Processo de GPU paralelo: Crossfire vs SLI

Os jogos nos dias modernos estão se tornando cada vez mais exigentes no que diz respeito ao uso da GPU. Isso significa apenas que sua dependência de placas gráficas mais poderosas não é algo para ser menosprezado. Para jogar em quadros ou qualidade ideais, você vai precisar de uma placa gráfica que seja poderosa o suficiente para lidar com a carga.



Quer você esteja jogando 1080p, 1440p, 4K, se quiser ter a melhor experiência possível, é necessário que você vá com uma GPU que consiga acompanhar. A melhor coisa a fazer em tal situação é simplesmente ir com a melhor placa de vídeo possível disponível no mercado como esta Melhores GPUs 2080ti , ou pelo menos o melhor em seu orçamento.

No entanto, se você não tem restrições de orçamento, você pode até mesmo ir com várias GPUs para obter a vantagem nos jogos mais exigentes disponíveis no mercado. O suporte a várias GPUs está disponível tanto na Nvidia quanto na AMD e, nos últimos anos, ele melhorou drasticamente.



No entanto, vale realmente a pena gastar o dinheiro extra e você vai conseguir o dobro do desempenho combinando duas cartas? É isso que veremos para ver como esses sistemas funcionam e se há algum benefício em gastar o dobro do dinheiro em uma placa de vídeo.





O que são SLI e Crossfire?

Antes de entrarmos em detalhes, vamos esclarecer algumas coisas sobre o SLI e o Crossfire. Assim como G-Sync e Free Sync, ambos são feitos para lidar com a mesma tarefa, e fazem isso, mas de maneiras diferentes.

Teoricamente, ter duas placas deve dobrar seu desempenho e permitir que você jogue em resoluções mais altas, bem como com taxas de quadros mais altas. No entanto, não funciona dessa forma. A questão é que, para tornar o jogo compatível com SLI ou Crossfire, os desenvolvedores precisam ir mais longe e adicionar suporte para ambas as tecnologias em seus jogos. Além disso, eles também precisam adicionar otimização para ambas as tecnologias. Isso resulta em muitos jogos ainda não suportando SLI ou Crossfire.

Isso também significa que essa tecnologia não é escalonada em um padrão linear. Em palavras mais simples, se você está obtendo 60 quadros com uma única GTX 1080, adicionar outra não resultará em 120 quadros. A maioria dos jogos tem um escalonamento ruim, mas alguns deles funcionam muito, muito bem.



Além disso, as duas tecnologias também funcionam em princípios diferentes.

  • Renderização de quadro dividido : Como o nome sugere, neste tipo de modo de renderização, a GPU divide a carga de trabalho total. Isso significa que uma GPU tratará de uma única parte do quadro e a outra GPU tratará da segunda parte do mesmo quadro. Renderizando efetivamente um único quadro em conjunto.
  • Renderização de quadro alternativa: Nesse método de renderização, a carga de trabalho é dividida de forma que as GPUs funcionem em quadros totalmente diferentes. Portanto, por exemplo, a GPU 1 está trabalhando nos quadros 1, 3, 5, enquanto a GPU 2 está trabalhando nos quadros 2, 4 e 6.

As diferenças entre Crossfire e SLI

Mesmo após o fato de que ambas as tecnologias têm objetivos semelhantes a atingir, elas ainda são inerentemente diferentes em mais do que apenas um aspecto. Dito isso, a seguir, você pode encontrar algumas das principais formas em que SLI e Crossfire são diferentes um do outro.

  • Você deve usar GPUs idênticas para executá-las em SLI. O que significa que uma GTX 1080 só pode ser emparelhada com uma GTX 1080, independentemente da marca. Se houver uma diferença nas velocidades de clock, o mais baixo de ambos será escolhido como linha de base. Quanto ao Crossfire, você não precisa ter as mesmas GPUs, contanto que sejam da mesma arquitetura. Isso significa que um RX 580 pode ser emparelhado com um RX 570 ou RX 560.
  • Você terá que conectar GPUs em SLI usando uma ponte que a Nvidia vende separadamente. No entanto, com a AMD, esse não é mais o caso. Você só precisa conectar as duas GPUs em seus respectivos slots e o PC as reconhecerá.
  • SLI é mais caro porque você tem que comprar uma placa-mãe com certificação SLI, algo que a Nvidia precisa fazer para suportar o SLI. Essas placas-mãe geralmente são mais caras também. Por outro lado, o Crossfire pode funcionar em qualquer placa-mãe, desde que você tenha dois ou mais slots PCI-e.

As desvantagens de usar várias GPUs

Embora a tecnologia seja certamente fascinante, devemos entender que também existem algumas desvantagens. No passado, ter uma configuração multi-GPU era ótimo porque vários desenvolvedores trabalhavam arduamente para garantir que os jogos suportassem as configurações e que fossem bem otimizados para isso também. No entanto, à medida que o tempo passava e as GPUs individuais se tornavam mais e mais poderosas, a ideia de várias GPUs começou a desaparecer.

Muitos desenvolvedores modernos não trabalham ativamente no suporte multi-GPU, muitos jogos ainda não o suportam, e aqueles que o suportam também não estão devidamente otimizados para isso. Na verdade, com a série GTX 1000, a Nvidia apenas a suportava na GTX 1070 e acima. Eles agora substituíram completamente o SLI pelo NVLink na série RTX, no entanto, é muito cedo para dizer como essa tecnologia funcionará para a Nvidia.

Além disso, quando você está indo com uma configuração multi-GPU, você deve manter o resfriamento em mente. Já que agora você tem duas GPUs gerando calor em vez de apenas uma. Se ambos forem resfriados a água, você não precisa se preocupar tanto, mas, caso contrário, é uma preocupação que você deve manter em mente.

Por último, mas não menos importante, você precisará investir em uma fonte de alimentação que suporte ambas as placas sob carga porque isso será um fator importante.

Existem benefícios para SLI ou Crossfire?

Com muitas limitações que prendem a tecnologia de outra forma incrível, só nos perguntamos se há algum benefício para essas tecnologias. Bem, em situações onde a única GPU mais poderosa não é suficiente, você pode obter outra GPU para obter o espaço adicional que você tem obtido.

Essa é geralmente considerada a regra de ouro que muitos especialistas também sugerem.

Conclusão

Em conclusão, não há como negar que ambas as tecnologias são excelentes. No entanto, o fator mais importante é se eles ainda são relevantes nos dias modernos. Com as GPUs individuais se tornando cada vez mais poderosas, a necessidade dessas tecnologias sempre existirá.

A introdução do NVLink pela Nvidia certamente parece algo que pode mudar o jogo. No entanto, não temos certeza se será tão eficaz e também não temos certeza se a AMD fará o mesmo com sua tecnologia.

Fique tranquilo, se você quiser fazer SLI ou Crossfire em suas GPUs; a maneira mais simples é comprar a GPU mais poderosa em seu orçamento e ver se há necessidade dela.