GPUs de mobilidade AMD Radeon RX 6000M para laptops de jogos baseados em RDNA 2 e Big Navi sob teste ativo de pré-produção?

Hardware / GPUs de mobilidade AMD Radeon RX 6000M para laptops de jogos baseados em RDNA 2 e Big Navi sob teste ativo de pré-produção? 2 minutos lidos

A arquitetura RDNA 2 da AMD promete ganhos de desempenho imensos em relação à última geração - Imagem: AMD



A AMD parece estar testando várias GPUs de mobilidade. As GPUs AMD Radeon RX 6000M Mobility são supostamente baseadas na arquitetura RDNA 2, bem como Navi 23 e Navi 24. As GPUs discretas são destinadas ao segmento de notebooks para jogos e, portanto, têm um perfil TBP mais alto.

Novas informações vazadas indicam que a AMD está conduzindo testes de pré-produção para sua próxima linha de chips gráficos discretos para o segmento de computação móvel. Esses chips serão baseados na arquitetura RDNA 2, Navi 23 e Navi 24 Core, que também é a base para o AMD Radeon RX 6000 Series de placas gráficas dedicadas.



Vazamento de GPUs de mobilidade AMD Radeon RX 6000M confirma núcleos e perfis TDP:

A AMD tem vários SKUs em teste para sua família Radeon RX 6000M. Parece que a AMD irá apresentar inicialmente variantes mainstream e de nível de entrada com base no design de GPU Navi 23 e Navi 24. Curiosamente, mesmo o segmento de placa de vídeo para desktop ainda não tinha uma GPU Navi 23 e Navi 24.



De acordo com o último relatório, a AMD tem pelo menos três GPUs de mobilidade Navi 23 para sua família RX 6000M. A linha incluirá um SKU de 90W, 80W e 65W. Estes são os valores do perfil TGP (Total Graphics Power). Em outras palavras, os perfis TBP seriam um pouco mais altos, mas de forma alguma violariam a barreira de 100W.

Além do Navi 23, a AMD também está testando pelo menos duas variantes de chips gráficos discretos que possuem GPUs de mobilidade baseadas no Navi 24. O Navi 24 XML SKU apresentará uma única variante TGP de 25W. Enquanto isso, a GPU Navi 24 XM terá um cTGP (potência gráfica total configurável) variando de 35W, 42,5W e até 50W. A propósito, o cTGP não é configurável pelo usuário final. Conseqüentemente, caberá aos OEMs e fabricantes de laptop decidir qual TGP selecionar para seus próprios designs. Os modelos de laptop de ponta com soluções de resfriamento poderosas podem configurar o chip gráfico discreto com 50W cTGP.

Expectativas de desempenho das GPUs de mobilidade AMD Radeon RX 6000M:

Especialistas indicam que o desempenho das GPUs baseadas no AMD Navi 23 pode ser semelhante ao das GPUs de mobilidade da série Radeon RX 5700M, mas com melhor eficiência. É possível que a AMD possa incorporar apenas 8 GB de RAM, o que seria um upgrade de 2 GB em relação à geração anterior. Quanto às velocidades de clock, essas GPUs podem chegar a 2 GHz.

As GPUs AMD Radeon RX 6000M não lançadas devem suceder às GPUs Radeon RX 5500M e RX 5300M que são baseadas na GPU Navi 14 (RDNA 1). O Radeon RX 5500M e o RX 5300M vêm com 4 GB e 3 GB de memória GDDR6, respectivamente. A GPU Navi 24 XM pode apresentar uma configuração de memória GDDR6 de 8 GB, enquanto as GPUs Navi 24 XML podem ter 6 GB de memória GDDR6.

As GPUs AMD Radeon RX 6000M devem competir com o mainstream GPU de mobilidade GeForce RTX 30. Essas GPUs seriam embutidas em laptops com CPUs Ryzen 5000 Mobility baseadas em Lucienne (Renoir-refresh, ZEN 2) e Cezanne (ZEN 3) e obviamente seriam comercializadas como jogos.

Embora ainda não tenha sido confirmado, com base na nova arquitetura, a AMD pode apenas oferecer o popular ‘Infinity Cache’ dentro dessas GPUs de mobilidade. Além disso, os compradores também podem esperar o recurso SAM.

Tag amd