Como configurar sua rede Mesh WiFi

Então, você saiu, entrou no movimento e foi em frente e comprou uma rede WiFi Mesh. Agora você está tentando descobrir como instalá-lo, o que o traz aqui. Bem, em primeiro lugar, parabéns. Você fez um dos investimentos mais inteligentes que poderia fazer na Internet. Agora, vamos discutir como colocar esse investimento em funcionamento para que você possa desfrutar de conectividade de alta velocidade à Internet em cada centímetro da sua casa (ou escola ou local de trabalho ou onde quer que você queira colocar esses bad boys).



Em primeiro lugar, vamos entender como sua nova rede Mesh WiFi realmente funciona. Compreender seu princípio básico ajudará muito na configuração correta, de modo que você possa capitalizar suas capacidades e obter o máximo delas. Para começar, entenda duas coisas. Em primeiro lugar, sua rede Mesh WiFi tem um roteador principal central e vários nós de satélite que são extensões desse roteador, como se fosse o próprio roteador colocado nesses locais de satélite. Segundo, sua rede salta dos nós que vêm ao longo do caminho até chegar ao nó mais próximo de você; é assim que ocorre sua transferência de dados e transferência de sinal. A partir dessas duas coisas, você pode concluir que a conectividade não cairá conforme você muda de uma área para outra, desde que haja outro nó por perto para se conectar (você não terá que desconectar e reconectar cada vez que se mover pelo espaço e reinsira as senhas para extensores e boosters, como faria em uma configuração tradicional). Você também pode concluir que espaçar esses nós estrategicamente irá percorrer um longo caminho para garantir que você não tenha zonas mortas em seu espaço e que também não tenha muitos nós pelos quais seu sinal precisa saltar até chegar até você.

Com os fundamentos fora do caminho, saiba que configurar uma rede Mesh WiFi foi projetada para ser fácil, pois esses dispositivos são especificamente projetados para serem amigáveis ​​e fáceis de trabalhar. Há algumas coisas a serem avaliadas antes de configurá-los para garantir que você os posicione de maneira ideal e use os roteadores Mesh adequados para atender às suas necessidades.



Etapa 1: configurar o aplicativo

O aplicativo de rede Nest WiFi Mesh.



Cada rede Mesh WiFi vem com seu próprio aplicativo de software distinto. Para iniciar o procedimento de configuração, encontre o aplicativo do seu produto na app store ou google play store e clique em download. Você pode encontrar um código QR na caixa do produto ou no folheto que vem dentro dele. Você pode digitalizar isso para direcionar seu telefone para a página de download do aplicativo.



Depois de baixar o aplicativo, inicie-o e crie sua conta. Defina seu nome de usuário e senha de administrador (e anote-os em algum lugar para não esquecê-los, pois toda a sua conectividade com a Internet será controlada por essa única senha).

Etapa 2: Posicione seu nó de malha primária

O nó principal do roteador Mesh central TP-Link e os nós satélite de suporte.

Sua rede Mesh terá um nó de roteador principal e vários nós de satélite. O nó do roteador principal deve ser colocado perto de onde o roteador tradicional anterior foi colocado, pois será alimentado pelo modem tradicional principal que você já possui por meio de uma conexão LAN. Isso é feito para que ele possa extrair o sinal da linha principal que está fornecendo conectividade à Internet para o seu espaço. Não coloque este nó do roteador primário central em nenhum espaço fechado, como um armário ou gaveta. Mantenha-o aberto para que ele possa se comunicar bem com todos os seus nós de satélite.



Etapa 3: Integrar o nó de malha primária ao seu modem

Uma representação gráfica da web como a natureza de uma rede WiFi Mesh.

Desconecte o modem do plugue de alimentação para ter a chance de reiniciá-lo. Isso permitirá que ele atribua aos nós de malha aos quais você conectar um endereço IP novo e válido para cada um. Agora use um cabo LAN para conectar o nó do roteador principal central ao roteador do modem antigo. Ligue os dois dispositivos.

Inicie o aplicativo de rede Mesh que você acabou de instalar e siga as instruções na tela para configurar seu nó primário com o roteador sem fio. As instruções variam de fabricante para fabricante, mas são simples e fáceis de seguir. Isso atribuirá o endereço IP principal ao seu nó primário central e você também poderá definir o nome e a senha da sua conexão sem fio neste ponto.

Algumas redes Mesh permitem que você use apenas um único SSID para ambas as bandas de rádio, mas outras permitem que você defina nomes individuais para 2,4 GHz e 5 GHz. Se sua rede Mesh atender a isso, você também poderá definir esses nomes por meio do aplicativo.

Etapa 4: posicione seus nós de satélite

Uma representação visual da extensão de cobertura de uma rede Mesh WiFi e a eliminação de zonas mortas. Imagem: LinkSys

Coloque seus nós de satélite no espaço que você está tentando cobrir, espaçando-os uniformemente para que cubram a área ideal e evitem quaisquer zonas mortas em seu espaço. Isso garantirá que você tenha um ponto de acesso de nó de satélite próximo a você, não importa aonde vá, e ajudará no processo de ricochete entre si, bem como enviará o sinal de dados para você sem problemas.

O princípio geral no posicionamento do nó é identificar uma zona morta potencial que você gostaria de estender seu sinal WiFi até e colocar um nó a meio caminho entre o roteador Mesh principal central e essa zona morta. Se essa zona morta estiver longe, considere dividir a distância em três e coloque dois nós ao longo do caminho para essa zona morta potencial. Não deixe um nó se estender por duas salas ou mais de 30 pés em geral. Verifique as diretrizes específicas e a faixa dos nós que você adquiriu para levar em conta suas especificações de faixa exclusivas também. A maioria das configurações de nó Mesh WiFi mostra se sua colocação é boa por meio de um indicador LED no nó. Conforme você se afasta em uma área desagradável, o nodo se acenderá com um led vermelho para que você saiba que este não é um bom posicionamento.

Depois de colocar seus nós em uma proximidade decente, inicie seu aplicativo Mesh e pesquise os nós. Seu aplicativo irá automaticamente procurar e se conectar a eles, desde que estejam ao alcance, onde quer que você os tenha colocado em seu espaço. Os aplicativos de rede Mesh WiFi também fornecem medições de intensidade do sinal e permitem que você saiba se o seu nó está bem colocado ou não. Você pode realizar os testes de sinal no aplicativo para determinar se o seu posicionamento é bom e mover os nós e repetir os testes até que o posicionamento seja satisfatório.

Lembre-se de que seus nós serão capazes de fornecer conexão com fio aos seus consoles e televisores, portanto, é uma boa ideia mantê-los próximos a esses dispositivos para que possam ser facilmente conectados entre si. A maioria dos nós tem pelo menos uma porta LAN que permite conectar um dispositivo, mas alguns vêm com várias. Avalie suas necessidades de integração de dispositivo e coloque seus nós considerando este fator também.

Etapa 5: decidir entre backhaul com e sem fio

Como conectar nós NetGear Mesh WiFi por meio de uma conexão com fio à fonte de conexão de Internet central.

O backhaul sem fio é a capacidade de seus nós Mesh de retornar os dados recebidos por meio deles para o roteador WiFi Mesh principal central. Com base nas especificações da sua rede Mesh, ela pode usar ambas as bandas de rádio (2,4 GHz e 5 GHz) para o backhaul sem fio ou pode apenas usar um fluxo dedicado de 5 GHz. Algumas configurações de malha fornecem a opção de conectar a conexão entre os nós também. A conexão com fio fornecerá melhor desempenho, portanto, se você puder configurá-la e tiver os fios para fazer isso, isso é recomendado. Você pode querer considerar a aparência desses fios e talvez instalar conduítes ocultos para a fiação WiFi de sua casa.

Etapa 6: configurar controles especiais

Configurar controles dos pais, restrições, pausas programadas e muito mais no aplicativo Nest WiFi Mesh Network.

Por meio do aplicativo da sua rede Mesh, você poderá configurar o controle dos pais, bloquear determinados conteúdos ou sites e também atribuir prioridade ao dispositivo. Para fazer isso, você pode criar perfis distintos para os dispositivos que você conecta ao seu sistema para personalizar sua exposição na Internet. Por exemplo, se você tem dois adultos, um adolescente e um bebê em casa, pode criar perfis para cada um deles associados a seus dispositivos específicos em casa (ou seja, seus laptops, telefones, tablets e outros dispositivos) e definir restrições e permissões de conteúdo. O perfil do bebê pode ser limitado apenas ao conteúdo de menores de 7 anos. Isso não permitirá o acesso a sites de mídia social ou sites adultos. O perfil do adolescente pode ser limitado ao conteúdo para menores de 13 anos. Isso também limitará a exposição a conteúdo adulto e atividades online para adultos. Os perfis de adulto podem ser mantidos abertos. A escolha é sua para definir esses perfis de acordo com o que você considera apropriado para a idade. Um perfil geral para o uso comum de dispositivos domésticos, como televisores, também pode ser criado, permitindo conteúdo para o público geral.

Por meio deste aplicativo, você pode ficar de olho na atividade e no uso da Internet do seu espaço. Você pode ver quais sites são acessados ​​quando são acessados ​​e a quantidade de dados consumida. A maioria das redes Mesh WiFi vem com antivírus embutido e proteção contra malware para proteger seus dispositivos antes mesmo de chegar até você.

Pensamentos finais

Configurar redes Mesh WiFi é um processo fácil porque elas são especialmente projetadas para serem fáceis de usar. Os aplicativos de software que os acompanham tornam todo o processo de configuração muito mais fácil, fornecendo dicas, indicadores e instruções ao longo do caminho. Os aplicativos vêm equipados com algoritmos de solução de problemas e centros de ajuda, tornando todo o processo fácil e descomplicado. A parte mais difícil e demorada dessa configuração será a colocação de seus nós de satélite, mas se você seguir as dicas fornecidas acima, você os colocará nos locais mais estratégicos que atendem bem a todos os seus dispositivos e à Internet do seu espaço necessidades.