Como listar todos os comandos do Linux que seu shell conhece

Na verdade, existe um comando para listar todos os outros comandos que um shell do Linux conhece, mas muito provavelmente você não está familiarizado com ele. Se já houve um Catch-22 contra-intuitivo em relação ao uso de linhas de comando do sistema operacional baseado em GNU / Linux, então é isso. Dito isso, felizmente é extremamente fácil pegar o comando em questão, mesmo que o shell não possa dar a você imediatamente.

Para começar, você precisará usar Ctrl + Alt + T para abrir uma linha de comando. Os usuários do Xfce4, KDE e LXDE irão querer clicar em Ferramentas do Sistema no menu Aplicativos e então clicar em Terminal. Aqueles que usam o Ubuntu Unity podem pesquisar a palavra Terminal no Dash. Naturalmente, esse truque funcionará tão bem em um ambiente de terminal virtual mais tradicional.

Método 1: Listagem de comandos com o compgen Shell integrado

Na linha de comando, digite compgen -c | Mais para listar todos os comandos que você pode executar. Use a barra de espaço toda vez que quiser ir para baixo em outra página longa de texto. Você notará que este utilitário tem uma ideia extremamente ampla do que é um comando. Muitos sinais de pontuação que normalmente não seriam considerados comandos que não funcionariam se você simplesmente os digitasse em um terminal, já que são usados ​​para vincular pedaços de comandos mais longos.

Se você estiver usando um emulador de terminal moderno, poderá sempre rolar para cima para ver o que perdeu quando começar a rolar para fora da tela. Ao encontrar o comando que estava procurando, você pode digitar q uma vez para voltar ao prompt de comando. Na verdade, este é um bash embutido, então se você estiver usando o shell Almquist ou o C-shell, você não será capaz de usá-lo.

O utilitário compgen oferece várias outras opções, embora você possa ter notado que ele não tem uma página de manual, pois é um shell integrado. Isso torna um pouco difícil descobrir como usar. Felizmente, cada uma dessas opções não é difícil de lembrar. Tipo compgen -a para listar todos os aliases que você possui. Usando compgen -b lista todos os outros comandos internos do shell e compgen -k lhe dará uma lista de palavras-chave. Se você realmente gostaria de ler mais sobre o comando, pode digitar homem construído para ver a página real do shell bash.

Visto que esta é uma página terrivelmente longa, já que menciona tudo o que o bash pode fazer por si mesmo, digite / compgen e pressione Enter para pesquisar. Você provavelmente terá destacado apenas a primeira menção a ele, então digite / e pressione Enter novamente. Você terá um parágrafo explicando o que o pequeno programa compgen faz.

A propósito, assim como você precisa usar compgen -c | more para ver todos os comandos em uma ordem decente, você também precisará usar compgen -b | mais para evitar que este também role para fora da tela. Os outros não devem dar muita saída. Dito isso, se você estiver usando qualquer emulador de terminal moderno, basta rolar para cima assim que a saída começar a fluir diretamente para fora da tela.

Método 2: usando o truque da tecla Tab

Você provavelmente já sabe como, ao pressionar a tecla tab duas vezes no prompt do bash, ele começa a fazer sugestões. Se você digitar parcialmente um comando e pressionar a tecla Tab, o comando será concluído automaticamente, sem precisar digitar o resto. Se você for como a maioria dos usuários, então você tem usado isso para realizar mudanças em diretórios muito longos ou excluir nomes de arquivos enormes sem ter que digitá-los.

Com um determinado comando, você pode realmente fazer esse truque mostrar todos os comandos do seu sistema. Tipo bash –norc e pressione enter para obter a sessão bash mais básica possível, porque a maioria das distribuições realmente desabilita essa funcionalidade para começar. Você notará que seu prompt mudou para algo bastante genérico. Agora, sem fazer mais nada, pressione a tecla tab duas vezes.

Você será questionado se deseja mostrar quantas possibilidades existem, então você deve apertar a tecla y para fazer isso. Agora você verá uma lista de todos os comandos em seu sistema. Pressione a tecla q quando chegar ao comando que está procurando. É como qualquer outra lista de sugestões do bash que você viu, então você pode navegar exatamente da mesma maneira sem problemas. Ao contrário das listas anteriores, esta será classificada sem a necessidade de canalizar para nada.

Quando quiser sair da nova sessão, basta digitar exit e você estará no prompt anterior.