Intel pede à Samsung para fabricar CPUs para PCs enquanto ela se esforça para atender à demanda?

Hardware / Intel pede à Samsung para fabricar CPUs para PCs enquanto ela se esforça para atender à demanda? 3 minutos lidos Intel Ice Lake

Logotipo da Intel



A Intel supostamente contratou a Samsung para fabricar sua próxima geração de CPUs de desempenho para PCs. A fabricante de chips aparentemente está tentando resolver vários problemas com a decisão de confiar na Samsung, que já garantiu vários pedidos importantes da NVIDIA e da Qualcomm. Com a decisão, a Intel também pode estar tentando desenvolver um fornecedor alternativo para a TSMC de Taiwan e se distanciar da Huawei.

Intel, uma empresa global de semicondutores que combina design e produção de semicondutores, teria abordado a Samsung e pediu o último para produzir suas CPUs destinadas principalmente ao mercado de PCs. A Samsung, que recentemente conquistou um grande número de clientes como NVIDIA e Qualcomm, aceitou o pedido. Curiosamente, a Samsung não produzirá CPUs Intel no processo de fabricação de 7 nm. Em vez disso, ele produzirá CPUs de 14 nm.



A gigante coreana de tecnologia tem comercializado agressivamente suas técnicas de fabricação e grandes unidades de produção para enfrentar líderes de mercado estabelecidos, como a TSMC de Taiwan. A empresa claramente quer dominar o mercado de não-memória, e o pedido da Intel certamente ajudaria a Samsung a atingir seu objetivo. O negócio de produção de wafer de silício da Samsung fechou o contrato de fornecimento de CPU de servidor da IBM no ano passado. A linha de negócios garantiu recentemente a GPU (Graphics Processing Unit) de última geração da NVIDIA e até mesmo o processador de aplicativos (APU) de última geração da Qualcomm. Se isso não for suficiente, até mesmo a Apple Inc. e a Hai Silicon (Huawei), a maioria das empresas de design de semicondutores que usam processos de última geração se tornaram clientes diretos ou indiretos da Samsung.



A Intel tem enfrentado uma escassez aguda de CPUs, especialmente no prometido novo processo de fabricação. A empresa tem enfrentado grandes desafios na área de refinamento de processos. Devido a esses problemas, a Intel acabou sendo obrigada a produzir CPUs no processo de fabricação de 14 nm, em vez do tão alardeado processo de fabricação de 10 nm. A Intel teve sucesso em refinar o processo, mas o atraso no processo e o desafio imediato de implantar as linhas de produção relevantes eram aparentemente um risco comercial muito alto. A avaliação de risco da Intel é verdadeira, especialmente devido às crescentes capacidades de seu rival imediato, a AMD.



A AMD tem monitorado a velocidade de seu desenvolvimento de CPUs de 7 nm. A empresa até trabalha incansavelmente para oferecer GPUs no novo processo de fabricação, ameaçando diretamente o domínio da Intel. Curiosamente, a AMD confiou suas CPUs e GPUs de 7 nm à TSMC. A Intel parece justificadamente preocupada com a perspectiva de que a AMD ganhe participação no mercado devido a atrasos em seus próprios recursos de fabricação de microprocessamento. Um atraso significativo em garantir que as CPUs mais recentes cheguem ao consumidor final pode alterar significativamente a participação de mercado da dupla.



Samsung vai fabricar a CPU para PC de 14 nm da Intel ‘Rocket Lake’?

De acordo com especialistas da indústria, as instalações de produção da Samsung produzirão em massa os produtos da Intel no processo de fabricação de 14 nanômetros. Não é muito provável que a Samsung fabrique a CPU para PC de 14 nm da Intel ‘Rocket Lake’. Esses processadores de próxima geração provavelmente seriam lançados em 2021. Parece um tanto redundante pedir à Samsung que fabrique CPUs que a própria Intel seja capaz de fabricar. No entanto, especialistas indicam que a Intel está testando as águas com a Samsung. É interessante notar que a Intel escolheu a Samsung em vez da TSMC, fabricante líder mundial de processadores.

É bem provável que a Intel esteja tentando evitar a proibição comercial que seu país impôs à Huawei. Isso ocorre porque a TSMC também faz CPUs para a Huawei. A empresa taiwanesa fabrica a maioria dos produtos da HiSilicon, subsidiária de design de semicondutores da Huawei. A propósito, a empresa reiterou recentemente seu compromisso com a Huawei.TSMC indicou que continuará a negociar com a Huawei, apesar das sanções do governo dos EUA. Portanto, pode ser uma decisão bastante arriscada para a Intel confiar sua produção de CPU à TSMC neste momento.

É interessante ver a Samsung fabricando CPUs da Intel no processo de fabricação de 14 nm, especialmente quando os rivais estão explorando ativamente o processo de fabricação menor de 7 nm. A decisão pode ter a ver com os desafios enfrentados com as técnicas de produção e tecnologias envolvidas na redução do tamanho da matriz para tamanhos excepcionalmente pequenos. Embora o boato não tenha muito peso, para a Samsung fabricar algo assim, teria que haver reformulações significativas. A Intel distribuiu apenas uma pequena produção de chips de desempenho para outras fabricações e isso valeria para o negócio da Samsung também.

O mais recente processo de fabricação de 7 nanômetros depende do processo de exposição ao ultravioleta extremo (EUV). Nem é preciso acrescentar que isso é bastante complicado e caro. Enquanto isso, o processo de fabricação de 14 nm é relativamente mais rápido, mais barato e mais eficiente. Além disso, é um processo de produção estabelecido e comprovado. Isso permite que as CPUs sejam feitas com eficiência de custos como uma das prioridades. No mundo real, isso significa simplesmente que a Intel poderia oferecer CPUs a preços bastante competitivos. A vantagem competitiva entre os processos de fabricação de 14nm e 7nm pode ser gradualmente minimizada com um melhor design e otimização da arquitetura da CPU.

Tag intel samsung