Como corrigir as configurações do protetor de tela acinzentadas no Windows 10/11



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você pode enfrentar esse problema estranho em que quase todas as configurações estão acinzentadas dentro do Configurações do protetor de tela tela. Esse problema está confirmado para ocorrer no Windows 10 e no Windows 11 e pode ocorrer por várias causas.



  Configurações do protetor de tela esmaecidas

Configurações de proteção de tela acinzentadas no Windows 10 / Windows 11



Depois de investigar esse problema minuciosamente, verifica-se que esse problema tem apenas duas causas potenciais:



  • As configurações do protetor de tela são desabilitadas por uma política de grupo local.
  • As configurações de proteção de tela são codificadas via Editor do Registro.

Felizmente, esses dois cenários têm uma correção fácil que permitirá desbloquear todas as configurações do protetor de tela.

Mais detalhes sobre os métodos individuais abaixo.

1. Habilite a proteção de tela por meio do Editor de Diretiva de Grupo

Se você usa ativamente o gpedit.msc (editor de política de grupo) ou o administrador local (ou de rede), é provável que as configurações do protetor de tela sejam desativadas por uma política específica.



Existem duas políticas principais que podem causar esse comportamento em computadores Windows 10 e Windows 11:

  • “Ativar protetor de tela” policy – ​​Enquanto esta política estiver habilitada, você não terá permissão para habilitar nenhuma variação de proteção de tela (via GUI ou comandos de terminal). Além disso, todas as configurações relacionadas ao protetor de tela ficarão acinzentadas dentro do menu de configurações do protetor de tela.
  • “Proteção de tela específica de força” – Esta política forçará um protetor de tela selecionado pelo administrador em cada parte do sistema da rede. Isso também significa que todas as configurações dentro do menu de configuração do protetor de tela ficarão acinzentadas.

Se o seu sistema for afetado por uma das duas políticas mencionadas acima, a única maneira de corrigi-lo é utilizar o Editor de Diretiva de Grupo (gpedit.msc) para desabilitar a política que está causando esse comportamento.

Observação: Certas edições do Windows (Windows Home e Windows Education) não terão esse utilitário instalado por padrão em seus sistemas. Se este cenário for aplicável, siga este artigo para instalar o utilitário gpedit.msc manualmente .

Siga as instruções abaixo para verificar (usando o Editor de Política de Grupo) se alguma das políticas mencionadas acima está fazendo com que as configurações de proteção de tela permaneçam acinzentadas:

Importante: Se você fizer parte de uma rede, talvez não consiga realizar esta operação do seu PC. Em determinadas situações (como se você fizer parte de uma rede de trabalho ou escola), talvez seja necessário solicitar ao administrador da rede que execute as instruções abaixo).

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo.
  2. A seguir, digite 'gpedit.msc' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local Utilitário.
      Abra o utilitário Gpedit

    Abra o utilitário Gpedit

  3. Clique Sim para conceder acesso de administrador quando solicitado pelo Controle de conta de usuário (UAC) .
  4. Assim que estiver dentro do Utilitário Editor de Diretiva de Grupo, use o menu lateral à esquerda para navegar até o seguinte local:
    User Configuration > Administrative Templates > Control Panel > Personalization
  5. Assim que chegar ao local correto, vá para o menu do lado direito e clique duas vezes em Ativar protetor de tela .
      Clique duas vezes em"Enable Screen Saver" policy

    Clique duas vezes na política 'Ativar proteção de tela'

  6. Garantir a Ativar protetor de tela política está definida para Habilitado ou Não configurado antes de clicar Aplicar para salvar as alterações.

    Ativar protetores de tela

    Observação: Se esta política já foi definida como Habilitado ou Não configurado, não faça nenhuma alteração e vá para a próxima etapa abaixo.

  7. A seguir, volte para o Personalização pasta e clique no botão Forçar um protetor de tela específico .

    Forçando um protetor de tela específico

  8. Em seguida, defina o status do Forçar um protetor de tela específico política para Desabilitado (ou Não configurado) e clique Aplicar para salvar as alterações.
      Configurando o'Force a specific screen saver' policy

    Configurando a política 'Forçar um protetor de tela específico'

  9. Feche o Editor de Diretiva de Grupo Local e reinicie o seu PC para ver se o problema foi corrigido.

Se você ainda não conseguir alterar as configurações do protetor de tela porque as opções ainda estão esmaecidas ou as políticas acima já estão configuradas corretamente, vá para a próxima correção abaixo.

2. Ative o protetor de tela por meio do Editor do Registro (somente Windows 10)

Se o método acima não funcionou para você e seu sistema não estiver conectado ao seu domínio, a próxima coisa que você deve tentar fazer é reconfigurar o comportamento das configurações de proteção de tela por meio do Editor do Registro.

Importante: Este método só funcionará no Windows 10. Você não poderá encontrar a chave do Painel de Controle usando o Editor do Registro se estiver usando o Windows 11.

Caso as configurações do protetor de tela permaneçam acinzentadas mesmo que você já tenha modificado as políticas de grupo (seguindo o método acima), há uma grande chance de que esse comportamento esteja ocorrendo devido a um dos seguintes valores de registro:

  • SCRNSAVE.EXE
  • O protetor de tela é seguro
  • ScreenSaveTimeout

Se algum desses valores de registro estiver codificado dentro do local abaixo, você não poderá ajustá-los por meio do menu GUI das configurações do protetor de tela:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\Windows\Control Panel\Desktop

Para verificar se este cenário é aplicável, siga as instruções abaixo:

  1. Antes de iniciar esta operação, recomendamos que você faça backup de seus dados de registro com antecedência .
    Observação: Isso lhe dará uma maneira fácil de reverter para um comportamento saudável se você cometer um erro ao seguir as instruções abaixo.
  2. aperte o Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo.
  3. A seguir, digite 'regedit' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o Editor do Registro com acesso de administrador.
      Abra o Editor do Registro com acesso de administrador

    Abra o Editor do Registro com acesso de administrador

  4. No Controle de conta de usuário (UAC) , clique Sim para conceder acesso de administrador.
  5. Assim que estiver dentro do Editor do Registro, navegue até o seguinte local:
    HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\Windows\Control Panel\Desktop

    Observação: Você pode navegar para este local manualmente, colá-lo diretamente na barra de navegação do Editor do Registro e pressionar Digitar para chegar lá imediatamente.

  6. Assim que chegar no local correto, vá para o menu do lado direito e verifique se alguma das seguintes teclas está visível:
    SCRNSAVE.EXE
    ScreenSaverIsSecure
    ScreenSaveTimeout
  7. Se você vir alguma chave de valor acima, clique com o botão direito e escolha Excluir no menu de contexto até que todos tenham desaparecido do Área de Trabalho chave.
  8. Reinicie o seu PC e verifique se o problema foi corrigido assim que a próxima inicialização for concluída.