Intel reconhece o domínio da AMD em cargas de trabalho multi-threaded com Matisse

Hardware / Intel reconhece o domínio da AMD em cargas de trabalho multi-threaded com Matisse 4 minutos lidos

Sede da Intel. Fortuna



Muito poucas empresas conseguem mudar sua sorte como a AMD fez. De uma compra da Microsoft e rumores de falência em 2015 para postar uma receita de US $ 1,27 bilhão no primeiro trimestre de 2019, superando as expectativas do mercado. O desenvolvimento da arquitetura Zen era realmente importante para a AMD, se fosse descoberto algo como o fiasco do Bulldozer, a empresa estaria em sérios apuros hoje. De qualquer forma, não foi esse o caso e a AMD conseguiu impressionar com sua forte linha de produtos construída na arquitetura Zen.

Entre o Bulldozer e o Zen, houve uma grande lacuna de tempo e a Intel praticamente não teve concorrência por um tempo, o que resultou em um aumento no preço de seus produtos com muitas séries de processadores consequentes sendo apenas atualizações. Agora que a AMD está de volta com uma linha incrível tanto no mercado de servidores quanto no de desktops domésticos, a Intel está recebendo um pouco de calor. Em um memorando interno que vazou para os funcionários da Intel, a empresa agora reconhece a AMD como um forte concorrente.



A postagem foi intitulada como “ Perfil competitivo da AMD: onde vamos de igual para igual, por que eles estão ressurgindo, quais chips nossos venceram os deles “, Ele investiga alguns pontos interessantes, mas não há nenhuma informação nova.



Servidores e CPUs de desktop

A postagem menciona alguns dos desafios enfrentados pela Intel, afirmando “ O que explica o ressurgimento da AMD como um competidor formidável da Intel? Em parte, pode ser o foco estratégico da empresa em produtos premium de alto desempenho para os segmentos de mercado de desktops, datacenters e servidores . '



As CPUs Intel sempre foram a primeira escolha para HPCs x86 em todo o mundo, mas a AMD agora é competitiva também nesta frente com sua linha de servidores EPYC. Os processadores AMD EPYC e as GPUs Radeon Instinct agora equipam o Corona Cluster no Lawrence Livermore National Lab. O memorando aborda isso afirmando “ A AMD recentemente vem ganhando força na conquista de ofertas de nuvem pública. E a concorrência da AMD está se tornando especialmente dura na computação de alto desempenho. O desempenho do HPC geralmente é determinado pelo número de núcleos e pelo número de canais de memória (ou largura de banda da memória). A Intel é desafiada em ambas as frentes. ” continuando ' Os próximos produtos Zen-core de próxima geração da AMD, com o codinome Rome para servidores e Matisse para desktops, intensificarão nossa competição de desktops e especialmente de servidores. Este último é provavelmente o mais intenso em cerca de uma década. Na Computex, a AMD anunciou que Matisse, os processadores da série Ryzen 3000 de 3ª Geração da empresa, estaria disponível a partir de 7 de julho. ”

Processo de manufatura

Locais de montagem da Intel Fab

A Intel possui fábricas em todo o mundo, o que significa que a fabricação é feita internamente. A AMD, por outro lado, tem seus chips fabricados por fábricas de terceiros (TSMC e GF). O memorando da Intel coloca isso como uma vantagem distinta, declarando “ Aproveitando a fabricação de 7nm da TSMC - a AMD não fabrica mais seus próprios chips - a AMD pode gerar contagens de núcleos mais altas e desempenho mais alto do que poderia anteriormente com a Global Foundries como seu fabricante interno. Esses produtos de 7 nm ampliarão o desafio competitivo de curto prazo da AMD.



Isso significa que eles têm flexibilidade para usar qualquer tecnologia de processo que desejem, qualquer processo que seja melhor para seus produtos. O TSMC oferece uma vantagem em termos de avanços do nó de processo. [Veja o perfil competitivo da Circuit News na TSMC.] Eles estão usando seu processo de 7 nm e com isso obtêm um aumento de frequência por núcleo e menor potência, o que significa que podem escalar para mais núcleos por processador.

- Em Por que é importante que a AMD vá para a TSMC para fabricação?

A Intel também lançou produtos “Ice Lake” de 10 nm neste ano, embora fossem todos lançamentos de CPU móvel para laptops. CPUs de desktop de alto desempenho de 10 nm ainda não foram anunciadas. A circular também menciona isso, afirmando “ Nosso foco deve ser colocar nossa execução em forma o mais rápido possível. Estamos em um momento competitivo, em parte por causa de nossos problemas de execução, sejam relacionados ao nosso nó de tecnologia de processo ou aos nossos produtos que interceptam esses nós. Portanto, acho que a execução de nosso roteiro e estratégia ajudará tremendamente. ”

Molho secreto da Intel

A circular atribui o sucesso da Intel a algumas áreas-chave. “ O molho secreto da Intel não é um único ingrediente. Em vez disso, são os seis pilares da inovação - processo, arquitetura, memória, interconexão, segurança e software “. A maior parte disso aqui pode ser acordada, mas seria justo tirar pontos da Segurança. CPUs da Intel foram fortemente afetadas por falhas de execução especulativa e muitos dos patches afetaram diretamente o desempenho final.

Eles também falam sobre suporte de software aqui e ainda continua sendo uma vantagem distinta para a Intel.

O software, um dos seis pilares, há muito é uma vantagem inédita da Intel. Uma peça-chave da estratégia competitiva de nossa empresa é destacar nossa inteligência de software em relação à AMD. Software projetado pela Intel ou contribuições de código de software - que podem tocar em tudo, desde o kernel do Linux ao Adobe Lightroom

Esses ativos de software, muitas vezes subjacentes, diferenciam a Intel da AMD e podem oferecer uma experiência melhor aos usuários finais e clientes. Uma métrica da força do software da Intel: os 15.000 desenvolvedores de software de nossa empresa. Esse número é mais do que todos os funcionários da AMD.

Preço e proposta de valor

Como mencionamos anteriormente, a Intel tem um preço premium sobre ofertas semelhantes. A AMD sempre foi uma marca orientada para o valor, tanto no espaço de CPU quanto de GPU. Até recentemente, eles não competiam no espaço de produtos de alta tecnologia, mas se concentravam em fortes ofertas de gama média.

A circular também toca neste assunto, afirmando “ Intel é uma marca premium. Às vezes, e em algumas cargas de trabalho, podemos cair para baixo no desempenho, como no segundo semestre deste ano. Em outras ocasiões, e em outras cargas de trabalho, atingimos 3x ou mais o desempenho. Nossos preços continuarão refletindo o valor que oferecemos aos nossos clientes. ” Eles também afirmam “ Além disso, eu diria que os usuários não compram um chip. Eles compram um sistema. Eles compram uma solução completa que inclui habilitação de software, habilitação de fornecedor, validação, suporte técnico, capacidade de gerenciamento, experiência pronta para uso, consistência sustentada do fornecedor e muito mais. Então, sim, embora um OEM ou ODM possa comprar um chip, o usuário final geralmente não compra apenas um chip. Acreditamos que o preço de nosso produto em relação à AMD reflete o grande valor agregado que vem especificamente da compra da Intel com nossas décadas de investimentos incomparáveis ​​em validação, software e segurança ”.

Em suma, foi uma leitura divertida, embora a maior parte fosse de conhecimento comum. Esta circular foi postada em “ Circuit News ”, Que é um portal exclusivo para funcionários da Intel. O memorando vazou no Reddit e você pode ler a coisa toda aqui.

Tag amd intel