X470 VS X370: Qual chipset é melhor?

A AMD anunciou seu mercado interrompendo os processadores Ryzen em dezembro de 2016. Desde então, contagens de núcleos e overclocking têm estado na moda. É aí que Ryzen promete entregar o máximo. Ele oferece mais recursos por um valor melhor, especialmente em comparação com a Intel. Combinando contagens de núcleos altas e preços baixos, Ryzen tem dado uma corrida para o dinheiro da Intel por um bom tempo.



Mas se você está pensando em usar um processador Ryzen de última geração, especialmente com uma contagem de núcleos mais alta, você vai precisar de uma placa-mãe bem robusta. Essas placas parecem ter o melhor desempenho em overclocking, o que é um recurso muito importante para Ryzen. Outra coisa interessante é que essas placas de ponta tendem a receber atualizações do BIOS mais rapidamente.

É por isso que neste guia vamos comparar os melhores dos melhores chipsets. Estamos focando especificamente na placa-mãe topo de linha, então este guia será baseado exclusivamente na comparação do X370 com o X470.





Principais recursos do X370

Antes de começarmos, achamos que você deve estar ciente de que ambos os chipsets suportam processadores Ryzen de segunda geração. Portanto, se você já tem uma placa-mãe X370, pode instalar um processador Ryzen de segunda geração sem problemas. Agora vamos ver o que o X370 tem a oferecer.



O X370 é um chipset topo de linha, portanto, obviamente, suporta overclock. O desempenho de overclocking parece muito melhor do que o chipset B450 (a opção mais intermediária de Ryzen). A velocidade máxima da RAM aqui é limitada a 2667Mhz. Lembre-se de que Ryzen funciona melhor com memória mais rápida, portanto, com Ryzen de segunda geração, isso pode ser um gargalo. Possui seis portas USB 3.0 (5 Mbps) e duas portas 3.1 Gen2 (10 Mbps). Ele também suporta armazenamento raid e crossfire para GPUs.

Talvez você já tenha adquirido um processador Ryzen de primeira geração. Nesse caso, você não terá nenhuma reclamação com o X370. Mas se agora você está se perguntando qual placa-mãe X370 comprar, recentemente escrevemos uma análise sobre o As melhores placas-mãe X370 AM4 Ryzen

No geral, o X370 ainda é uma oferta incrível, mesmo com a chegada do X470. No entanto, se você estiver montando um novo equipamento com um processador da série Ryzen 2000, você pode realmente se beneficiar dos poucos benefícios que o X470 oferece em relação ao seu antecessor.



Imagem: amd.com

Principais recursos do X470

Pegue tudo o que já é bom no X370 e adicione alguns recursos interessantes, que são basicamente o X470. Assim como o X370, este chipset obviamente tem suporte a crossfire e raid storage. Ele também mantém as seis portas USB 3.0 (5 Mbps) e duas portas 3.1 Gen2 (10 Mbps).

Então, o que o X470 melhora? A primeira coisa é o desempenho. Os resultados de overclocking foram ligeiramente melhores em comparação com o X370, especialmente com os processadores Ryzen mais novos. Combine isso com um limite de velocidade de memória maior em 2933 MHz e o resultado final é um desempenho fenomenal.

Outro recurso bacana que o X470 tem a oferecer é a nova tecnologia StoreMI da AMD. Esta é uma tecnologia de armazenamento que combina seu disco rígido mecânico e SSD em uma unidade virtual. A partir daqui, o AI decide por conta própria quais dados devem ser armazenados na unidade mais rápida. Isso pode parecer um truque, mas às vezes é um recurso útil.

O X470 pode não parecer uma atualização tão impressionante sobre o X370. Mas se você está indo com um processador Ryzen 2ª Geração mais recente de qualquer maneira, você apreciará os recursos interessantes que ele tem que superar. Os melhores resultados de overclocking e suporte de maior velocidade de memória também são grandes pontos positivos.