Hardware / As placas-mãe da série ASUS Z490 ‘LGA 1200’ para as CPUs de desktop Comet Lake de 10ª geração da Intel vazam 2 minutos lidos

Intel Core i9

A série ASUS Z490 de placas-mãe voltadas para o mais recente Intel 10ºProcessadores de núcleo de geração vazaram esta semana. O mais recente a fazer uma aparição é o ASUS TUF Z490-PLUS. Aliás, esta é a terceira placa-mãe ASUS da série Z490. Os dois anteriores vazamentos eram da série Z490 PRIME, que incluía as placas-mãe Z490-A e Z490-P. Todas as placas-mãe mais recentes para os CPUs de desktop Intel Comet Lake de 14 nm baseados no Skylake terão o novo soquete LGA 1200.

Como os próximos 10 da IntelºAs CPUs Gen Comet Lake entram gradualmente em produção em massa, os fabricantes OEM começaram a revelar as placas-mãe que suportarão os novos processadores. A marca ASUS TUF é um OEM cujas placas-mãe começaram a apresentar vazamentos. Quer sejam intencionais ou acidentais, os vazamentos indicam o lançamento iminente das mais recentes CPUs da Intel e hardware compatível , incluindo periféricos.

Vazamentos da placa-mãe para jogos ASUS TUF Z490-PLUS:

Mais uma placa-mãe Z490 vazou. Sejam vazamentos oficialmente sancionados ou um acidente genuíno, os vazamentos são bastante consistentes e parecem coincidir com a chegada dos 10º- CPU Comet Lake de 14 nm.

Chegando à placa-mãe ASUS TUF Z490-PLUS, ela terá o soquete LGA 1200 com suporte para o novo chipset Z490 da Intel. No caso desta placa-mãe ASUS TUF Gaming em particular, esta combinação de chipset e placa-mãe oferecerá aos usuários de PC um grande número de recursos premium e mainstream, incluindo dois slots M.2, seis conexões SATA, suporte para memória DDR4 de 4600 MHz e Thunderbolt 3 por meio de um Conector interno Thunderbolt. Além disso, esta placa-mãe possui dois slots PCIe x16 e três slots PCIe x1. Este modelo específico também vem com um módulo WiFi integrado.

Não é imediatamente claro, mas o cabeçalho Thunderbolt interno provavelmente requer a adição da placa adicional Thunderbolt 3 para funcionar. Nem é preciso acrescentar que esse periférico interno pode ser vendido separadamente. Parece que a Intel planeja lançar sua série Z490 de placas-mãe e processadores de desktop da série Comet Lake no final deste mês.

Os desenvolvedores de PC entusiastas preferem a série ASUS TUF em vez da submarca mais premium, principalmente porque oferece aos clientes níveis confiáveis ​​de alto desempenho, ao mesmo tempo em que oferece níveis ideais de valor para o dinheiro. Em outras palavras, a marca ASUS TUF é conhecida por fazer alguns compromissos cuidadosos, eliminando componentes de ponta e ainda oferecer desempenho premium, suportando a maioria dos principais hardwares e periféricos.

A filosofia de design é amplamente visível na placa-mãe para jogos ASUS TUF Z490-PLUS, uma vez que não possui o grande número de portas USB e outras opções de conectividade em comparação com suas contrapartes ROG Maximum de gama alta. No entanto, a escolha de portas e opções de conectividade deve ser mais do que suficiente para a maioria dos compradores finais.

O Intel 10ºCPUs Gen Comet Lake apresentam o PCIe 4.0?

10 da IntelºAs CPUs Gen Comet Lake serão baseadas no arcaico nó de fabricação de 14 nm. Além disso, eles apresentarão os mais antigos Skylake Cores. Este último deve oferecer alguns ganhos de IPC, mas o processo de produção maduro permitiu à Intel aumentar a frequência por núcleo. No entanto, a maior desvantagem de confiar no processo antigo de 14 nm é a incapacidade das CPUs de oferecer suporte completo às novas tecnologias que rivalizam com as CPUs Ryzen de 7 nm da AMD.

As CPUs mais recentes da Intel ainda são as líderes quando se trata de jogos, principalmente por causa do altos níveis de desempenho de thread único e muitos threads para cálculos multi-threaded altamente exigentes . Mas a falta de suporte a PCIe 4.0 e as contagens de núcleo mais baixas da Intel do que a linha atual de CPUs da AMD trabalhando com placas-mãe AM4, sem dúvida, jogarão contra a Intel, especialmente em estações de trabalho e sistemas de computador profissionais.

Tag intel