Como desativar o cliente de rastreamento de link distribuído

Discos rígidos externos e outros dispositivos fornecem uma ótima maneira de compartilhar nossos arquivos pessoais ou criar backups. Você deve ter notado uma opção de remoção segura (canto inferior direito) na bandeja de ícones sempre que conectar suas unidades externas ao computador. O objetivo desta opção é verificar se há um aplicativo acessando os dados de sua unidade ou não. Se um aplicativo ainda tiver uma alça aberta para a unidade externa, o Windows avisará antes de ejetar a unidade. Tudo isso é apenas para garantir que seus dados estão seguros. Normalmente, se você receber esta mensagem ao clicar na opção remover USB com segurança, você pode simplesmente fechar todos os aplicativos e isso permitirá que você ejete a unidade com segurança. No entanto, em alguns casos, você continuará vendo a mensagem de aviso e o Windows não permitirá que você ejete sua unidade externa. Isso pode ser bastante problemático, pois não haverá nada que você possa fazer nesta situação. Você pode ignorar o aviso do Windows, mas terá uma grande chance de perda de dados.

Esse problema é causado por um serviço denominado Cliente de rastreamento de link distribuído. Este serviço mantém um identificador aberto para a pasta oculta de informações do volume do sistema, bem como para o arquivo tracking.log. Uma vez que este serviço mantém a alça aberta com sua unidade externa, você não poderá remover com segurança sua unidade externa.

Método 1: desabilitar Cliente de rastreamento de link distribuído

A solução mais comum para esse problema é simplesmente desabilitar o serviço que está causando o problema. Siga as etapas fornecidas abaixo para desativar o serviço Cliente de rastreamento de link distribuído

Nota: Antes de seguir as etapas fornecidas abaixo, lembre-se de que os serviços do sistema existem por um motivo. Desativar o serviço do sistema pode causar problemas sérios no momento da desativação ou posteriormente. Muitas vezes, um serviço faz mais do que sabemos ou diz a documentação. Portanto, desative este serviço por sua conta e risco. Se você deseja saber quais são as responsabilidades deste serviço, então abordamos isso no final deste método.

1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo services.msc e pressione Entrar

1. Localize o serviço denominado Cliente de rastreamento de link distribuído e clique duas vezes

1. Selecione Desativado no menu suspenso em Tipo de inicialização

1. Clique Pare se o status do serviço está em execução
  2. Clique Aplique então selecione Está bem

Seu problema deve ser resolvido depois de concluir a etapa fornecida acima.

O que o cliente de rastreamento de link distribuído faz?

Existem algumas coisas que este serviço faz. Mas, como mencionado antes, essa pode não ser a lista completa de responsabilidades deste serviço.

A principal responsabilidade deste serviço é “Manter links com arquivos NTFS dentro de seu computador ou em um domínio”. Significa simplesmente que este serviço mantém registro dos arquivos originais e seus atalhos. Portanto, por exemplo, se você mover o arquivo original para um caminho mais recente, este serviço também atualizará o caminho do atalho. Dessa forma o link não será quebrado e tudo continuará funcionando. Por outro lado, se você desabilitar esse serviço, mover os arquivos originais pode interromper os atalhos de arquivo. Portanto, você também terá que lidar com isso.

Outra função para a qual ele é usado é com o aplicativo antivírus AVG. Este aplicativo usa o serviço Cliente de rastreamento de link distribuído para verificar arquivos e pastas. Portanto, se você tiver o aplicativo antivírus AVG, reconsidere a desativação desse serviço.

Método 2: Windows Update

Se você não quiser correr o risco de desativar o serviço Cliente de rastreamento de link distribuído, pode aguardar as atualizações do Windows. Ou, se você não atualizou o Windows, instale as atualizações mais recentes do Windows se não tiver atualizado seu sistema. Muitos usuários notaram que esse problema foi resolvido após o Windows Update.

Portanto, instale as atualizações mais recentes do Windows em seu sistema, caso ainda não o tenha feito.