Como aumentar a intensidade do sinal para um sinal wi-fi fraco no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A integridade do sinal WiFi é um grande problema para muitos usuários do Linux, mas infelizmente há uma grande quantidade de estática em relação ao problema. Algumas pessoas realmente evitam usar qualquer distribuição de Linux porque acreditam que perderão a capacidade de trabalhar com Internet sem fio se o fizerem. Este não é o caso. Existem quatro maneiras principais de melhorar a recepção do sinal sem fio no Linux, e todas envolvem correções de driver de software. Se você estiver tendo problemas, pode primeiro procurar outro lugar. Os usuários de placas WiFi internas, como as presentes na maioria dos notebooks e netbooks, devem garantir que elas estejam firmemente conectadas. Reserve um momento para localizar o painel que esconde o cartão na parte inferior do seu dispositivo, se necessário, e abra-o somente depois de desligar a máquina. Certifique-se de que está conectado corretamente. Da mesma forma, se você estiver usando algum tipo de dongle USB WiFi, certifique-se de fazer uma boa conexão antes de prosseguir com qualquer um dos métodos de software Linux para melhorar a recepção do sinal sem fio.



Método 1: usando um driver WiFi proprietário

Os usuários do Ubuntu vão querer abrir o aplicativo Software & Updates clicando no Dash e selecionando-o em Aplicativos ou procurando por ele digitando na barra do Dash. Os usuários do Xubuntu, Kubuntu e Lubuntu podem clicar no menu Aplicativos ou segurar Alt + F1 e navegar até Preferências para encontrar o aplicativo. Clique na guia Drivers adicionais e aguarde um momento. Uma mensagem informando que ele está procurando drivers adicionais irá cumprimentá-lo. Se você estiver tendo problemas para obter qualquer conectividade Wi-Fi, será necessário conectar um cabo Ethernet para obter o programa de conexão suficiente com a Internet para procurar drivers. Se algum nome de driver aparecer na caixa, você terá a opção de clicar neles e selecionar o botão Aplicar alterações para instalar o driver. Certifique-se de que o nome do driver em questão corresponda ao nome do adaptador sem fio que você está usando. A maioria dos usuários que lidam com esses problemas provavelmente terá hardware Realtek, Broadcom, Marvell, Lucent ou Intel. Os usuários de dispositivos Qualcomm Atheros não devem prosseguir com a instalação na maioria dos casos.





Você pode ver uma mensagem sobre não ter encontrado nenhum driver adicional, o que pode indicar que você já instalou um driver. Isso também pode significar que seu kernel não detectou seu hardware ou que você está usando um hardware Qualcomm Atheros totalmente compatível com uma solução de código aberto.

Aguarde alguns instantes se você selecionou um driver para que ele possa ser instalado. Você receberá uma mensagem informando que a instalação foi concluída. Clique no botão Fechar para sair da janela. Se o prompt do gksu aparecer a qualquer momento durante esse processo, você pode simplesmente usar sua senha de administrador normal e a tecla enter para continuar. Observe que os usuários de distribuições Linux aprovadas pela Free Software Foundation não terão essa opção. Aqueles que usam Trisquel ou Fedora terão que passar imediatamente para o Método 4 para prosseguir.



Método 2: Removendo Drivers WiFi Proprietários

Os usuários do Linux Mint, as várias distribuições * buntu e algumas distribuições derivadas do Debian podem, às vezes, ter instalado algum tipo de driver de hardware proprietário ao configurar seu sistema pela primeira vez. Como alternativa, você pode descobrir que as etapas no Método 1 realmente causaram algum tipo de problema inesperado. Em qualquer caso, o mesmo processo executado ao contrário resolverá o problema. Abra o menu Dash, Applications ou Whisker e selecione o aplicativo Software & Updates uma segunda vez. Selecione a guia Drivers adicionais uma segunda vez. Clique no driver alternativo instalado ou use as teclas do cursor para realçá-lo e selecione o botão Reverter para reverter o driver anterior. Mais uma vez, isso levará alguns minutos e o kernel precisará detectar seu hardware wireless novamente. Você pode ser informado de que o sistema precisa ser reiniciado antes de atualizar o driver. Se for esse o caso, você precisará salvar todo o trabalho em qualquer programa aberto antes de continuar. Você usará o driver de código aberto anterior assim que o sistema voltar a funcionar. Ao executar o aplicativo Software & Updates, você provavelmente será executado no prompt gksu, porque no momento não está operando como root. Usuários de distribuições * buntu também podem ter o usuário root eliminado. Nesse caso, basta inserir sua senha de administrador e pressionar a tecla Enter para continuar.

Método 3: escolhendo drivers proprietários durante o processo de instalação

Muitas distribuições do Linux permitem que os usuários procurem drivers adicionais ao instalar o sistema operacional. Supondo que você gravou um arquivo ISO em um stick de memória USB ou cartão SD e inicializou a partir dele, você pode ir mais longe e selecionar seu idioma. O software de instalação gráfica usado pelas distribuições * buntu, Linux Mint e Bodhi Linux oferece uma caixa de seleção que diz “Instalar este software de terceiros”, que você deve verificar clicando nela. Isso também instalará codecs MPEG Layer-3, bem como Flash player. Indivíduos usando a imagem ISO do instalador alternativo para Lubuntu receberão o mesmo prompt em uma janela gerada por ncurses. Destaque a caixa de seleção pressionando a tecla para baixo até que o cursor pisque sobre ela e, em seguida, pressione a barra de espaço para selecioná-la. Em última análise, isso terá o mesmo efeito no software de instalação e deverá instalar drivers sem fio proprietários. Em qualquer um dos casos, prossiga com a instalação normalmente. Você pode fazer com que o instalador peça que você se conecte a uma conexão sem fio durante o processo, embora isso seja um pouco improvável se você já estiver usando um cabo Ethernet para conectividade. Se for esse o caso, use as teclas do cursor para destacar sua conexão e pressione a tecla Enter para selecioná-la. Digite o código encontrado no seu modem WiFi para continuar. Os usuários do instalador gráfico mencionado anteriormente podem clicar na conexão para utilizá-la. Naturalmente, se você alterou seu código, precisará usar o novo que definiu. Mais uma vez, a Free Software Foundation não dará seu selo de aprovação a soluções de software que contam com esses tipos de drivers. Portanto, se você estiver usando Fedora, Trisquel ou qualquer outra distribuição que dependa exclusivamente de software livre, como o derivado do Arch Linux, Parabola GNU / Linux Libre, você não será capaz de usar esta técnica. Você pode descobrir que o instalador do openSUSE também não tem.

Método 4: Melhorar a recepção de sinal sem fio com a linha de comando

Você pode descobrir que o Windows 10, OS X ou outro sistema operacional que pode inicializar sua máquina para funcionar bem com sua placa WiFi, mas você tem algum tipo de condição de recepção de sinal fraca no Linux. Os outros métodos também podem não ter funcionado. Você pode tentar usar alguns comandos da linha de comando para corrigir o problema, se for esse o caso. Provavelmente, isso só funcionará se você estiver usando um driver sem fio de código aberto. Você precisará saber o nome do seu dispositivo sem fio para continuar. Abra um terminal de comando padrão pressionando Ctrl, Alt e T ao mesmo tempo. Você também pode selecionar como alternativa o menu Dash, Applications ou Whisker e abrir o Terminal clicando nele ou selecionando-o com as teclas do cursor e pressionando a barra de espaço. Digite lspci para encontrar uma lista de dispositivos PCI conectados ao seu sistema. Se você souber o nome do fornecedor do hardware, poderá digitar lscpi | grep -i name enquanto substitui o rótulo do nome pelo nome do fornecedor em questão, como Realtek ou Intel. Na maioria dos casos, você não terá dispositivos suficientes para se preocupar em pesquisar na lista. Normalmente, você pode apenas dar uma olhada na saída e encontrá-la rapidamente. Isso só funcionará se você estiver usando um adaptador sem fio integrado. Os usuários de equipamentos USB devem executar lsusb ou lsusb | grep -i wireless para encontrar o nome do adaptador. A maioria dos usuários terá ainda menos equipamento USB conectado ao sistema, então a lista deve ser curta. Se você descobrir que seu adaptador não está listado entre a saída em lsusb, você deve voltar e tentar lspci de qualquer maneira.

Observe que você não precisa operar como root para executar qualquer um desses comandos. Depois de encontrar o número de seu adaptador sem fio específico, você pode tentar digitar sudo modprobe -rv NAME na linha de comando e pressionar enter seguido de sudo modprobe -v NAME ant_sel = 1 e pressionar Enter uma segunda vez. Por exemplo, se você estiver usando o driver Realtek 8188eu, poderá tentar sudo modprobe -rv rt18188eu seguido de sudo modprobe -v rt18188eu ant_sel = 1 enquanto pressiona a tecla Enter após cada um deles. Os usuários do driver sem fio Realtek 8723be devem usar o rt18723be no lugar do rt18188eu nesses comandos. Observe que os drivers GPL para equipamentos Ralink devem funcionar da mesma maneira, mas você pode ter alguns problemas se não usar o hardware Realtek. Felizmente, todos os drivers Realtek devem funcionar mais ou menos da mesma forma.

Não se preocupe em bagunçar o sistema ao tentar isso. Se você descobriu que perdeu totalmente a Internet, pode sempre manter pressionado Alt + F4 na área de trabalho e selecionar reiniciar, reiniciar no menu Aplicativos ou digitar reboot no prompt CLI e pressionar Enter para reinicializar o sistema e recarregue os drivers padrão. Certifique-se de salvar qualquer progresso em qualquer outro software antes de continuar. Observe que esse processo não torna as alterações permanentes. Existem alguns guias por aí que afirmam que você deve adicionar os comandos a um script de inicialização, mas isso não está certo e eles simplesmente serão negados dessa forma. Na linha de comando, execute

para torná-lo permanente, substituindo o nome pelo que funcionava antes. Use esta opção apenas se funcionou anteriormente. Por exemplo, usando um desses drivers Realtek, você pode querer usar o comando:

Depois de fazer isso, tente reiniciar manualmente novamente para se certificar de que as opções travaram. Se você recebeu qualquer tipo de erro sobre o tee não ter sido instalado, tente esta linha:

Proprietários de sistemas Fedora de usuário único que estão tendo alguma dificuldade com sua senha de administrador após executar o sudo podem configurar seu sistema para permitir que a senha de sua conta de usuário funcione com o sudo da mesma forma que em algumas outras distribuições. Digite su - para se tornar o usuário root e insira a senha da conta separada do usuário root. No prompt # que você recebe, digite usermod myName -a -G wheel enquanto substitui myName pelo seu nome de usuário real. Então você pode executar o

comando de antes como normal.

7 minutos lidos