Novos cartões de memória SDUC podem conter até 128 TB de dados no futuro

Hardware / Novos cartões de memória SDUC podem conter até 128 TB de dados no futuro 1 minuto lido

SanDisk



Representantes da SD Association anunciaram que estão apresentando uma nova especificação de cartão de memória que promete quebrar as limitações de armazenamento existentes. Os cartões SD fabricados de acordo com as regras atuais só podem conter até 2 TB de dados. Essa limitação existe há cerca de nove anos e ainda não foi alcançada.

Alguns leitores podem se lembrar que a SanDisk criou os cartões SD protótipo de 1 TB em 2016. Embora estes sejam hipoteticamente os maiores já feitos, eles nunca entraram em produção e, portanto, não estão disponíveis para compra. As equipes de relações públicas da SanDisk na época disseram que os grandes cartões SD seriam necessários para armazenar vídeos grandes em 4K e VR.



Os tamanhos dos arquivos continuam a crescer como resultado dos avanços na resolução de multimídia. No entanto, tornou-se difícil criar cartões SD tão grandes quanto aqueles que a SanDisk queria fazer. Mesmo os cartões SD de 512 GB custam várias centenas de dólares, o que os custa mais do que os dispositivos da maioria das pessoas.



SD Express, o novo padrão, espera acabar com alguns desses problemas usando tecnologia PCI Express e NVMe avançada. Placas que usam extensões para a interface PCIe poderiam teoricamente apresentar taxas de transferência superiores a 980 MB / se armazenar muito mais dados.



Embora os cartões SDXC ainda estejam presos à velha limitação de 2 TB, os novos cartões SD Ultra Capacity (SDUC), hipoteticamente, suportariam até 128 TB. Isso os coloca em uma categoria que está fora de muitos discos rígidos eletromecânicos de consumo.

Atualmente, não está claro quanto tempo os fabricantes de hardware levariam para atingir esse novo limite, mas a SD Association lançou um white paper detalhando como o novo padrão funcionará.

Os comentaristas têm se preocupado com as velocidades de barramento em cartões maiores há algum tempo, mas o novo padrão aparentemente corrige o problema em algum grau, reorientando a maneira como os cartões SDUC se comunicam com o dispositivo host.



Os cartões SDXC atuais maiores que 32 GB devem vir pré-formatados com o sistema de arquivos exFAT. Embora o exFAT possa teoricamente ter grandes volumes de armazenamento, o esquema de partição MBR com muitos desses cartões não pode. Como resultado, mais dispositivos no futuro terão que usar um padrão diferente.