Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o hardware do PS5

Jogos / Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o hardware do PS5 3 minutos lidos

Fonte do kit de desenvolvimento PS5: Letsgo



Bem, isso marca uma das primeiras revelações do PS5 que virão, muitos provavelmente estão decepcionados com a natureza técnica do lançamento, mas isso é esperado, já que foi programado para GDC. Embora faremos o nosso melhor para dividir para você.

CPU e GPU - O Hardware Principal

Unidade de controle de energia PS5



Novamente, isso vai soar familiar, temos uma CPU Zen 2 personalizada com 8 núcleos e 16 threads. Os núcleos da CPU são limitados a uma frequência de 3,5 GHz e a parte interessante aqui é o uso de relógios de reforço no console e isso é natural.



Ao contrário de um PC onde os componentes aumentam de acordo com o headroom térmico disponível, o PS5 usa um sistema de orçamento de energia e a frequência é definida de acordo com a carga de trabalho fornecida. Então tudo em tudo ' todos os consoles PS5 processam as mesmas cargas de trabalho com o mesmo nível de desempenho em qualquer ambiente, independentemente da temperatura ambiente . '



Isso tudo é mantido com a ajuda de um monitor interno que analisa a carga sobre a CPU e a GPU e ajusta a velocidade do relógio de acordo. Isso é bem diferente da implementação da Microsoft na Série X, que é mais restrita em comparação com o PS5, a abordagem particular da Sony aqui dá mais controle aos desenvolvedores.

No lado da GPU, a Sony está usando uma solução baseada em RDNA 2 com 36CUs. Ele também é equipado com 16 GB de memória GDDR6 em um barramento de 256 bits. A freqüência da GPU é de até 2,23 GHz, que é um número impressionante e definitivamente maior do que o que a maioria de nós esperava. A Sony afirma que esta configuração produz 10,2 TFLOPs de desempenho de computação de pico.

Sim, o PS5 também terá suporte para Ray-Tracing acelerado por hardware usando seu mecanismo de interseção. Algumas pessoas especularam uma solução de hardware customizada, mas não é o caso, tudo isso está embutido no bloco da GPU.



Armazenamento - SSDs 'totalmente!

Arquitetura SSD no próximo PS5

Como o Xbox Series X , O PlayStation 5 teria um SSD personalizado integrado. O condutor da conferência, Mark Cerny explicou como pretendem reduzir os tempos de carregamento, garantir que o SSD funciona como nenhum outro no mercado e evita todo e qualquer tipo de gargalo. A principal coisa que ele tentou explicar em uma explicação, modestamente falando, bastante técnica, foi que eles queriam uma atmosfera perfeita, que permite um fácil streaming de jogo também.

O SSD seria customizado, funcionando em uma plataforma de geração PCIe 4.0. Isso, como ele afirmou, atingiria velocidades de cerca de 5,5 GB / s. Em contraste, o HDD atual suportava algo em torno de 40-50 MB / s. Ele afirmou que essa tecnologia permitiria que um GB de dados fosse carregado em 0,27 segundos. Isso seria muito mais rápido do que o disco rígido do PS4, cujo tempo é de cerca de 20 segundos.

Ele então mergulhou no que torna isso interessante. Eles adicionaram um controlador de flash que ajudaria o SSD a funcionar melhor com a RAM. Isso significaria que, embora com o HDD, a maior parte da RAM estivesse ociosa, o SSD teria todos os bits de dados envolvidos. Isso realmente ajuda em uma funcionalidade muito suave.

Finalmente, os proprietários do console poderão desligar os usuários de PC. Embora não estejam no mesmo nível, os consoles começaram a permitir a modularidade. Vimos isso no vídeo do Xbox Series X também. Com o PS5, Mark comentou sobre toda a E / S em que o módulo de armazenamento é construído. Segundo ele, existe um conjunto de processadores que permitiria que um drive externo funcionasse tão bem quanto o interno. Porém, há um problema, o drive teria que corresponder às velocidades do interno. Ele explicou que as unidades PCIe 3.0 não seriam compatíveis. Além disso, essas unidades caberiam nos slots M.2 e, portanto, a compatibilidade seria vista dessa forma. Atualmente, ele não listou nenhum compatível, mas de acordo com Mark, a empresa iria, após o lançamento, dar mais detalhes sobre os drives. Assim, ele recomendou não comprar drives na hora do lançamento. O lançamento - pelo menos algo que ele confirmou por não ser completamente vago, seria no final do ano.

Reflexões finais

O hardware sem dúvida é excepcional e os caras da AMD são os verdadeiros heróis aqui, mas esperávamos que isso acontecesse. Eu sinto que o verdadeiro salto geracional na experiência virá do armazenamento aprimorado que esses novos consoles trazem.

O hardware é certamente importante, mas se você quiser vender toda a ideia da próxima geração, tem que ser em um sentido muito tangível e esses ganhos seriam realmente mais realizados com armazenamentos amplamente melhorados e tanto a Sony quanto a Microsoft fizeram exatamente isso.

Infelizmente, porém, a Sony se absteve de mostrar quaisquer fotos reais do PS5, que também tem sido um tópico de especulação por um bom tempo. Esperamos saber mais sobre a unidade física real e os títulos de lançamento nos próximos meses.

Tag PS5