ARM se juntando ao CXL Consortium pode permitir que desenvolvedores de hardware criem CPUs e aceleradores melhores com semântica de memória superior

Hardware / ARM se juntando ao CXL Consortium pode permitir que desenvolvedores de hardware criem CPUs e aceleradores melhores com semântica de memória superior 2 minutos lidos BRAÇO

BRAÇO



ARM, a empresa da qual vários fabricantes de CPU e System on a Chip (SoC) dependem fortemente, decidiu oficialmente se juntar ao Compute Express Link (CXL) Consortium. Esta foi uma mudança muito esperada que ajudaria significativamente os designers e desenvolvedores de hardware de computação a construir CPUs e aceleradores melhores. A estreita colaboração e o suporte oficial da ARM para as empresas participantes do CXL devem estimular o desenvolvimento de processadores que estão intimamente ligados a outros componentes no SoC e alcançar uma semântica de memória significativamente aprimorada entre processadores e aceleradores.

ARM, a semicondutor multinacional britânico de grande renome e empresa de design de software, juntou-se oficialmente ao CXL Consortium. Isso deve permitir que os fabricantes de hardware ou clientes da empresa implementem os novos padrões de interconexão CPU-dispositivo e contribuam melhor com a especificação. Não está imediatamente claro por que a ARM escolheu ficar longe da participação oficial por tanto tempo, especialmente quando a empresa tem participado de grupos de trabalho CXL. Além disso, a ARM tem fornecido recursos tecnológicos e promocionais para apoiar o desenvolvimento da tecnologia que o CXL Consortium apoia ativamente.



Participação oficial da ARM no Consórcio CXL para alcançar um grande salto na eficiência da computação de CPUs e dispositivos eletrônicos:

A Propriedade Intelectual (IP) da ARM, além dos chips que fabrica ativamente, é amplamente utilizada em muitos eletrônicos, computadores móveis, smartphones, equipamentos de rede com e sem fio e muitos mais. Nem é preciso acrescentar que os chipsets, assim como os desenvolvimentos tecnológicos feitos pela ARM, tornaram a empresa a escolha preferida de muitas empresas. Ainda assim, a ARM estava entre algumas das principais empresas de tecnologia que ainda não se juntaram ao consórcio CXL.



Curiosamente, ARM e CXL têm uma longa história de colaboração ativa. A empresa participa ativamente dos grupos de trabalho organizados pelo CXL. Além disso, a ARM tem sido uma das empresas mais ativas que regularmente emprestam recursos tecnológicos e promocionais para apoiar o desenvolvimento de tecnologia.



Como parte da participação oficial, espera-se que a empresa se comprometa a fornecer a seus clientes uma estrutura de software completa. Uma vez que a participação oficial acaba de ser assinada, é bastante improvável que a ARM forneça ou adicione lógica apropriada às suas próximas implementações AMBA PCIe Gen 5 PHY.



ARM é membro do conselho do PCI SIG e do Gen-Z Consortium. Além disso, a empresa suporta sua própria interface CCIX desenvolvida internamente, que funciona para uma interface chip a chip otimizada entre pacotes. A empresa afirma que o CCIX suporta coerência total do cache. ARM garantiu que CCIX será usado como uma interface chip a chip entre pacotes para sistemas heterogêneos em pacotes

Com a participação do CXL, o ARM deve permitir que seus inúmeros clientes projetem, desenvolvam e construam CPUs ou aceleradores que suportam coerência de cache de baixa latência. Além disso, os produtos finais que possuem os chips ARM incorporados devem se beneficiar da semântica de memória entre processadores e aceleradores.

Pode parecer que o CCIX e o CXL da ARM podem ser contraproducentes ou mesmo concorrentes. No entanto, não é esse o caso. A implementação de CXL não tem exatamente a mesma funcionalidade que a de CCIX. Simplificando, está fora do escopo do CXL no momento. Portanto, a implementação do CXL da interface chip a chip não deve colidir com a versão do CCIX da Arm.

Segundo relatos, parece que a NVIDIA também é um membro formal do Consórcio CXL. Além disso, aderiu por meio da matriz e não apenas por meio da Mellanox. Com a participação oficial da ARM, o Computação de alto desempenho ou a indústria de HPC com certeza se beneficiará a longo prazo, afirmam os analistas.

Tag BRAÇO