Intel está abrindo novo projeto Athena Labs para ajudar a projetar laptops da próxima geração

Hardware / Intel está abrindo novo projeto Athena Labs para ajudar a projetar laptops da próxima geração 1 minuto lido

Intel Project Athena (fonte da imagem - Siliconangle)



A Intel anunciou recentemente a abertura de três novos Project Athena Open Labs em Taipei, Shanghai e Folsom California. Esses laboratórios examinarão novos designs para laptops. Os projetos e amostras serão enviados pelos fabricantes, onde serão submetidos a testes e colaboração adicional.

Projeto Atena

Quase todo laptop vem com um chip Intel e eles são, de longe, o player dominante na indústria. Naturalmente, isso torna o negócio de chips para dispositivos móveis da Intel uma importante fonte de receita. Isso também é ajudado pelo fato de que tanto o MacOS quanto o Windows funcionam muito bem com chips x86.



Mas a situação está mudando rapidamente, com o uso generalizado de smartphones, os chips ARM ganharam popularidade. O Windows for ARM foi lançado no final de 2017 e, desde então, tem estado em constante desenvolvimento, resolvendo problemas de compatibilidade em cada versão. A Qualcomm também deve entrar no mercado de laptops este ano com seu chip 8cx para Windows.



Portanto, o Projeto Athena será usado para criar uma nova classe de laptops, para ajudar a Intel a manter suas soluções competitivas. O projeto se concentrará na criação de laptops prontos para 5G com até 20 horas de duração da bateria e também algum tipo de implementação de IA. Não está claro quais chips Intel alimentariam os laptops do Projeto Athena, mas TomsHardware afirma “ Alguns dos primeiros produtos virão com os processadores Ice Lake de 10 nm da Intel, mas a Intel também planeja oferecer suporte a novos designs baseados em Athena com seus processadores das séries Y e U. '



Por ser um projeto colaborativo, a participação do OEM será de suma importância. A Intel também terá um grande papel na certificação de laptops e no fornecimento de recomendações de mudanças. Ele é voltado principalmente para laptops e ultrabooks altamente portáteis, que também é o mercado-alvo da Qualcomm. O projeto não se limita ao desenvolvimento de hardware, design geral e componentes importantes também serão incluídos. Esses laptops começarão a chegar às prateleiras no próximo ano, mas podemos obter informações adicionais na Computex este ano.