, o Avast removeu a capacidade dos usuários de encerrar o software. Se você fechar o CCleaner, ele simplesmente se minimiza na bandeja do sistema. Clicar com o botão direito do mouse no ícone do CCleaner apenas abre as opções para reabrir o CCleaner ou executar uma limpeza do sistema. Não há botão Sair e o CCleaner deve ser encerrado manualmente por meio do Gerenciador de Tarefas.

Ao todo, isso significa que 1: CCleaner será executado continuamente em segundo plano, 2: Ele fará upload continuamente de seus dados de uso para o Avast. Avast tinha o seguinte a dizer sobre essas mudanças:

“No CCleaner v5.45, estendemos a funcionalidade analítica existente no software para obter uma maior percepção de como nossos usuários interagem com o software.

Esses dados são completamente anônimos e, ao coletá-los, podemos detectar rapidamente bugs, identificar pontos problemáticos no design da IU e também compreender em quais áreas de funcionalidade devemos nos concentrar. A maioria das empresas de software modernas coleta dados de uso anônimos, pois é muito útil ao priorizar correções de bugs e melhorias futuras na experiência do produto. Por exemplo, podemos ver que muitos de nossos usuários atualizaram para a edição Professional, mas nunca ativaram a ‘limpeza programada’, que é um dos principais benefícios do produto pago. A partir disso, sabemos que precisamos trabalhar mais para tornar esse recurso pago mais óbvio na IU do CCleaner.

Desde o lançamento, você compartilhou seus comentários e estamos ouvindo. Alguns de vocês estão preocupados que CCleaner possa estar acessando e compartilhando seus dados pessoais. Para ser claro, o CCleaner não coleta nenhum dado pessoal. Alguns de vocês nos disseram que não desejam compartilhar nem mesmo dados de uso anônimos. Depois de ouvir seus comentários, percebemos que precisamos fornecer a você um melhor nível de controle para a coleta de dados anônimos.

Quando se tratava de adicionar novas análises, a maneira mais simples de fazer isso era estender o recurso 'Monitoramento Ativo'. O Active Monitoring está no CCleaner há vários anos e é essencialmente apenas alguns gatilhos inteligentes para alertá-lo para limpar dados inúteis quando muitos deles se acumulam e também para mantê-lo atualizado com as definições de limpeza mais recentes (e mais seguras). Nome assustador à parte, esses alertas de limpeza contextuais ajudam a lembrar às pessoas que a limpeza é mais uma tarefa de manutenção do que uma solução única. Com o tempo, os arquivos inúteis continuarão a ser gerados e mais arquivos de rastreamento serão adicionados, e esses alertas ajudam nossos usuários a ficar por dentro disso.

De volta à v5.45, e ao que aprendemos: combinar a nova análise com o recurso de monitoramento ativo foi rápido de implementar, mas não oferece muita flexibilidade em termos de controle desses itens distintos separadamente. Lição aprendida: o mais simples nem sempre é o melhor. ”

Você falou, nós ouvimos. Aqui está o que estamos fazendo:

1. Separaremos os recursos de Monitoramento Ativo (alertas de limpeza de lixo e alertas de limpeza do navegador) e de pulsação (análise de uso anônimo) na IU e daremos a você a capacidade de controlá-los individualmente. Você terá a opção de ativar todas, algumas ou nenhuma dessas funções, e essa funcionalidade será controlada exclusivamente a partir da IU.
  2. Aproveitaremos esta oportunidade para renomear os recursos de Monitoramento Avançado no CCleaner para tornar suas funções mais claras.
  3. Vamos entregar essas alterações ao software nas próximas semanas.

Portanto, em poucas palavras, o Avast está admitindo que aproveitará esta oportunidade nas próximas semanas para coletar o máximo de dados do usuário possível e, em seguida, lançar atualizações futuras que trarão de volta alguma aparência de controle para o usuário.

Se você é altamente dependente do CCleaner, há algumas coisas que você pode fazer para evitar isso. Para começar, você pode tentar instalar o portátil versão do CCleaner, que não tem instalação, não tem monitoramento ativo e não permanece na memória do sistema quando você o desliga.

Você também pode seguir estas etapas rápidas para desativar o monitoramento ativo do CCleaner por meio do seu registro:

1. Desativar via Opções> Monitoramento de dentro do ccleaner
  2. Pressione Ctrl + shift + Esc, clique com o botão direito do mouse na lista Ccleaner na guia Processos. Selecione Finalizar Processo
  3. Vá para Iniciar (canto inferior esquerdo do Windows) e digite Regedit
  4. Navegue até HKEY_CURRENT_USER Software Microsoft Windows CurrentVersion Run
  5. Exclua apenas a entrada CCleaner no painel direito. Feche o programa Regedit - as alterações são salvas automaticamente.
  6. Vá para Iniciar e digite taskschd.msc
  7. Na Biblioteca do Agendador de Tarefas - exclua uma ou duas entradas do ccleaner clicando com o botão direito nelas.
  8. Reiniciar