Correção: Tela azul de exceção de verificação de máquina



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

BSOD ou Blue Screen of Death é muito comum entre os usuários do Windows. A Tela Azul da Morte, como o próprio nome indica, é uma tela azul que aparece sempre que o sistema encontra um erro crítico. Uma Tela Azul da Morte mostra uma mensagem de erro na tela que nos dá muitas informações sobre o tipo de erro e o que pode ter causado o erro. Em nosso caso, a mensagem de erro será “Exceção de verificação de máquina”. Este erro pode aparecer durante a execução de uma atividade específica, mas provavelmente aparecerá depois que você efetuar login com êxito no Windows. Portanto, na maioria dos casos, você não terá muito tempo antes de olhar para esta tela azul da morte com erro de exceção de verificação de máquina. Além disso, você pode experimentar algum tipo de congelamento com este erro. Por exemplo, seu computador ou jogo pode travar antes de mostrar este erro.





O bom dos BSODs é que a maioria desses erros é causada por problemas de driver ou hardware. Portanto, se você atualizou recentemente seu driver ou instalou um Windows Update ou atualizou para uma versão mais recente, essas devem ser suas primeiras suspeitas. Se atualizar os drivers ou reverter para as versões anteriores (no caso de o problema ter começado após a atualização do driver) não resolver o problema, a causa mais provável é um problema de hardware. Um problema de hardware deve ser sua principal suspeita se o problema começou após a instalação de uma nova peça de hardware. Existem outras coisas que também podem causar esse problema, mas iremos abordá-las mais tarde. Então, vamos primeiro começar com a atualização e correção de drivers.



Se você não consegue entrar no Windows

Como o BSOD pode aparecer no início do login do Windows, é possível que você não tenha tempo suficiente para seguir qualquer um dos métodos fornecidos a seguir. Vimos casos em que as pessoas nem mesmo conseguiam acessar a tela de login do Windows. Portanto, se você for um desses usuários, terá duas opções. A primeira opção é usar o Modo de segurança e executar as etapas fornecidas em nossos métodos. A segunda opção é obter seus documentos importantes (backup) e reinstalar o Windows.

Fornecemos as etapas para entrar no Modo de segurança sem fazer login no Windows. Você também encontrará as etapas para copiar seus documentos importantes, caso queira reinstalar o Windows. Depende de você se deseja reinstalar o Windows ou tentar corrigir o problema entrando no Modo de Segurança.

Entre no modo de segurança por meio da tela de login do Windows



A maneira mais fácil de entrar no Modo de segurança é por meio da tela de login do Windows. Se você não consegue nem mesmo acessar a tela de login do Windows, vá para a próxima seção

  1. Ligue o computador e espere até chegar à tela de login do Windows
  2. Assim que estiver na tela de login, segure Mudança e clique no botão liga / desliga localizado no canto inferior da tela. Selecione Reiniciar (Enquanto segura a tecla Shift).
  3. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Configurações de inicialização

  1. Clique Reiniciar
  2. pressione Tecla F4 para executar seu PC no modo de segurança sem rede. Você deve conseguir ver os números associados às ações. Por exemplo, se você vir o número 3 associado a uma opção, pressione F3 (não apenas o número 3). Se você deseja realizar tarefas que requerem acesso à Internet, você deve escolher a opção com Rede em modo seguro .

É isso, se você fizer isso corretamente, seu sistema deve iniciar no modo de segurança

Entre no modo de segurança com a mídia de instalação do Windows

Você pode usar a mídia de instalação do Windows ou CD / DVD para entrar no modo de segurança. Siga as etapas fornecidas abaixo.

  1. Você tem que usar outro PC para isso. Em um de seus outros PCs, clique em aqui e baixe a ferramenta de criação do Windows Media. Nota: Você precisa ter acesso à Internet para baixar a Ferramenta de Criação do Windows Media
  2. Depois de baixado, clique duas vezes no arquivo baixado e clique em Aceitar
  3. Selecione Crie mídia de instalação para outro PC e clique Próximo
  4. Selecione as configurações apropriadas. Mas, essas configurações devem corresponder às instaladas no PC que você vai reparar. Portanto, se o PC problemático for um Windows 10 Home de 64 bits, você também precisará selecionar as mesmas configurações aqui.
  5. Uma vez feito isso, você terá que escolher a mídia. Clique Pen drive USB e siga as instruções adicionais na tela.

Agora, você precisa usar o USB para reparar seu PC problemático. Você terá que inicializar via USB e precisa ter a ordem de inicialização adequada para isso. Se você não sabe como alterar a ordem de inicialização, siga as etapas abaixo

Definir a ordem de inicialização é a primeira coisa que você terá que fazer. Basicamente, a ordem de inicialização define a ordem em que as unidades serão verificadas quanto às informações do sistema operacional. Na maioria dos casos, o disco rígido está no topo da ordem de inicialização principalmente porque contém o sistema operacional. Agora, como nosso USB contém os arquivos de instalação do Windows, queremos que o USB esteja em primeiro lugar para que nosso computador leia primeiro o USB Flash Drive.

  1. Reiniciar ou inicie o seu computador
  2. Procure a mensagem “ Pressione para entrar no SETUP ”. A mensagem pode variar um pouco dependendo do fabricante. Esta mensagem será mostrada quando o logotipo do fabricante aparecer na tela. Nota: A tecla que você deve pressionar também varia de acordo com o fabricante. Pode me Do ou F2 ou alguma outra chave. Mas isso será claramente mencionado na tela.
  3. Agora você deve estar em sua BIOS, se não estiver, você deverá ser capaz de ver um menu com várias opções. Uma dessas opções deve ser as configurações do BIOS ou o menu do BIOS (ou uma variação dele). Você pode usar as teclas de seta e navegar pela lista e selecionar a opção BIOS. pressione Entrar para ir para uma opção.
  4. Agora, você deve estar no Menu BIOS . Procure uma guia ou opção chamada Ordem de inicialização ou inicialização . Deve ser uma guia / opção separada ou pode ser uma subopção na guia / opção de inicialização ou pode ser a própria guia de inicialização. Portanto, navegue (usando as teclas de seta) para uma guia / opção relacionada ao Boot e você deve encontrar essa opção lá.
  5. Assim que estiver na ordem de inicialização, você precisa mude a ordem de inicialização . A unidade externa que você usará para inicializar o Windows deve estar no topo do pedido. Por exemplo, se você tiver um CD do Windows 10, a opção CD ROM deve estar no topo da Ordem de inicialização. Por outro lado, se você estiver usando uma unidade flash inicializável, os Dispositivos removíveis devem estar na parte superior. Use a tecla Enter para selecionar uma opção e, em seguida, use as teclas de seta para mover sua ordem. As instruções de como alterar a ordem de inicialização também devem ser fornecidas na tela
  6. Assim que terminar, Saída o BIOS e Salve  as mudanças que você fez
  7. Reiniciar seu computador (se ainda não tiver)
  8. Assim que o computador for reiniciado, ele deve inicializar por meio do dispositivo inicializável.

Depois que o sistema for inicializado por meio do USB Flash Drive, você deverá ver uma tela de instalação do Windows.

  1. Selecione Idiomas apropriados e outras opções e clique em

  1. Clique Conserte seu computador

  1. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Configurações de inicialização

  1. Clique Reiniciar
  2. pressione Tecla F4 para executar seu PC no modo de segurança sem rede. Você deve conseguir ver os números associados às ações. Por exemplo, se você vir o número 3 associado a uma opção, pressione F3 (não apenas o número 3). Se você deseja realizar tarefas que requerem acesso à Internet, você deve escolher a opção com Rede em modo seguro .
  3. O PC irá reiniciar e carregar o modo de segurança

É isso aí. Quando terminar, seu sistema deve estar no Modo de segurança e seu BSOD não deve mais aparecer. Isso também confirmará que o BSOD foi causado por um de seus drivers.

Use o prompt de comando para fazer backup de seus dados

Se você não conseguir acessar o Windows e quiser fazer backup dos seus dados antes de reinstalar o Windows, siga as etapas abaixo

  1. Certifique-se de que seu USB contenha os arquivos de instalação do Windows e que a ordem de inicialização esteja correta. Se você não fez isso, role para cima e siga as etapas fornecidas no início desta seção.
  2. Insira sua unidade flash USB (com mídia de instalação do Windows) e reiniciar
  3. Assim que o sistema for inicializado, você deverá ver uma tela de instalação do Windows. Selecione Idiomas apropriados e outras opções e clique em Próximo

  1. Clique Conserte seu computador

  1. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Prompt de comando

  1. Tipo bloco de anotações e pressione Entrar
  2. Clique Arquivo e selecione Abrir
  3. Você deve conseguir ver o File Explorer agora. Conecte outra unidade USB (onde deseja copiar os arquivos importantes)
  4. Agora, use o File Explorer para navegar e copiar / colar os arquivos na unidade USB.

Uma vez feito isso, você pode reiniciar

Método 1: consertar o driver

Às vezes, o problema pode estar acontecendo por causa dos drivers. Agora, há várias coisas que você pode fazer com os drivers, dependendo se você instalou um driver recentemente ou não. Se você instalou ou atualizou recentemente um driver ou instalou um novo hardware (e baixou o driver), tente desinstalar o driver específico. Se você atualizou o driver, deve tentar reverter para o driver anterior.

Nota: Como não sabemos que tipo de driver você pode ter instalado, estamos mostrando as etapas para desinstalar o driver de vídeo. Você deve desinstalar seu driver específico (selecione o driver de destino na etapa 3 abaixo).

Desinstalar

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Adaptadores de vídeo (substitua-o pelo seu driver)
  2. Clique com o botão direito seu dispositivo de destino e selecione Desinstalar ou Desinstalar dispositivo

  1. Aguarde a desinstalação

Reinicie o seu PC assim que o driver for desinstalado. O Windows instalará o driver mais adequado e mais recente quando o sistema for reiniciado.

Roll Back Driver

Se você atualizou seu driver recentemente, deve reverter para a versão anterior. O Windows oferece uma opção muito útil que permite reverter para a versão anterior do driver. Siga as etapas abaixo

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt. msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Adaptadores de vídeo (substitua-o pelo seu driver)
  2. Duplo click seu dispositivo-alvo
  3. Clique Motorista aba
  4. Clique Roll Back Driver e siga as instruções adicionais na tela

Nota: Se o botão Reverter driver estiver esmaecido, isso significa que você não pode reverter o driver. Não há soluções alternativas para isso, então simplesmente passe para a próxima seção

Atualizar

Agora, se você não instalou nenhum driver novo ou atualizou nenhum driver, seu problema pode ser completamente oposto. Em alguns casos, esse erro pode ser causado por drivers desatualizados. Portanto, se você atualizou recentemente seu Windows ou instalou um novo hardware, o driver antigo pode não ser compatível. Portanto, basta atualizar o driver para resolver o problema. Na verdade, você deve atualizar os drivers, mesmo se não tiver instalado um novo hardware ou atualizado para uma versão mais recente do Windows. O BSOD pode ser causado por qualquer tipo de driver, mas o culpado mais provável são os drivers de vídeo, drivers de Wi-Fi, drivers USB e drivers para o hardware recém-instalado.

Nota: Não use utilitários de atualização de driver de terceiros.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt. msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Adaptadores de vídeo (ou substitua-o pelo seu driver)
  2. Clique com o botão direito seu dispositivo de destino e selecione Atualizar driver

  1. Selecione Procure automaticamente por software de driver atualizado

Agora aguarde o sistema procurar o driver atualizado. Se o seu PC encontrar uma versão atualizada do driver, ele a instalará automaticamente.

Instalação Manual

Se a busca automática por drivers não funcionar, você sempre pode fazer uma instalação manual dos drivers. Para instalar manualmente os drivers, você terá que fazer o download dos drivers primeiro no site do fabricante. Você pode fazer isso de seu próprio PC ou pode usar outro PC e copiar os drivers baixados em seu PC problemático.

O guia passo a passo completo é fornecido abaixo

  1. Acesse o site do fabricante e baixe o driver mais recente. Se você estiver em outro PC, copie o arquivo baixado em seu USB e cole o conteúdo em algum lugar do PC problemático
  2. Em seu pc problemático, segure Chave do Windows e pressione R
  3. Tipo devmgmt. msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Adaptadores de vídeo (ou substitua-o pelo seu driver)
  2. Clique com o botão direito seu dispositivo de destino e selecione Atualizar driver

  1. Selecione Procure no meu computador o software de driver

  1. Agora clique Squeaky toy e navegue até o local onde você copiou a unidade baixada (na etapa 1)

  1. Clique Próximo e siga as instruções adicionais na tela

Agora siga as instruções adicionais na tela e reinicie o computador quando o driver for instalado. Isso deve resolver o problema do driver de áudio para você.

Verifique se o problema persiste quando terminar de desinstalar / atualizar.

Método 2: Reparo de inicialização

Executar um reparo de inicialização funcionou para muitos usuários. O Reparo de Inicialização é um recurso do Windows que corrige os problemas do Windows e quaisquer arquivos de sistema danificados. Você pode iniciar o reparo de inicialização no Recovery Environment. As etapas para iniciar o reparo de inicialização são fornecidas abaixo

  1. Ligue o computador e espere até chegar à tela de login do Windows
  2. Assim que estiver na tela de login, segure Mudança e clique no botão liga / desliga localizado no canto inferior da tela. Selecione Reiniciar (Enquanto segura a tecla Shift).
  3. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Reparo de inicialização e siga as instruções adicionais na tela

O reparo de inicialização deve resolver o problema para você.

Método 3: limpar CMOS

A bateria CMOS é uma RAM não volátil, o que significa simplesmente que ela retém as informações mesmo depois que o computador é desligado. Muitos usuários resolveram seus problemas retirando a bateria CMOS e colocando-a de volta.

Existem duas maneiras de limpar a bateria CMOS. Você pode usar o BIOS ou limpar o CMOS por meio de abordagem de hardware. Abordaremos ambos nesta seção.

Limpar CMOS via BIOS

Siga estas etapas para limpar o CMOS do menu do BIOS

Nota: As etapas abaixo irão redefinir suas configurações para o padrão. Portanto, se você fez algumas alterações no BIOS, terá que alterá-las novamente quando terminar de limpar o CMOS.

  1. Ligue seu computador
  2. Assim que o erro for mostrado, pressione F1 ou Do ou F10 . Você também verá o botão mencionado na tela. O botão que você pressiona para abrir o BIOS depende do fabricante, portanto, varia de fabricante para fabricante.
  3. Quando estiver na BIOS, localize uma opção chamada “ Definir BIOS para padrão ”Ou alguma variação disso. Esta opção geralmente estará na guia / tela principal de seu BIOS. Selecione esta opção e salve as configurações. Use as setas do teclado para navegar pelo menu.

Agora, reinicie o computador e verifique se o erro ainda existe ou não.

Limpe o CMOS via placa-mãe

Esta é a abordagem de hardware para limpar a bateria CMOS. Isso geralmente é útil quando você não consegue acessar o BIOS. Recomendamos que você siga as instruções na seção Limpar CMOS via BIOS acima, principalmente porque esta seção requer um pouco de conhecimento técnico.

Então, aqui estão as etapas para limpar a bateria CMOS

Nota: Se você não se sentir confiante, use o manual do computador ou entre em contato com um especialista em informática.

  1. Abra a caixa do seu computador
  2. Procurando por uma coisa redonda em forma de célula de peixe prateado. Lembra das células redondas que você coloca nos relógios de pulso? Será assim, mas maior em tamanho
  3. Agora, existem duas opções. Você pode retirar a bateria CMOS ou usar o jumper. Vamos primeiro dar uma olhada em como removê-lo
    1. Remova a bateria CMOS: Para remover a bateria CMOS, basta retirá-la. Você não precisa de parafusos para retirar a bateria. Deve ser encaixado ou travado dentro de seu slot. Nota: Algumas placas-mãe não têm baterias CMOS removíveis. Então, se você não pode tirá-lo, não use muita força. Deve ser facilmente removível. Se você não pode retirá-lo, isso provavelmente significa que está consertado.
    2. Reiniciar via Jumper: A maioria das placas-mãe terá um jumper que pode ser usado para limpar a bateria CMOS. Identificar a localização do jumper é muito difícil, pois varia de fabricante para fabricante. Mas, deve haver CLEAR, CLR CMOS, CLR PWD ou CLEAR CMOS escrito próximo a ele. Isso deve dar uma ideia do saltador. Você também pode usar o manual do seu computador para apontar a localização exata do jumper.
      • Depois de localizar o saltador, é bastante simples.
      • Basta girar o jumper para a posição de reinicialização
      • Ligue seu computador
      • Desligue seu computador
      • Mova o jumper de volta à sua posição original

Depois de concluir essas etapas, basta fechar o fechamento do seu sistema e ligar o computador. Tudo deve estar bem.

12 minutos lidos