Como liberar espaço de uma partição Ubuntu mais antiga



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os programas de instalação do Linux, incluindo aqueles usados ​​para instalar o Ubuntu e seus vários derivados, tendem a criar muitas partições. Alguns usuários instalam várias versões do sistema operacional em um único disco físico, o que cria vários volumes que particionam sua unidade de tal forma que parece uma pizza fatiada. Embora seja possível remover partições e reestruturá-las, é importante entender a diferença entre os diferentes tipos de tabelas de partição antes de continuar.



As tabelas de partição Master Boot Record (MBR) mais antigas apresentam tipos de partição primária e estendida. As partições estendidas são na verdade um contêiner no qual outras entradas de Volume Boot Record (VBR) são colocadas para contornar uma restrição de quatro áreas de partição primária da era do MS-DOS. Por padrão, se você estiver instalando o Ubuntu em uma mesa MBR, ele cria uma partição estendida e, em seguida, uma unidade lógica dentro dela para armazenar seu espaço de troca. As partições estendidas devem ser limpas antes de removê-las. Tenha isso em mente ao prosseguir para evitar a perda de dados importantes.



Liberando espaço de partições mais antigas do Ubuntu

Suponhamos que você tenha criado partições para instalar diferentes variantes do Ubuntu, bem como uma área de troca em um volume. Você pode ter Ubuntu, Ubuntu MATE, Xubuntu, Lubuntu e Kubuntu instalados em partições separadas de um grande par de discos rígidos ou SSDs. Você também poderia, teoricamente, ter alguma área reservada para o Microsoft Windows ou mesmo OS X.



Em um sistema MBR, a primeira partição lógica dentro de uma partição estendida recebe o nome / dev / sda5 , o que pode ser confuso em um sistema de usuário único. O padrão do Ubuntu é / dev / sda1 servindo como o espaço de montagem do diretório raiz, / dev / sda2 servindo como a partição estendida e / dev / sda5 servindo como a área de espaço de troca do Linux. A razão para isso tem a ver com a maneira como o MS-DOS construiu as tabelas de partição. Se estiver usando uma estrutura de partição GUID, você não terá que lidar com isso. Embora possa parecer obtuso, o raciocínio por trás disso é bastante lógico no contexto das estruturas de partição do MS-DOS.

As inicializações USB do Ubuntu Live oferecem um “ Excluir outra versão e instalar ”Ao instalar um sistema operacional, e você pode usar isso se quiser instalar uma nova versão do sistema operacional em uma das partições que você criou. No entanto, você deve ser extremamente cuidadoso ao fazer isso. Certifique-se de selecionar uma única partição ao fazer isso e não o dispositivo inteiro. Enquanto / dev / sda6 pode ser uma única partição, selecionando / dev / sda em vez disso, irá reestruturar completamente sua tabela de partição em favor da nova matriz do instalador do Ubuntu. Isso pode ter consequências desastrosas.

Uma coisa que confunde os novos usuários é o fato de que você não precisa desinstalar um sistema operacional da mesma forma que faria com qualquer outro software. Você simplesmente exclui a partição em que o sistema operacional foi instalado, mas se estiver inicializando duplamente o Windows e o Ubuntu com estruturas de partição MBR, será necessário reinstalar o carregador de inicialização do Windows após trabalhar.



Certifique-se de que qualquer partição que deseja remover seja desmontada primeiro. Mesmo se você inicializou a partir de um Ubuntu Live USB ou algo semelhante, você pode descobrir que sua partição swap ainda apareceu quando você reiniciou o computador. Existem algumas maneiras diferentes de remover partições antigas do Ubuntu que não são mais necessárias. O mais fácil se você já estiver familiarizado com o terminal é por meio do cfdisk comando.

Suponhamos que a unidade física com a qual você está trabalhando seja chamada / dev / sda , mas você pode substituir esse moniker de arquivo de dispositivo por qualquer outro nome, se necessário. Tipo sudo cfdisk / dev / sda no prompt CLI e pressione a tecla de retorno. Pode ser necessário inserir sua senha de administrador após fazer isso.

Você também pode abrir uma janela de terminal raiz no Xubuntu ou o que for para fins de discussão. Use as setas do teclado para navegar para cima e para baixo e, a seguir, vá até [Excluir] para limpar a partição. Você pode então selecionar o espaço recém-não alocado e criar uma nova partição lá, se estiver tentando mesclar duas partições antigas do Ubuntu em uma. Lembre-se de que, ao contrário do Windows ou do OS X, o Ubuntu permite particionar muitos tipos de dispositivos de bloco, então você pode usar esse mesmo esquema em um stick de memória USB ou mesmo em um cartão SDXC ou microSDXC. A título de exemplo, as imagens foram até mesmo tiradas limpando partições antigas em um pequeno stick de memória Kingston Datatraveler criado no Ubuntu, alguns dos quais foram projetados para se comunicar com o Windows e, portanto, apresentavam a estrutura NTFS.

Se você criar novas partições para preencher o espaço das antigas do Ubuntu, poderá selecionar o tipo de partição com as teclas de seta. Alguns desses tipos são excepcionalmente exóticos e até incluem configurações para os sistemas operacionais CP / M e QNX. Normalmente, você deve deixá-los como tipo 83 se estiver usando um sistema de arquivos Linux nativo. Os tipos FAT e NTFS são igualmente aplicáveis ​​às partições do Microsoft Windows, se você estiver inicializando o sistema duas vezes. Quando estiver satisfeito com suas alterações, use as teclas de seta para selecionar [Gravar] e digite sim antes de pressionar a tecla Enter. Você pode querer reinicializar se estiver trabalhando em uma unidade de inicialização primária.

Você também pode usar o utilitário Disks encontrado no Ubuntu Dash, se desejar. Selecione a partição que deseja excluir e clique no botão menos para excluí-la. Certifique-se de ter certeza de que deseja removê-lo antes de fazer isso. Tal como acontece com o utilitário cfdisk , o aplicativo Discos pode remover partições do Ubuntu e Windows de qualquer tipo. Ele pode até mesmo excluir uma partição que o Ubuntu criou para um tipo de partição não nativa. Ao criar novas partições, se você inicializar no Windows, elas devem aparecer como discos separados, mas certifique-se de não formatar nenhum que indica que você não está formatado, porque é assim que pode lidar com volumes que transportam um sistema de arquivos desconhecido.

Alguns jogadores que usam o Ubuntu reclamaram do sistema de particionamento, mas uma regra simples deve manter as coisas claras. Os usuários do Steam devem ser capazes de selecionar em qual partição eles gostariam de instalar novos jogos, mas você terá um problema se excluir uma partição antiga do Ubuntu e simplesmente mover seus arquivos de jogo para outro lugar. Isso não é um problema se você estiver usando jogos do Windows através do Wine que você está colocando em um diretório drive_c ou jogos Linux nativos portáteis. Você precisará baixar os jogos através do apt-get novamente se estiver usando-os através do gerenciador de pacotes nativos do Ubuntu, mas você pode mover os jogos salvos para fora do seu diretório ~ / antes de deletar a partição e movê-los para o novo diretório inicial em sua nova instalação.

4 minutos lidos