Correção: alto uso de GPU por tempo de execução do servidor cliente e gerenciador de janelas da área de trabalho



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os usuários do Windows estão atualmente lutando por uma correção para reduzir o uso da GPU do Gerenciador do Windows da área de trabalho (dwm.exe) e a Tempo de execução do servidor cliente (csrss.exe) processos após instalar uma atualização pendente. Esse problema está confirmado para ocorrer no Windows 10 e no Windows 11.



Alto uso de recursos de GPU pelo Desktop Window Manager (dwm.exe) e pelo processo de tempo de execução do servidor de cliente (csrss.exe)



Sintomas comumente relatados deste problema:



  • Quando o usuário arrasta o navegador (Edge, IE ou qualquer navegador de terceiros), o uso da GPU aumenta em até 50%. Isso ocorre mesmo com GPUs de ponta que possuem bastante poder de processamento.
  • Quando o usuário inicia qualquer aplicativo ou jogo que exija poder de renderização, o uso da GPU de Gerenciador de Windows da área de trabalho e a Tempo de execução do servidor cliente processos aumenta para 100% e permanece assim minutos após o fechamento do aplicativo.

Depois de investigar minuciosamente esse problema, percebemos que vários culpados subjacentes diferentes podem ser responsáveis ​​por esse comportamento no Windows 10 e 11. Aqui está uma pequena lista de culpados que você deve conhecer:

  • Versão desatualizada do Windows – O problema é bastante antigo neste momento, e a Microsoft já fez vários hotfixes para impedir que os processos Desktop Window Manager (dwm.exe) e Client Server Runtime Process (csrss.exe) monopolizem todos os recursos de GPU disponíveis. Instale cada atualização disponível no componente WU para corrigir o problema.
  • Os processos são definidos como alta prioridade – Acontece que um dos motivos mais comuns pelos quais você pode esperar ver os processos do Desktop Window Manager (dwm.exe) e do Client Server Runtime (csrss.exe) consumindo a maioria dos recursos de GPU disponíveis é quando ambos os processos estão definidos como Prioridade máxima. Vários usuários que lidam com esse problema confirmaram que o problema foi resolvido quando usaram o Gerenciador de Tarefas para alterar seu status para o modo de eficiência.
  • Drivers de GPU desatualizados – Acontece que, com o Windows 10 e o Windows 11, esse tipo de comportamento também pode ser causado por um driver de GPU desatualizado ou um pacote de física ausente. O problema deve ser corrigido atualizando o módulo de física que gerencia a mecânica do jogo e os drivers da GPU.
  • Drivers Intel desatualizados – Um especialista em kernels afirma que mais de sete drivers assinados pela Intel podem ser responsáveis ​​por esse comportamento. A maneira mais fácil de resolver o problema neste cenário é iniciar o Intel Update Assistant e instalar as atualizações de driver pendentes.
  • A aceleração de hardware está habilitada – Acontece que forçar sua GPU a fazer agendamento de GPU acelerado por hardware também pode levar à utilização excessiva de recursos de GPU. Para corrigir isso, desative a aceleração de hardware no menu Configurações da instalação do Windows.
  • Os efeitos de transparência do Windows estão habilitados – Você está experimentando um uso excepcionalmente alto da GPU pelo Desktop Windows Manager e os processos do Client Server Runtime são uma opção da GUI do Windows conhecida como efeitos de Transparência do Windows. Vários usuários que lidam com o mesmo problema confirmaram que conseguiram reduzir o uso da GPU dos dois processos desativando os efeitos de transparência.
  • O aplicativo está configurado para economia de energia – Se você estiver usando uma GPU Nvidia e estiver enfrentando esse problema apenas ao executar determinados aplicativos ou jogos, poderá corrigir esse problema alterando o comportamento dos aplicativos que causam os dois processos (dwm.exe e csrss.exe ) para monopolizar a largura de banda da GPU utilizando o Painel de controle da NVIDIA.
  • HDR e WCG estão ativados – O HDR pode ser o problema se as soluções acima não reduzirem a utilização excessiva de recursos da GPU. O suporte parcial a HDR ou WCG em um monitor de baixo custo pode estar causando indiretamente esse comportamento. Corrija esse problema desativando os dois componentes.
  • Frequências de GPU sem clock – Um possível motivo pelo qual você pode ter esse problema é um caso em que sua GPU está com underclock para economizar energia. Nesse caso, você notará que o clock base da sua GPU é inferior ao anunciado pelo fabricante. Corrija esse problema revertendo as frequências da GPU para seus valores padrão.
  • interferência de terceiros – Você pode antecipar o tratamento desse problema devido a um conjunto de segurança excessivamente defensivo ou a um programa otimizador de sistema que, em última análise, afeta a carga da GPU. Você pode testar essa teoria executando uma operação de inicialização limpa.
  • Corrupção do arquivo do sistema – Se nenhuma das soluções mencionadas acima resolveu a situação em que o poder de processamento da GPU é constantemente monopolizado pelos dois processos Desktop Windows Manager e Client Server Runtime, você pode assumir que uma corrupção de sistema subjacente causa o problema. Tente corrigir esse problema executando uma instalação limpa ou de reparo.

Agora que analisamos todas as possíveis causas desse problema, vamos analisar uma série de correções confirmadas que outros usuários do Windows 10 e Windows 11 implantaram com sucesso para reduzir o uso da GPU do Desktop Window Manager (dwm.exe) & Processo de Tempo de Execução do Servidor Cliente (csss.exe) processos.

1. Instale atualizações pendentes do Windows

O problema é bastante antigo neste momento, e a Microsoft já fez vários hotfixes para impedir que os processos do Desktop Window Manager (dwm.exe) e do Client Server Runtime Process (csrss.exe) monopolizem todos os recursos de GPU disponíveis. Instale cada atualização disponível no componente WU para corrigir o problema.



Muitos usuários afetados afirmaram que finalmente puderam observar como o consumo excessivo de GPU caiu exponencialmente após a aplicação de todas as atualizações pendentes do Windows.

Ao visitar o componente Windows Update, verifique se sua cópia do Windows 11 ou 10 está atualizada.

Como proceder para fazer isso:

  1. o Corre caixa de diálogo aparecerá quando você pressionar Windows + R .
  2. Na caixa de texto, digite “ms-settings:windowsupdate” para abrir o atualização do Windows guia do Definições inscrição.

    Acesse o menu Windows Update

  3. Agora você pode obter um Controle de conta de usuário janela solicitando que você permita direitos extras, a menos que você tenha mexido com o padrão Configurações do UAC. Para fornecer acesso de administrador nesta situação, selecione Sim.
  4. A seguir, escolha Verificar atualizações da lista à direita.

    Verifique se há novas atualizações do Windows

  5. Após baixar a atualização localmente, clique em instale agora para iniciar o processo de instalação.
  6. Reinicie o computador para ver se o problema foi resolvido.

Tente a seguinte abordagem abaixo se os processos do Desktop Window Manager (dwm.exe) e do Client Server Runtime (csrss.exe) ainda usarem muitos recursos do sistema.

2. Altere o status dos processos para o modo de eficiência

Uma das razões mais comuns pelas quais você pode esperar ver o Desktop Window Manager (dwm.exe) & Client Server Runtime (csrss.exe) processos que consomem a maioria dos recursos de GPU disponíveis é quando ambos os processos são definidos para Prioridade máxima. Isso geralmente é um problema com GPUs de baixo custo com pouco poder de processamento.

Vários usuários que lidam com esse problema confirmaram que o problema foi resolvido quando usaram o Gerenciador de Tarefas para alterar seu status para o modo de eficiência.

Siga as instruções para etapas específicas sobre como alterar o Desktop Window Manager (dwm.exe) & Client Server Runtime (csrss.exe) processos para o Modo de Eficiência:

  1. Imprensa Ctrl + Shift + Esc para abrir Gerenciador de tarefas.
  2. Uma vez que você está dentro Tarefa Gerente, certifique-se de estar usando o Especialista interface.
    Observação: Se você estiver no Windows 10, clique em Mostrar mais detalhes .

    Mostrar mais detalhes no Gerenciador de Tarefas

  3. A seguir, acesse o Processos guia e desça para o lado direito da tela.
  4. Role a lista de processos e localize Gerenciador de janelas da área de trabalho (dwm.exe).
  5. Ao localizá-lo, clique com o botão direito do mouse e clique em Modo de eficiência no menu de contexto que acabou de aparecer.

    Defina-o para o modo de eficiência

  6. A seguir, localize o Tempo de execução do servidor cliente (csrss.exe) processo, clique com o botão direito do mouse e clique em Modo de eficiência mais uma vez.
  7. Depois que essa alteração for feita, reinicie seu PC e veja se o uso da GPU diminui assim que a próxima inicialização for concluída.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

3. Atualize os drivers da GPU

Com o Windows 10 e o Windows 11, esse tipo de comportamento também pode ser causado por um driver de GPU desatualizado ou um pacote de física ausente.

Os usuários que experimentaram alto consumo de GPU pelos processos Client Server Runtime (csrss.exe) e Desktop Window Manager (dwm.exe) concordaram que o problema foi resolvido após a atualização dos drivers de GPU para a versão mais recente.

O problema deve ser corrigido atualizando o módulo de física que gerencia a mecânica do jogo e os drivers da GPU.

Se este for o seu caso e você não atualizou recentemente seus drivers de GPU, use as seguintes instruções para remover seus drivers de GPU antigos e instalar os mais recentes antes de tentar executar o jogo novamente:

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir o Corre caixa de diálogo.
  2. Digite o comando “devmgmt.msc” na caixa de texto de execução e pressione o botão Digitar chave para abrir Gerenciador de Dispositivos.

    Abra o Gerenciador de Dispositivos

  3. Depois de entrar Gerenciador de Dispositivos, expanda a caixa suspensa para Adaptadores de vídeo navegando pela lista de dispositivos instalados na parte inferior da página.
  4. Clique com o botão direito do mouse no driver da GPU que deseja atualizar no menu a seguir e escolha-o no menu de contexto para atualizar o driver.

    Atualizar driver

  5. Se sua máquina tiver drivers de GPU dedicados e integrados, você deverá atualizá-los.
  6. Na opção a seguir, escolha Pesquisar automaticamente um novo software de driver .
  7. Siga as instruções para instalar o driver de GPU mais recente descoberto quando a primeira verificação for concluída.

    Atualizando os drivers da GPU

  8. Reinicie o computador quando a operação for concluída para ver se o uso dos dois processos diminuiu consideravelmente.

Observação: Se o Gerenciador de dispositivos não conseguir localizar uma nova versão do driver da GPU, você deverá recorrer ao software proprietário fornecido pelo fabricante da placa gráfica para atualizar os drivers gráficos atuais. O seguinte software pode ser necessário, dependendo do fabricante da GPU:

Experiência GeForce – Nvidia
Adrenalina – AMD
Driver Intel – Intel

Se o mesmo problema ainda estiver presente ou os drivers da GPU já estiverem atualizados, passe para o próximo procedimento abaixo.

4. Atualize os drivers Intel (se aplicável)

O Windows 11 é muito mais dependente de um grupo de drivers de firmware da Intel. Mas, em menor grau, o mesmo pode ser dito sobre o Windows 10. Um especialista em kernels afirma que mais de sete drivers assinados pela Intel podem ser responsáveis ​​por esse comportamento. A maneira mais fácil de resolver o problema neste cenário é iniciar o Intel Update Assistant e instalar as atualizações de driver pendentes.

Mais usuários que viram o consumo extremamente alto de GPU dos dois programas (Desktop Windows Manager e Client Server Runtime) afirmaram que o uso diminuiu significativamente depois de utilizar o Intel Driver Assistant para trocar os drivers genéricos de CPU, Bluetooth e placa Wi-Fi com Intel equivalentes.

Listados abaixo estão os procedimentos a serem tomados se você quiser tentar este reparo também:

  1. Use seu navegador padrão em seu computador Windows 11 e navegue até o Página da Web do Assistente de driver e suporte Intel .

    Baixe o driver de suporte Intel

    Observação: Baixando o driver de suporte Intel Você será solicitado a baixar e instalar um pequeno software que verificará seu sistema localmente quanto a drivers e firmware desatualizados se você estiver usando esta ferramenta pela primeira vez. Instale a ferramenta local conforme instruído, se solicitado.

  2. Depois que o utilitário for instalado localmente, aguarde até que ele termine de verificar se há drivers desatualizados no sistema. Se alguma ocorrência for encontrada, escolha Download All e observe como o programa baixa todos os drivers necessários.

    Baixando todos os drivers

  3. Por fim, opte por Instalar tudo trocar drivers genéricos desatualizados por Alternativas específicas da Intel.
  4. Reinicie o computador conforme as instruções e verifique se o problema foi corrigido após a próxima inicialização.

Tente a próxima técnica se o código de erro ainda estiver ocorrendo.

5. Desative a aceleração de hardware

Acontece que forçar sua GPU a fazer agendamento de GPU acelerado por hardware também pode levar à utilização excessiva de recursos da GPU.

Essa opção geralmente acelera a renderização e faz com que seu computador pareça mais rápido, mas um resultado imprevisto pode ser o uso extremamente alto da GPU (especialmente com GPUs de baixo e médio porte).

Se o agendamento de GPU acelerado por hardware está ativo e você está tendo essa dificuldade com aplicativos de área de trabalho, jogos ou aplicativos da Plataforma Universal do Windows, siga as etapas abaixo para desativá-lo temporariamente no aplicativo Configurações para ver se o problema foi resolvido.

Aqui está o que você precisa fazer:

Observação: Com algumas pequenas diferenças na GUI, esses métodos devem funcionar no Windows 10 e no Windows 11.

  1. Para acessar o Definições cardápio, use o Tecla Windows + I .
  2. No menu vertical do lado esquerdo da Definições menu, selecione Sistema.
  3. Depois disso, selecione Exibição no menu do lado direito da tela.

    Acesse as configurações de exibição

  4. Role para baixo a lista de opções sob o Configurações do visor e escolha Gráficos (debaixo configurações relacionadas).

    Acesse as configurações de gráficos

  5. Clique em Alterar gráficos padrão configurações da próxima tela (sob Configurações padrão).
  6. Desative a alternância para GPU acelerada por hardware agendar uma vez que você está no Predefinição gráficos definições.

    Desabilite o agendamento de GPU acelerado por hardware

  7. Após desabilitar a aceleração de hardware, reinicie o computador e após a conclusão da inicialização subsequente, verifique se o problema de alto uso da GPU foi resolvido.

Passe para a técnica abaixo se o problema ainda não for resolvido.

6. Desative os efeitos de transparência do Windows

Um possível motivo pelo qual você está experimentando um uso de GPU excepcionalmente alto pelo Desktop Windows Manager e pelos processos do Client Server Runtime é uma opção de GUI do Windows conhecida como efeitos de Transparência do Windows.

Essa opção adiciona uma camada elegante à aparência de suas janelas, mas também pode causar o uso de muitos recursos de GPU disponíveis se você estiver usando uma GPU de baixo custo e não tiver uma GPU integrada para aliviar a carga o equivalente dedicado.

Vários usuários que lidam com o mesmo problema confirmaram que conseguiram reduzir o uso da GPU dos dois processos desativando os efeitos de transparência. Essa correção está confirmada para funcionar no Windows 10 e no Windows 11.

Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Imprensa Tecla Windows + I para abrir o Configurações do Windows tela.
  2. A seguir, clique em Personalização (no menu de contexto à esquerda).
  3. Vá para o lado direito e clique em Cores da lista de opções.

    Acesse a aba de cores

  4. Por fim, desmarque a caixa associada a Efeitos de transparência e reinicie o seu PC quando estiver dentro do Cores aba.

    Desativar efeitos de transparência

Depois que o PC inicializar, veja se o uso da GPU diminuiu. Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

7. Configure aplicativos para desempenho máximo (somente Nvidia)

Se você estiver usando uma GPU Nvidia e estiver enfrentando esse problema apenas ao executar determinados aplicativos ou jogos, poderá corrigir esse problema alterando o comportamento dos aplicativos que causam os dois processos ( dwm.exe e csrss.exe ) para monopolizar a largura de banda da GPU, utilizando o Painel de controle NVIDIA.

Outros usuários que lidam com o mesmo problema conseguiram diminuir o uso da GPU acessando o painel de controle da Nvidia e ajustando todos os aplicativos que apresentam esse problema para desempenho máximo.

Siga as etapas abaixo para obter instruções específicas sobre como fazer isso:

Observação: Este método se aplica apenas a sistemas com uma GPU Nvidia dedicada.

  1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho e clique em Painel de controle da Nvidia.

    Acesse o painel de controle da Nvidia

    Observação: Se você estiver no Windows 11, você deve primeiro clicar em Mostrar mais opções para disponibilizar esta opção.

  2. Uma vez dentro Painel de controle da Nvidia, Clique em Gerenciar configurações 3D no menu do lado esquerdo.
  3. Em seguida, vá para o painel do lado direito e clique em Configurações globais.
  4. Role para baixo na lista de Configurações globais e mude o Gerenciamento de energia modo para Prefira o desempenho máximo.

    Definir como desempenho máximo

  5. Salve as alterações que você acabou de fazer, reinicie seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Se os dois processos ainda consumirem muitos recursos do sistema disponíveis, vá para o próximo método abaixo.

8. Desativar HDR e WCG

O HDR pode ser o problema se as soluções acima não reduzirem a utilização excessiva de recursos da GPU. O suporte parcial a HDR em um monitor de baixo custo pode ser a raiz do problema.

Quando o HDR estava desativado no menu Configurações, alguns usuários que também estavam enfrentando esse problema viram que o uso de recursos finalmente diminuiu.

HDR pode afetar ocasionalmente os dois processos (Desktop Windows Manager e Client Server Runtime). Dependendo da sua GPU e monitor, isso varia. Se você suspeitar que esse é o problema, tente desligar o HDR e verifique se o uso da GPU melhora.

Se você acredita que essa situação se aplica a você e o HDR está ativado, tente as etapas abaixo para desativá-lo e ver se ele impede que a tela pisque:

  1. Localize o ícone do Windows na barra de tarefas para começar.
  2. Para acessar o Começar menu, clique nele.
  3. Selecionar Definições da lista de opções disponíveis no menu a seguir.

    Acesse o menu Configurações

  4. Você pode ir para a próxima página selecionando Sistema do menu lateral.

    Acesse o menu Sistema

  5. Localize o Sistema guia e, em seguida, procure no menu do lado esquerdo da tela o Exibição cardápio.

    Acesse a guia Exibir

  6. Por fim, clique HDR na parte inferior desta tela depois de rolar para baixo.

    Acessando a tela HDR

  7. Altere a opção para DESLIGADO no HDR menu e, em seguida, salve suas alterações.
  8. Lembre-se de sair do Definições menu e reinicie o computador para verificar se esses ajustes reduziram o consumo de GPU. Observação: Se o seu monitor também suportar WCG, desative-o também.

Passe para a próxima solução possível abaixo se esta não funcionar para você.

9. Reverter frequências com underclock

Você pode enfrentar esse problema em um caso em que sua GPU está com underclock para economizar energia. Nesse caso, você notará que o clock base da sua GPU é inferior ao anunciado pelo fabricante.

Observação: Over e underclocking podem causar reinicializações inesperadas e afetar a estabilidade do seu sistema operacional. Underclocking é feito para extrair mais energia de uma PSU fraca enquanto overclock é feito para ganhar mais poder.

Se você se encontrar nessa situação, provavelmente continuará mexendo nas voltagens até descobrir uma construção estável que não sobrecarregue sua GPU.

Ajustando frequências

Observação: Se você estiver com underclock, recomendamos o uso de uma PSU mais poderosa, pois a instabilidade do sistema provavelmente persistirá, apesar de quaisquer ajustes que você fizer.

Reverter todas as modificações de overclock ou underclock de volta às suas configurações normais é a melhor linha de ação (se possível) se você tentou alterar os números, mas ainda está enfrentando inconsistências na GPU.

10. Execute uma inicialização limpa

Se você chegou a esse ponto sem encontrar uma solução viável, deve começar a procurar um possível infrator terceirizado que possa ser responsável pela utilização excessiva da GPU do Windows 10 ou do Windows 11.

Você pode prever lidar com esse tipo de problema como resultado de um conjunto de segurança excessivamente defensivo ou de um programa otimizador de sistema que acaba afetando a carga da GPU, de acordo com outros clientes afetados.

Se você tem esse problema com frequência, você deve inicialização limpa do seu computador e veja se a utilização da GPU dos dois processos Desktop Windows Manager e Client Server Runtime diminui significativamente.

Operação de inicialização limpa

É evidente que um serviço de inicialização de processador de terceiros é o problema se você obtiver um estado de inicialização limpa e o erro parar de acontecer. Encontrar o problema agora é apenas uma questão de reativar progressivamente todos os itens desativados anteriormente até ver o erro ocorrer novamente.

Por outro lado, prossiga para a próxima cura potencial abaixo se o mesmo tipo de problema persistir mesmo após um estado de inicialização limpa.

11. Instalação limpa ou instalação de reparo

Se nenhuma das soluções acima resolveu a situação em que o poder de processamento da GPU é constantemente monopolizado pelos dois Gerenciador de Windows da área de trabalho e a Tempo de execução do servidor cliente processos, você pode supor que um problema subjacente de corrupção do sistema provoca o problema.

Muitos usuários que relataram o mesmo problema disseram que ele foi resolvido após a execução de uma atualização completa do sistema. Você pode escolher um instalação limpa ou reparar instalar (reparação no local).

A maior desvantagem de uma instalação limpa é que, a menos que você faça primeiro um backup de tudo, não poderá salvar nenhum dos seus dados pessoais (aplicativos, jogos, mídia pessoal etc.). Esse processo pode levar algum tempo.

No entanto, o maior benefício de usar o método de instalação de reparo (reparo no local) é que você pode salvar suas informações pessoais (incluindo aplicativos, jogos, material pessoal e até preferências específicas do usuário). O procedimento vai demorar um pouco mais, no entanto.