Hardware / A nova linha de processadores para desktop de última geração da Intel só chegará a leilões fechados para grandes OEMs 2 minutos lidos

Intel 9980XE-1

Depois de finalmente deixar o mundo saber sobre seu progresso com 10 nm na CES, a Intel decidiu agitar o pote de processadores topo de linha. A gigante da tecnologia decidiu adicionar à sua série i9 o esperado i9-9990XE, que ficará um acima do i9-9980XE. O que é interessante desta vez é que você pode esperar ver isso nas prateleiras de varejo quase nunca. Isso mesmo, pessoal, este processador não é um chip topo de linha comum. Ousamos dizer que é para 0,1 por cento do mundo dos computadores. Este chip 'off roadmap', como eles o chamam, será vendido em leilões fechados para integradores de sistema selecionados. Esses leilões serão realizados uma vez a cada trimestre, o que perfaz quatro por ano. A partir dessas informações, o preço não pode realmente ser determinado, pois os chips podem ser vendidos na faixa de milhares de dólares. No entanto, o que podemos dizer é exatamente o quanto esse chip é um monstro.

atuação

Dados de Desempenho da Série XE Fonte - AnandTech

O chip, para uma comparação justa, será comparado com a última melhor coisa da Intel. Portanto, estamos comparando-o com seu irmão mais novo, o i9-9980XE. O novo chip tem 14 cores e 28 tópicos em comparação com os 18 núcleos e 36 threads do 9980XE. É um caminho interessante que a Intel percorreu com a 9ª geração de processadores em geral. Menos núcleos e threads e clocks mais altos na 9ª geração de chips fazem as pessoas se perguntando até onde a 8ª geração pode realmente ser empurrada, mas isso é uma discussão para outra hora. Por enquanto, o i9-9990XE apresentará um clock base de 4,0 GHz e um aumentar o clock de impressionantes 5.0 Ghz . 5 GHz é mais alto do que qualquer chip fornecido como padrão e é 0,5 GHz a mais do que o i9-9980XE.

Em termos de eficiência energética, o novo chip é. Bem, podemos também chamá-lo de poder com fome Porque o intel i9-9990XE tem um TDP listado de 255W. Em contraste, o 9980XE, com mais núcleos e threads, é classificado para 165W, 90W Menos!

O soquete para este chip será o usual 2066 na plataforma X299.

Conclusões

O entusiasta do PC provavelmente já deve ter notado algo a esta altura. Sendo que o 9990XE compartilha a mesma contagem de núcleos e de encadeamentos que o 9940XE. Nós também fizemos e isso nos fez pensar se são os mesmos núcleos e os mesmos threads, é apenas uma versão com overclock de fábrica maciça do mesmo chip? ou talvez seja a versão desses chips que eles decidiram vender com um prêmio enorme? se sim, por que eles simplesmente não fizeram isso com as versões binned do 9980XE? tudo isso pode ser apenas especulação, mas contribui para uma discussão poderosa à mesa de jantar.

Quanto à palavra final sobre o i9-9990XE, o primeiro leilão do chip está agendado para a terceira semana de 2019. Além disso, apenas 3 integradores de sistema foram convidados a participar. No que diz respeito ao próprio chip; onde podemos esperar que o desempenho seja um espetáculo para ser visto, as figuras de poder são motivo de alguma preocupação. Esses chips estão exigindo bastante potência. Com muita energia vem muito calor. Mesmo placas-mãe com VRMs resfriados ativamente terão dificuldade em conter este monstro de um chip em seu máximo. Mas, então, as pessoas que podem comprar as fichas por meio de leilão provavelmente também podem pagar todos os meios para mantê-las funcionando com desempenho máximo.

Será interessante ver em que mãos esses chips vão parar e a que custo. Acho que teremos que esperar para ver

Figuras de desempenho cortesia de AnandTech