Tecnologia / 2 de abril de 2019 se torna o último dia do Google+, pois o Google começa a excluir dados do site 2 minutos lidos

Logotipo do Google+

O Google+ era o serviço de mídia social que (em teoria) poderia se tornar um rival do Facebook ou do Twitter. O serviço teve início em 2011 e agora 2 de abril de 2019 marca o último dia da sua existência. O serviço nunca poderia se tornar relevante, exceto para os anos 2013-2015, quando foi verdadeiramente ativo. O Google anunciou no final de janeiro, “ Em 2 de abril, sua conta do Google+ e todas as páginas do Google+ que você criou serão fechadas e começaremos a excluir o conteúdo de contas pessoais do Google+ . '

De acordo com o Google, levará cerca de dois meses para remover os dados; entretanto, os usuários podem baixar seus dados. Todos os outros serviços vinculados à conta do Google+ deixarão de funcionar também. O Google disse que os usuários podem conectar os serviços com suas contas do Google.

A decisão de encerrar o serviço foi tomada no ano passado como resultado do Projeto Strobe. Foi quando a empresa decidiu que os desafios na criação e manutenção do serviço são muito significativos para continuar. Talvez, a relação de insumos com relação à satisfação do consumidor estivesse errada para que a empresa seguisse em frente.

Eles encontraram um bug em uma das APIs do sistema que estava vazando informações privadas de cerca de meio milhão de usuários para os desenvolvedores. Pouco depois, outra violação no sistema expôs os dados pessoais de outros 50 milhões de usuários. O Google permaneceu em silêncio durante a violação de segurança, pois isso poderia resultar em uma perda potencial. Mais tarde, o Google admitiu o erro quando decidiu abrir o jogo na frente das massas.

O bug estava ativo entre 2015 e 2018. Ele estava expondo informações privadas, como idade ou sexo, para os desenvolvedores terceirizados. Além disso, as informações sinalizadas como privadas pelo consumidor também foram incluídas na violação. Muitos aplicativos de terceiros estavam usando a API defeituosa a seu favor. De acordo com o Google, um total de 438 aplicativos usaram a API defeituosa e as informações de cerca de 50.000 usuários foram comprometidas. Porém, a violação afetou mais de 50 milhões de usuários.

Muitos pensam que o Google estava tentando encontrar um motivo para encerrar o serviço quase morto. Porém, deve-se notar que uma empresa de tal calibre não pode se dar ao luxo de correr esse risco. O Google+ estava morto muito antes da violação de segurança. A rede social falhou em conseguir um lugar sob os holofotes. Em sua breve história, o serviço nunca conseguiu a contagem de usuários necessária que poderia se tornar uma ameaça potencial ao Facebook ou Twitter.

Outra decisão que recebeu uma grande reação dos consumidores foi quando eles decidiram fundir o Google+ com outros serviços do Google, como o YouTube. Depois disso, o Google isolou Hangouts e Fotos do serviço, o que acabou sendo o último prego no caixão. O serviço estava praticamente morto no final de 2015.

Se você fosse o usuário do Google+, então há tempo suficiente para recuperar os dados do serviço inativo. No entanto, o Google disse que preservará os dados para o futuro por meio de arquivo da internet .

Tag Google