Como usar md5sum em um ambiente de prompt de comando do Windows



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A tecnologia de resumo de mensagens permite que você verifique se os arquivos baixados estão corretos até o último bit. A corrupção de dados, erros de transmissão, problemas do navegador e infecções por malware podem alterar os arquivos. O algoritmo MD5 de 128 bits calcula um número hash com base na configuração exata de bits em um arquivo. A organização que oferece um arquivo para download fornece um número hash, que é verificado em relação ao arquivo em questão.



As máquinas Windows não oferecem suporte a essa funcionalidade, portanto, um software adicional precisa ser instalado. O File Checksum Integrity Verifier é uma ferramenta oficial da Microsoft, mas ironicamente não é compatível e pode não funcionar com todas as instalações. Felizmente, existe uma porta real do utilitário md5sum disponível para administradores de sistemas * NIX para Microsoft Windows



Running md5

Aponte seu navegador para http://www.fourmilab.ch/md5/ , que é a página oficial do utilitário Command Line Message Digest. Baixe o arquivo md5.zip. Abra o Explorador de Arquivos mantendo pressionado o Chave do Windows e pressionando E . Clique duas vezes no ícone md5 e selecione “ Extrair para pasta … ”E dê à pasta o nome md5. Clique duas vezes na nova pasta.



Abra uma janela de prompt de comando mantendo pressionada a tecla Windows, pressione R e digite cmd. Pressione Enter e navegue até onde você criou a nova pasta digitando:

cd “ Meus Documentos Download md5”

Dependendo do seu navegador, você pode usar um caminho de download diferente. Uma vez lá, digite md5 e o caminho do arquivo que deseja inspecionar. Se quiser verificar um arquivo chamado updates.zip que está no diretório Arquivos de programas, você pode, por exemplo, emitir este comando:



md5 “C: Arquivos de programas updates.zip”

2016-09-25_100550

O programa retornará uma série de caracteres, que você pode verificar em relação à soma de verificação na página de download original do arquivo. Lembre-se de que você pode arrastar arquivos e soltá-los no prompt de comando para preencher o caminho para você.

1 minuto lido