Como restaurar processadores na configuração do sistema no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Windows da Microsoft geralmente tem configurações padrão para configurar o funcionamento do sistema. Essa configuração inclui o número de processadores que o sistema operacional pode executar. Por padrão, o Windows usa todos os seus processadores para executar as tarefas em seu sistema. No caso de várias tarefas, cada núcleo do processador pode receber tarefas diferentes, para que possam trabalhar independentemente umas das outras. Isso melhora o desempenho em relação ao antigo processamento de camada única que precisava que cada tarefa fosse carregada de volta para a CPU para processamento durante o tratamento de interrupção ou processamento round robin.



No entanto, para fins de diagnóstico, o Windows fornece a capacidade de um usuário limitar o número de processadores que podem ser executados em um determinado momento. Isso ajudará a identificar um processador com defeito ou ajudará os programadores a testar seu programa ao executá-lo em um processador em vez de vários processadores. O recurso está disponível nas opções avançadas do msconfig janela.



Vamos explicar por que você perde o resto do processador quando escolhe um número menor que o máximo de processadores disponíveis. Um guia será fornecido sobre como recuperar seu número de processadores.



Por que você perde os outros processadores após mudar para um processador

Por padrão, a caixa de seleção que restringe o número de processadores geralmente está desmarcada. Dessa forma, o Windows pode escolher quando executar um processador para economizar energia ou quando executar vários processadores para aumentar o desempenho. Portanto, alterar essa configuração provavelmente prejudicará seu desempenho.

Se você selecionar 1 processador e optar por tornar esta opção permanente, você terá que reiniciar o computador para que o efeito tenha efeito. Na próxima vez que o computador for inicializado, apenas um processador ficará online e você executará apenas um único processador. Uma vez que apenas um processador está online, o Windows irá assumir que sua CPU tem apenas um processador. Portanto, na janela de configuração da Microsoft, você terá apenas um menu suspenso mostrando um processador. Este é o mesmo cenário quando você opta por executar um número menor de processadores do que o disponível para seu sistema.

Veja como restaurar seu número de processadores de volta ao número padrão depois de escolher tornar sua configuração anterior permanente. Esses métodos também funcionam para outras versões do Windows.



Desmarque a caixa de número ou processadores e reinicie o seu PC

Apesar de marcar a opção 'tornar todas as configurações de inicialização permanentes', o Windows ainda permite que você volte e altere sua configuração. Este método será reinicializado com a configuração padrão, portanto, todos os processadores ficarão online e, portanto, podem ser listados pelo msconfig.

  1. pressione Tecla Windows / Iniciar + R para abrir a janela de execução
  2. Tipo msconfig na caixa de texto de execução e pressione Enter para abrir o janela de configuração do sistema
  3. De bota guia, clique em avançado opções (se você tiver vários sistemas operacionais em seu computador, selecione o sistema operacional que deseja configurar primeiro)
  4. No ' opções avançadas de inicialização janela, desmarque a número de processadores caixa de seleção. Para restaurar todos os padrões, também desmarque o resto das caixas de seleção nesta janela.
  5. Clique em Está bem para fechar esta janela (aceite qualquer aviso que apareça)
  6. Clique em Aplique , então Está bem na janela de configuração do sistema (aceite qualquer aviso que apareça).
  7. Reiniciar seu PC

A próxima inicialização mostrará o número de todos os processadores disponíveis em sua CPU.

Vamos redefinir a configuração de inicialização / inicialização usando o registro do sistema. Isso irá restaurar os padrões.

  1. pressione Tecla Windows / Iniciar + R para abrir a janela de execução
  2. Tipo regedit na caixa de texto de execução e pressione Enter para abrir o editor de registro
  3. Navegue até esta chave
[HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Microsoft Shared Tools MSConfig

  1. Clique no ' startupreg ”Subchave e exclua todas as entradas principais ( exceto para a chave (padrão) ) no painel direito clicando com o botão direito e escolhendo excluir
  2. Clique no ' Estado' sub-chave no painel esquerdo. Clique duas vezes nas teclas no painel direito e altere seu valor DWORD conforme listado abaixo:

Bootini - 2

Serviços - 0

Startup - 2

Tudo em hexadecimal

  1. Reiniciar seu PC. Agora ele inicializará normalmente e você terá todos os seus processadores listados.

Em geral, é uma ideia muito ruim mexer com as configurações do msconfig. Na maioria dos casos, você terá um desempenho inferior; na pior das hipóteses, você acabará com um computador que não inicializa. Esse recurso é para fins de depuração e não tem a intenção de acelerar o seu PC.

3 minutos lidos