AMD Next-Gen RDNA 2 ‘Big Navi’ Massive Leak confirma memória GDDR6, data de lançamento e design de RDNA 3?

Hardware / AMD Next-Gen RDNA 2 ‘Big Navi’ Massive Leak confirma memória GDDR6, data de lançamento e design de RDNA 3? 3 minutos lidos

O novo LOGO AMD Radeon - Video Cardz



A próxima geração de placas gráficas da AMD já está aparecendo online há algum tempo. O último vazamento indica que a empresa pode estar jogando com segurança com o tipo de memória, pelo menos para as placas de vídeo voltadas para o consumidor. Embora baseado no design de RDNA 2, Big Navi ou Navi 2X de última geração, as próximas placas gráficas não poderão reivindicar o título de ‘NVIDIA Killer’, pelo menos no segmento de consumidor ou desktop.

Havia rumores anteriores de que a AMD lançaria seu Placas Gráficas Radeon RX baseadas em RDNA 2 de última geração no quarto trimestre do ano atual . Curiosamente, o último vazamento confirma a linha do tempo e também menciona alguns detalhes sobre o RDNA 3. Embora o Big Navi não perturbe o domínio da NVIDIA no segmento de placas gráficas de consumidor e prosumer, é possível que o RDNA 3 da AMD possa.



As GPUs AMD Radeon RX Navi 2X ‘RDNA 2’ funcionarão com memória GDDR6, não com HBM2 e serão feitas em 7nm + Node?

Depois de confirmar os tamanhos dos moldes dos próximos RDNA 2GPUs da AMD, há novas informações sobre a próxima linha Navi 2X de GPUs para placas de vídeo Radeon RX de próxima geração. Parece que a AMD não está enviando as GPUs para suas empresas parceiras. Isso significa que não haverá novas placas gráficas de fabricantes líderes baseadas na GPU AMD RDNA 2. Em outras palavras, os compradores podem ficar restritos a comprar edições de 'Referência'. A situação pode mudar no novo ano, em que os compradores poderão comprar as placas de vídeo AMD Big Navi com placas personalizadas de fabricantes terceiros .



Enquanto o AMD Navi 2X de última geração funcionará com melhor memória , o último boato sugere que a empresa não está optando por módulos de memória HBM2 ou um design 2.5D. Isso significa que a AMD irá incorporar memória GDDR6. Relatórios anteriores afirmavam que as placas gráficas Radeon RX baseadas em GPU Big Navi teriam 16 GB de memória GDDR6 junto com uma interface de barramento de 512 bits. Esta configuração, se precisa, ainda é 2X mais poderosa do que a geração atual do Navi 10.

https://twitter.com/_rogame/status/1289239501647171584

Alguns relatórios anteriores afirmavam o uso de memória HBM2, o que significaria uma interface de barramento de 2048 bits. Se for verdade, isso significaria que a AMD fabricará duas variantes da GPU Big Navi. Isso ocorre porque a memória HBM2 requer um design 2.5D, o que exigiria um design de chip significativamente diferente devido ao uso de controladores de memória completamente diferentes. É bem provável que a AMD esteja preparando algumas GPUs RDNA 2 Big Navi especialmente projetadas para alimentar estações de trabalho de ponta.

AMD contará com o nó de fabricação TSMC 7nm + para entusiasta de fabricação e GPUs RDNA 2 convencionais em formato de chip:

Não está claro qual processo a AMD adotaria para fabricar as GPUs Big Navi ou Navi 2X. A arquitetura ZEN 3 de última geração é supostamente baseada no avançado 7nm + Fabrication Node. Portanto, é muito provável que As GPUs RDNA 2 principais e principais da AMD utilizarão o nó de processo TSMC 7nm + . No entanto, a AMD pode simplesmente optar pelo um pouco mais antigo, mas ainda relevante, processo de 7nm das ofertas de gama média e econômica.

A AMD já provou que pode fabricar CPUs e APUs no novo formato de design 'Chiplet' em vez da estrutura de matriz monolítica tradicional. Isso permite melhores habilidades de multitarefa e ainda permanece dentro dos intervalos de TDP. A mesma filosofia de design pode ser adotada para as GPUs RDNA 2 ou Big Navi. Isso pode permitir que a AMD otimize as placas de vídeo misturando vários IPs de GPU.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

A AMD tem feito grandes progressos com as técnicas de produção. Conseqüentemente, esses rumores podem acabar sendo precisos. Além disso, a empresa indicou anteriormente que iria implantar seletivamente o traçado de raio baseado em hardware apenas em GPUs Navi 2X de ponta . Portanto, está claro que a empresa pretende organizar e fabricar suas GPUs de próxima geração com prioridade no preço.

Por último, o RDNA 3 será fabricado em um ‘Nó Avançado’. Não há clareza sobre o que isso significa, mas relatórios anteriores indicaram que a AMD pode utilizar nós ainda menores que TSMC está desenvolvendo atualmente .

Tag amd