Como corrigir o erro 8020002e do Windows Update?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o 8020002e o código de erro normalmente ocorre quando o usuário tenta instalar uma atualização crítica ou de segurança usando o componente WU. A maioria dos usuários afetados o vê alguns segundos depois de tentar iniciar o download de uma atualização pendente. Este código de erro específico indica que algum componente vital necessário para o processo de atualização está corrompido ou não registrado.



Erro de atualização do Windows 8020002e



O que está causando o código de erro 8020002E do Windows Update?

  • Atualização do Windows com falha instância - A causa mais comum que acionará esse código de erro é quando um ou mais componentes WU ficam presos em um estado de limbo. Em situações como esta, a melhor abordagem é executar o solucionador de problemas do Windows Update (um utilitário capaz de identificar a maioria das inconsistências e aplicar a estratégia de reparo correta automaticamente).
  • Componente WU corrompido - Em casos mais sérios, esse código de erro pode ocorrer devido a um bug WU persistente que não desaparece de maneira convencional. Se certos componentes ficarem presos em um estado de limbo, a única solução viável é redefinir todos os componentes do WU para eliminar a possibilidade de um componente paralisado. Isso pode ser feito usando o agente WU automatizado ou implantando uma série de comandos em um prompt CMD elevado.
  • Conjunto AV superprotetor - Acontece que existem certos conjuntos de firewall que podem acabar bloqueando a conexão entre o computador do usuário final e o servidor WU. O firewall Comodo é mais comumente relatado como responsável pelos usuários afetados (mas pode haver outros). Nesse caso, você poderá corrigir o problema desinstalando o pacote superprotetor e voltando ao firewall nativo.
  • Corrupção de arquivo do sistema - Como vários usuários afetados relataram, esse problema também pode ocorrer devido a algum tipo de problema de corrupção subjacente que não pode ser resolvido de maneira convencional. Neste caso particular, a única estratégia de reparo viável é usar DISM ou Verificação do Verificador de arquivos do sistema capaz de lidar com arquivos de sistema corrompidos. Mas, em algumas raras circunstâncias, pode ser necessário redefinir cada componente do sistema operacional para corrigi-lo (por meio de instalação limpa ou instalação de reparo)

Método 1: executando o solucionador de problemas do Windows Update

Antes de buscarmos outras estratégias de reparo capazes de corrigir esse código de erro, vejamos se a sua versão do Windows não é capaz de corrigir o problema automaticamente. Todas as versões recentes do Windows (Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10) estão equipadas com um solucionador de problemas WU (Windows Update) que verifica automaticamente vários componentes do Windows em busca de inconsistências e aplica automaticamente a estratégia de reparo apropriada.



Se o problema que está realmente causando o Código de erro 8020002E já está coberto por uma estratégia de reparo, as instruções abaixo devem permitir que você corrija o problema automaticamente.

Aqui está um guia rápido sobre como executar o solucionador de problemas do Windows Update no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10:

  1. Abra uma caixa de diálogo Executar pressionando Tecla Windows + R. Em seguida, digite ” control.exe / nome Microsoft. Solução de problemas ” e pressione Entrar para abrir o Solução de problemas guia do clássico Painel de controle interface.

    Acessando a opção Solução de problemas na interface do Painel de controle clássico



    Nota: Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) clique sim para conceder privilégios administrativos.

  2. Assim que estiver dentro do Solução de problemas tela, vá para a seção do lado direito da tela e clique em Corrija problemas com o Windows Atualizar (em Sistema e Segurança )

    Corrigindo os problemas do Windows update com o Windows Update Troubleshooter

  3. Na tela inicial do Windows Update, clique em Avançado, em seguida, certifique-se de que a caixa associada com Aplicar reparo automaticamente antes de clicar Próximo. Isso garantirá que o reparo será aplicado automaticamente se uma correção viável for encontrada.

    Aplicar reparos automaticamente usando o Windows Update

  4. Aguarde a conclusão da análise. Assim que a operação for concluída, você verá se alguma das estratégias de reparo incluídas no solucionador de problemas do Windows Update se aplica ao seu cenário específico.

    Detectando problema com o Windows Update

  5. Se uma estratégia de reparo viável for identificada, você verá uma janela diferente na qual poderá clicar em Aplicar esta correção . Clique nesse hiperlink e siga as instruções na tela para aplicar a correção. Mas lembre-se de que dependendo da estratégia de reparo recomendada, pode ser necessário seguir uma série de etapas adicionais.
  6. Reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Método 2: Desativando a interferência de terceiros (se aplicável)

Acontece que esse problema também pode ocorrer devido a um conjunto de antivírus superprotetor que de alguma forma está interferindo no componente Windows Update. Sempre que isso ocorrer, as comunicações com o servidor Microsoft serão interrompidas, o que fará com que algumas atualizações falhem.

De acordo com os usuários afetados, existem vários pacotes de terceiros que são conhecidos por causar esse problema ( Avast , McAfee, Sophos e Comodo). Se estiver usando um scanner de terceiros que suspeita ser o responsável pelo problema de atualização, você deve ser capaz de resolver o problema desativando a proteção em tempo real do seu site antivírus ou desinstalando o pacote de terceiros.

Primeiro, comece desabilitando a proteção em tempo real e veja se o problema ainda está ocorrendo. Lembre-se de que este procedimento será diferente dependendo do cliente de segurança que você está usando. Mas na maioria dos casos, você poderá fazer isso diretamente no ícone da barra de tarefas. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito no ícone da barra de tarefas do seu pacote de segurança e procurar a opção que desativa a proteção em tempo real.

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Depois de conseguir desabilitar a proteção em tempo real, tente instalar a atualização do Windows novamente e veja se você consegue fazer isso sem encontrar o Código de erro 8020002E.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, você deve continuar desinstalando o AV completamente e remover todos os arquivos remanescentes que são capazes de aplicar as mesmas regras de segurança. Caso você decida prosseguir com isso, siga as etapas descritas neste artigo ( aqui ) para desinstalar o programa de segurança sem deixar para trás nenhum arquivo que ainda possa causar esse comportamento.

Método 3: redefinindo cada componente e dependência WU

Se nenhum dos métodos acima permitiu que você corrigisse o problema até agora, é provavelmente devido a algum tipo de falha do WU que efetivamente interrompeu a capacidade do seu PC de instalar novas atualizações. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de resolver o problema redefinindo todos os componentes e dependências relevantes envolvidos no processo de atualização.

Como alguns usuários afetados confirmaram, você deve conseguir corrigir o problema redefinindo todos os componentes do Windows Update manualmente a partir de um prompt CMD elevado. Aqui está um guia rápido com o que você precisa fazer:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Assim que estiver dentro do Corre caixa de diálogo, digite ‘Cmd’ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando elevado. Depois de ver o UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder acesso de administrador.

    Executando Prompt de Comando como administrador

  2. Quando estiver dentro da janela do Prompt de Comando, digite os seguintes comandos nesta mesma ordem e pressione Entrar depois de cada um:
    net stop wuauserv net stop cryptSvc net stop bits net stop msiserver

    Nota: Esses comandos interromperão efetivamente os serviços do Windows Update, instalador MSI, serviço criptográfico e serviços BITS

  3. Assim que todos os serviços relevantes forem desativados, execute os seguintes comandos na mesma janela CMD e pressione Entrar após cada comando para renomear o Distribuição de Software e a Catroot2 pastas:
    ren C:  Windows  SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old ren C:  Windows  System32  catroot2 Catroot2.old

    Nota: Essas duas pastas são responsáveis ​​por armazenar os arquivos de atualização que estão sendo usados ​​pelo componente de atualização do Windows. Por ser uma pasta do sistema, você não pode simplesmente excluí-los de maneira convencional. Mas o que você pode fazer é renomeá-los, o que forçará seu sistema operacional a criar novas pastas limpas que tomarão seu lugar.

  4. Depois de concluir a etapa 3, digite estes comandos finais em ordem e pressione Enter após cada um para iniciar os mesmos serviços que foram desativados anteriormente:
    net start wuauserv net start cryptSvc net start bits net start msiserver
  5. Tente instalar a atualização que estava falhando anteriormente com o Código de erro 8020002E e veja se o problema foi resolvido.

Método 4: executando varreduras SFC e DISM

Outro potencial culpado que pode estar causando o Windows Update 8020002E erro é algum tipo de corrupção de arquivo do sistema. Conseguimos confirmar esta ocorrência no Windows 7 e Windows 8.1. Em todos os casos, os usuários afetados apontaram que os dados corrompidos acabaram quebrando totalmente o componente WU.

Neste caso, você deve ser capaz de resolver o problema executando alguns utilitários integrados ( Manutenção e gerenciamento de imagens de implantação e Verificador de arquivos do sistema ) que são projetados para lidar com as instâncias em que a corrupção do arquivo do sistema acaba quebrando componentes importantes.

Lembre-se de que, embora o SFC seja muito mais eficiente para reparar erros lógicos, o DISM é muito melhor para corrigir dependências que podem afetar a operação de atualização. Por isso, é altamente recomendável que você execute os dois utilitários para maximizar suas chances de fazer o componente WU voltar a funcionar.

Este é um guia rápido que mostra como executar a varredura SFC e DISM em um prompt de comando elevado:

  1. Abra uma caixa de diálogo Executar pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, quando estiver dentro da caixa de diálogo Executar recém-exibida, digite 'cmd' e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando elevado. Se você ver o UAC (controle de conta de usuário) prompt, digite sim para conceder acesso de administrador.

    Abrindo o Prompt de Comando

  2. Uma vez dentro do Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para iniciar uma varredura SFC:
    sfc / scannow

    Executando SFC

    Nota: Esta verificação SFC usa uma cópia em cache local que substituirá as instâncias corrompidas por cópias íntegras que não causarão o mesmo problema. Mas esteja ciente de que, uma vez que você iniciar isso, é importante garantir que não seja interrompido - Fechar a janela CMD prematuramente pode expor seu sistema a erros lógicos adicionais.

  3. Assim que o processo for concluído, reinicie o computador e aguarde a conclusão da próxima seqüência de inicialização. Assim que o computador inicializar novamente, siga a etapa 1 novamente para abrir outro prompt de comando elevado.
  4. Depois de conseguir retornar ao Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Enter para iniciar uma varredura DISM:
     DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth 

    Nota: Lembre-se de que o DISM exigirá uma conexão estável com a Internet. Isso é importante porque depende do componente WU para baixar cópias íntegras que serão usadas para substituir as instâncias corrompidas.

  5. Assim que a verificação for concluída, reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se o mesmo 8020002E o código de erro ainda está ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

Método 5: atualizando todos os componentes do Windows

Se nenhum dos métodos abaixo permitiu que você resolvesse o problema, há uma grande chance de que o problema com o qual você está lidando seja causado por algum tipo de corrupção de arquivo do sistema que não pode ser resolvido convencionalmente. Nesse caso, sua melhor chance de corrigir o problema sem uma reinstalação completa do sistema operacional é atualizar todos os componentes do Windows (incluindo os dados de inicialização).

Quando se trata de fazer isso, você tem duas opções para escolher:

  • Reparar instalação - Este procedimento (também conhecido como reparo no local) é a abordagem mais tediosa. Requer que você forneça uma mídia de instalação, mas a principal vantagem é que você consegue manter todos os seus arquivos pessoais (incluindo mídia pessoal, jogos, aplicativos e até mesmo algumas preferências do usuário) sem a necessidade de fazer backup deles com antecedência.
  • Instalação limpa - Este é o procedimento mais fácil. Você não precisa de nenhuma mídia de instalação e pode iniciá-la diretamente no menu do Windows 10. No entanto, você perderá todos os seus dados pessoais se não fizer backup antes de iniciar este procedimento.
7 minutos lidos