Como corrigir problemas de conexão com o servidor Hyper-V remoto 2019

A infraestrutura Hyper-V implantada com sucesso é gerenciada usando o Gerenciador Hyper-V ou o Windows Admin Center. Isso pode ser feito local ou remotamente, mas em muitos casos, o gerenciamento remoto é uma forma mais eficiente, principalmente se tivermos mais servidores. A partir do Windows 8, a Microsoft integrou o Cliente Hyper-V nas edições Professional e Enterprise do sistema operacional (Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10). Oferece flexibilidade adicional, porque você, como administrador de TI, não precisa fazer isso no Windows Server, mas na máquina cliente do Windows.

O procedimento de conexão ao servidor Hyper-V remoto é direto. Tudo o que precisamos é abrir o Gerenciador Hyper-V e conectar ao servidor de virtualização remoto clicando em Conecte-se ao servidor… no lado direito do console do Gerenciador Hyper-V.

Alguns administradores de TI estão tendo problemas ao se conectar do cliente Windows ao servidor Hyper-V remoto. Esse problema pode ocorrer por diferentes motivos, mas, neste artigo, falaremos sobre a falta de confiança entre a máquina de origem e a de destino. O erro é conhecido como: “ Ocorreu um erro ao tentar se conectar ao servidor “ServerName”. Verifique se o serviço Virtual Machine Management está em execução e se você está autorizado a se conectar ao servidor. Falha na conexão com o servidor remoto: O cliente WinRM não pode processar a solicitação. Uma política de computador não permite a delegação das credenciais do usuário ao computador de destino ... ” como mostrado na imagem abaixo.

Como o motivo é bastante óbvio, nas próximas etapas, vamos guiá-lo pelo processo de habilitação da confiança entre a máquina cliente Windows e o servidor Hyper-V remoto.

Habilitar a confiança em uma máquina cliente Windows pode ser feito via GUI ou Powershell. Neste artigo, faremos isso usando o Editor de Diretiva de Grupo (GUI) local. A política é chamada Permitir a delegação de novas credenciais com autenticação de servidor somente NTLM. Esta configuração de política se aplica a aplicativos que usam o componente Cred SSP (por exemplo, Conexão de Área de Trabalho Remota). O protocolo Credential Security Support Provider (CredSSP) é um provedor de autenticação que processa solicitações de autenticação para outros aplicativos. Se você habilitar esta configuração de política, poderá especificar os servidores aos quais as novas credenciais do usuário podem ser delegadas (as novas credenciais são aquelas que você deve fornecer ao executar o aplicativo). Se você não definir (por padrão) esta configuração de política, após a autenticação mútua adequada, uma delegação de novas credenciais será permitida para o Host de Sessão de Área de Trabalho Remota em execução em qualquer máquina (TERMSRV / *). Se você desabilitar esta configuração de política, uma delegação de novas credenciais não será permitida em nenhuma máquina. Em nosso exemplo, habilitaremos a política em uma máquina Windows de origem da qual estamos nos conectando ao servidor Hyper-V remoto. Então vamos começar.

1. Clique com o botão direito em Menu Iniciar e pesquise Editor de Política de Grupo digitando gpedit
  2. Abrir Editar Política de Grupo
  3. Navegar para Configurações do computador> Modelos administrativos> Sistema> Delegação de credenciais
  4. Clique duas vezes em Permitir a delegação de novas credenciais com autenticação de servidor somente NTLM
  5. Ative a política clicando em Habilitar
  6. Clique Exposição… próximo a Adicionar servidores à lista
  7. Clique no campo e digite o nome do servidor WSMAN / Hyper-V. Em nosso servidor de exemplo é chamado de hyperv01, então digitaremos wsman / hyperv01
  8. Clique Está bem confirmar
  9. Clique Aplique e depois Está bem

Por padrão, a Política de Grupo do computador é atualizada em segundo plano a cada 90 minutos, com um deslocamento aleatório de 0 a 30 minutos. Como não queremos esperar por isso, faremos uma atualização usando CMD ou Powershell. Siga o procedimento abaixo. Além disso, podemos alterar um intervalo de atualização para a política de Grupo, começando de 0 minutos a 31 dias.

1. Clique com o botão direito em Menu Iniciar e aberto Windows PowerShell (Admin) ou Prompt de Comando (Admin)
  2. Clique sim para confirme abrindo como administrador
  3. Tipo gpupdate / force e pressione A política será atualizada em alguns segundos.
  4. Abrir Gerenciador Hyper-V na máquina cliente Windows
  5. Clique em Conecte-se ao servidor… no lado direito do console do Gerenciador Hyper-V
  6. Digite o nome do servidor Hyper-V 2019 em Outro computador , selecione Conecte-se como outro usuário. e então clique em Definir usuário ... . Em nosso exemplo, estamos nos conectando a um servidor Hyper-V remoto chamado hyperv01
  7. Digite o nome de usuário e a senha. O nome de usuário deve estar no formato ou. Em nosso exemplo, estamos usando o nome do servidor hyperv01 Administrador .
  8. Clique Está bem e depois Está bem novamente
  9. Você se conectou com sucesso ao seu servidor Hyper-V remoto