Como alocar o endereço Elastic IP para instâncias do Amazon EC2

Três tipos de endereços IP podem ser atribuídos à instância do Amazon EC2: IP privado, IP público e IP elástico. O endereço IP privado é usado para comunicação interna entre instâncias que estão no mesmo VPC. É atribuído pelo Amazon DHCP e é um endereço IP estático.

O endereço público é acessível pela Internet, é dinâmico e atribuído pela Amazon. Sempre que implantamos uma nova instância, a Amazon pegará um endereço IP da IANA (Internet Assigned Numbers Authority) e o atribuirá à instância do Amazon EC2. Por ser um endereço IP público dinâmico, sempre que você interromper ou iniciar a instância do EC2, a Amazon fornecerá um novo endereço público.

Imagine o cenário em que estamos executando um servidor da web na instância do Amazon EC2 que precisa ser reiniciado devido às atualizações instaladas. Assim que for reiniciado, a Amazon atribuirá um novo endereço público e nosso servidor web não estará acessível. Para evitar transtornos desnecessários, vamos alocar um endereço IP elástico para a conta da Amazon e instância (s) EC2 em execução. O endereço IP elástico é um endereço público estático que permanece sempre o mesmo, independentemente de estarmos interrompendo uma instância do Amazon EC2.

Todos os endereços IP mencionados (privado, público, elástico) podem ser vistos na guia Descrição de cada instância do Amazon EC2.

Neste artigo, explicaremos como alocar um endereço Elastic IP para a conta da Amazon e atribuí-lo à execução da instância do Amazon EC2. Siga o procedimento abaixo.

1. Entrar em AWS Management Console
  2. Clique em Serviços e então clique em EC2

Em Recursos, você pode ver mais informações sobre os recursos disponíveis do Amazon EC2 em uma determinada região. Em nosso caso, temos uma instância em execução e nenhum dos IPs elásticos. Não vamos passar por outros recursos, mas EC2 e Elastic IPs.

1. Clique em Elastic IPs
  2. Clique em Alocar endereço Elastic IP no lado superior direito da janela.
  3. Debaixo Alocar endereço Elastic IP clique em O endereço IP elástico pode ser alocado do pool da Amazon ou você pode trazer seu IPv4 público ou pool de propriedade do cliente. Elastic IPs não oferece suporte a endereços IPv6. Em nosso caso, atribuiremos um endereço IP do pool da Amazon.
  4. Clique em Associe este endereço Elastic IP no lado superior direito da janela. Você pode ver que a Amazon alocou o Elastic IP e precisamos confirmá-lo.
  5. Debaixo Endereço de IP Elastic associado , pesquise a instância em execução que deve obter um endereço IP elástico e escolha o endereço IP privado que será associado ao endereço IP elástico e selecione Associado . Se você associar um endereço Elastic IP a uma instância que já tenha um endereço Elastic IP associado, esse endereço Elastic IP associado anteriormente será desassociado, mas ainda será atribuído à sua conta.

De acordo com a documentação da Amazon, se o endereço Elastic IP já estiver associado a uma instância diferente, ele será desassociado dessa instância e associado à instância especificada. Se você associar um endereço Elastic IP a uma instância que tenha um endereço Elastic IP existente, o endereço existente será desassociado da instância, mas permanecerá alocado à sua conta.

1. O endereço IP elástico foi associado com sucesso à instância.
  2. Volte para a instância EC2 (por exemplo, clique em EC2 ou clique em Serviços - EC2). Como você pode ver, há um Elastic IPs associado à conta da Amazon e à instância em execução.

Se você clicar na instância em execução, também saberá qual endereço Elastic IP está associado a ela.

Tag AWS 2 minutos lidos