Como corrigir o Windows Defender acinzentado no Windows 10/11?

atualize manualmente usando o Catálogo do Microsoft Update.



Você pode instalar a atualização usando o Catálogo do Microsoft Update (sem envolver o componente WU local). Isso implica que empregar essa estratégia pode evitar completamente quaisquer dependências defeituosas que possam causar esse comportamento.

Importante: Essa correção só está confirmada para funcionar no Windows 10. Ignore totalmente esse método se você estiver enfrentando esse problema no Windows 10.



O que você deve fazer é o seguinte:



  1. Você deve estar familiarizado com a arquitetura do seu sistema operacional antes de continuar (32 bits ou 64 bits). Se você ainda não o tiver, abra o Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse Este computador, e depois selecione Propriedades na opção suspensa que aparece.

    Acesse a tela Propriedades



  2. Para determinar a arquitetura do seu SO, clique no botão Sobre guia do sistema, role para baixo até Dispositivo especificações e procure Sistema modelo.

    Verificando a arquitetura do sistema

    Observação: Você deve baixar a atualização de 64 bits se o sistema for de 64 bits e a versão do Windows Update de 32 bits se o sistema for de 32 bits.

  3. Procure a atualização problemática (KB2267602) no Página principal do Catálogo do Microsoft Update usando a caixa de pesquisa no canto superior direito.

    Procure a atualização manualmente via MUC



  4. Em seguida, verifique a arquitetura para encontrar a listagem de WU relevante que você precisa baixar. Clique Download para baixar a atualização localmente depois de encontrar a correta.
  5. Em seguida, navegue até o local onde a atualização foi baixada (provavelmente no Transferências pasta), abra a .msu (ou .ini) e siga as instruções na tela para instalar a atualização localmente.
  6. Por fim, reinicie o computador para verificar se o problema foi resolvido.

Se o Windows Defender permanecer desabilitado, vá para o próximo método abaixo.

6. Use o CCleaner para limpar os dados de registro remanescentes

Outro cenário que pode ser a causa raiz desse problema é quando o Registro contém resquícios de um AV de terceiros anterior que está enganando o Windows Defender para se desligar. Outros usuários que sofrem desse mesmo problema conseguiram corrigir o problema executando o CCleaner para limpar qualquer inconsistência do registro.

Nossa recomendação é usar o CCleaner para remover os arquivos temporários e realizar uma verificação no seu registro.

Observação: Se você não gosta do Ccleaner, considere alternativas como BleachBit, CleanMyPc, Restoro, etc.).

Siga as instruções abaixo para usar o CCleaner para remover dados de registro temporários e remanescentes que podem 'enganar' o Windows Defender para permanecer desabilitado:

  1. Vou ao Site oficial do CCleaner e clique no Link para Download .

    Baixando o Ccleaner

  2. O download deve começar automaticamente quando você clicar no botão download botão, que o levará a um site. Você também encontrará instruções que demonstram o processo de instalação do CCleaner.
  3. Clique no instalador baixado no canto inferior esquerdo da tela e selecione Instalar.

    Baixando o Ccleaner

  4. Clique Declínio para evitar a instalação de software indesejado se o instalador solicitar que você instale lixo como o CCleaner Browser.
  5. Para iniciar o aplicativo quando a instalação estiver concluída, clique em Execute o CCleaner.

    Executando o Ccleaner

  6. Para ver as vantagens de utilizar este aplicativo, clique em Próximo quando o CCleaner foi aberto e selecione Exame de saúde no lado esquerdo.
  7. A seguir, clique Iniciar para investigar os arquivos do seu computador.

    Implantar uma verificação de integridade

  8. Depois disso, selecione Melhorar e espere que seja feito.
  9. Clique Limpeza personalizada quando você terminar com o Assistência médica seção. Você pode escolher o que o aplicativo avaliará e depois limpar em uma lista à esquerda.

    Como implantar uma limpeza personalizada

  10. Depois de selecionar Analisar, clique Executar limpeza para eliminar todos os arquivos indesejados.
  11. Quando a verificação estiver concluída, clique em Registro e siga as instruções na tela para limpar os itens de registro remanescentes que não são mais usados.

Se o problema ainda não for corrigido, vá para o próximo método abaixo.

7. Forçar a ativação do Windows Defender

Se nenhum dos métodos até agora permitir que você corrija o Windows Defender e o force a habilitar, você também terá a opção de forçá-lo a habilitar a partir de um prompt de comando elevado.

Esse método deve permitir que você habilite o Windows Defender à força, desde que não haja outro AV de terceiros instalado e o problema esteja enraizado em um elemento da GUI.

Observação: Você precisará garantir que os comandos abaixo sejam executados com privilégios administrativos; caso contrário, eles não funcionarão.

Siga as instruções abaixo para habilitar o Windows Defender à força:

Observação: as instruções abaixo funcionarão no Windows 10 e no Windows 11.

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo.
  2. A seguir, digite 'cmd' dentro da caixa de diálogo Executar e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt CMD elevado com acesso de administrador.

    Abra uma janela CMD elevada

  3. Clique Sim para conceder acesso de administrador no Controle de Conta de Usuário (UAC).
  4. Quando estiver dentro do prompt CMD elevado, digite ou cole o seguinte comando para habilitar o Windows Defender à força:
    REG DELETE "HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender" /v DisableAntiSpyware
  5. Uma vez que este comando tenha sido processado com sucesso, reinicie o seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Se o Windows Defender ainda estiver acinzentado, vá para o próximo método abaixo.

8. Habilite o Windows Defender via Gpedit.msc

Se você for um administrador em seu PC com Windows 10 ou Windows 11, também poderá configurar o estado operacional do Windows Defender por meio do Editor de Diretiva de Grupo Local.

Se você estiver usando uma edição do Windows Enterprise ou PRO (Windows 10/11), poderá usar o editor de política de grupo para ativar e desativar o Windows Defender.

Observação: Se estiver usando uma edição Home ou Education do Windows 10 ou 11, você pode seguir estes instruções para instalar o Editor de Diretiva de Grupo Local em cima de sua instalação do Windows.

Importante: A configuração da Diretiva de Grupo só deve ser empregada (temporariamente) se o uso da CPU do Windows Defender tornar o computador impraticável ou se o Defender não for desligado imediatamente quando um programa antivírus de terceiros for instalado. Em vez de deixar a modificação da Diretiva de Grupo em vigor quando o Defender se recusar a cooperar com outro programa antivírus, o problema deve ser corrigido adequadamente removendo o produto de terceiros, usando sua ferramenta de remoção e reinstalando-o. Manter a modificação proibirá você de usar o novo recurso de verificação periódica limitada do Defender, que sem dúvida será uma adição útil para usuários de software AV de terceiros.

Se você quiser usar o Editor de Diretiva de Grupo Local para tentar e forçar a habilitação do Windows Defender, siga as instruções abaixo para fazer isso no Windows 10 ou Windows 11:

  1. aperte o Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite 'gpedit.msc' e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local.

    Abra o utilitário Gpedit

  2. Clique Sim para conceder acesso de administrador quando solicitado pelo Controle de Conta de Usuário (UAC).
  3. Quando estiver dentro do Editor de Diretiva de Grupo Local, use o menu lateral à esquerda para navegar até o seguinte local:
    Computer Configuration\Administrative Templates\Windows Components\Windows Defender Antivirus
  4. Uma vez dentro do local correto, clique duas vezes no Antivírus Windows Defender pasta, vá para o painel direito e clique duas vezes em Desative o antivírus do Windows Defender.

    Abrindo a política de antivírus Desativar o Windows Defender

  5. Uma vez dentro das configurações do Desligue o Windows Defender política antivírus, defina-a como Desabilitado ou Não configurado antes de clicar Aplicar para salvar as alterações.
  6. Reinicie o seu PC e veja se o Windows Defender agora está ativado.

Se o problema ainda não for corrigido, vá para o próximo método abaixo.

9. Implantar varreduras SFC e DISM

Se você chegou a esse estágio sem conseguir encontrar uma solução prática, deve investigar a possibilidade de corrupção de arquivos do sistema afetar suas dependências do Windows Defender.

A menos que você queira seguir o caminho de terceiros, seria prudente usar algumas ferramentas internas ( SFC e DEZ ).

Observação: Essas duas ferramentas internas podem ser usadas para resolver a corrupção do arquivo do sistema que pode impedir que seu sistema operacional resolva as dependências usadas pelo Windows Update – Verificador de arquivos do sistema e Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação.

O melhor lugar para começar é com um Verificação do verificador de arquivos do sistema porque isso pode ser feito sem uma conexão contínua com a Internet.

Implantar uma verificação SFC

Observação: O Verificador de arquivos do sistema usa um cache armazenado localmente para trocar componentes de arquivos de sistema quebrados por componentes funcionais. Esse processo não deve ser interrompido até que seja concluído para evitar erros mais lógicos. Se você estiver usando um HDD desatualizado em vez de um SSD mais moderno, esse processo pode levar até uma hora ou mais, dependendo das velocidades de leitura e gravação.

Importante: NÃO FECHE a janela antes da conclusão do procedimento se o Verificador de arquivos do sistema scan trava durante a execução. É completamente normal.

Quando a verificação SFC estiver concluída, reinicie o computador para ver se o problema do mixer de voz foi corrigido.

Se o problema persistir, execute outra verificação do DISM .

Implantar uma verificação do DISM

Antes de iniciar esse processo, observe: Como o DISM usa uma parte do Windows Update para substituir arquivos corrompidos por equivalentes livres de corrupção, certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja estável.

Depois de concluir as verificações de SFC e DISM, reinicie o computador para ver se o Windows Defender ainda está acinzentado e inacessível.

Se o problema persistir, prossiga para a última correção proposta abaixo.

10. Execute uma instalação limpa ou instalação de reparo

Se nenhuma das soluções anteriores neste artigo o ajudou com seu problema, mais uma solução está disponível. Você pode considerar que determinados arquivos de sistema corrompidos são os culpados por sua incapacidade de reiniciar o componente do Windows Defender.

O melhor curso de ação neste momento é simplesmente substituir cada arquivo do sistema por um equivalente que você sabe que está íntegro e livre de corrupção, porque muitos arquivos do sistema nessa circunstância atendem à descrição do infrator.

Uma das duas abordagens funcionará para isso:

  • Instalação limpa – Tente isso se precisar de um remédio imediato. A principal desvantagem de uma instalação limpa do Windows é que, a menos que você faça um backup de seus dados com antecedência, ele limpará todos os seus arquivos pessoais e aplicativos que agora são mantidos no mesmo disco do seu sistema operacional. Isso ocorre porque uma nova instalação do Windows permitirá que você altere todos os arquivos do sistema sem usar CDs de instalação.
  • Instalação de reparo (reparo no local) – Se você tiver algum tempo livre, aconselhamos empregar um reparo no local em vez de uma instalação de reparo. O principal benefício desse método é que, embora demore um pouco mais e exija os DVDs de instalação adequados do Windows 11, todos os seus dados pessoais, jogos e programas são preservados.