Dicas e truques secretos do gerenciador de tarefas do sistema operacional Windows revelados por desenvolvedores que trabalharam para a Microsoft

Windows 10

O Gerenciador de Tarefas é uma ferramenta muito poderosa e informativa para o Sistema Operacional Windows. Na verdade, quando todo o computador se recusa a funcionar ou cooperar, os usuários precisam chamar o Gerenciador de Tarefas. Um ex-desenvolvedor da Microsoft que trabalhou no desenvolvimento principal do Gerenciador de Tarefas apresentou algumas dicas e truques interessantes e possivelmente ocultos que certamente estendem a funcionalidade e a confiabilidade do Gerenciador de Tarefas quando o SO Windows ou aplicativos em execução são excepcionalmente difíceis de reviver.

O Gerenciador de Tarefas é justificadamente a ferramenta mais avançada que oferece recursos de diagnóstico, solução de problemas e monitoramento para todo o sistema operacional Windows. Foi fornecido pela primeira vez com o Windows NT 4.0. e tem sido uma das plataformas mais confiáveis ​​para convocar em caso de congelamento do sistema. Agora, o ex-programador da Microsoft David Plummer, que criou o Gerenciador de Tarefas em 1994, apresentou algumas informações interessantes sobre a plataforma.

Como reviver ou recuperar o gerenciador de tarefas do sistema operacional do Windows, mesmo nas situações mais desesperadoras?

O Gerenciador de Tarefas tornou-se parte do ecossistema do sistema operacional Windows em 1995 e tem sido o mesmo aplicativo principal em todas as versões do sistema operacional Windows, incluindo o Windows 10 também. O ex-programador da Microsoft David Plummer projetou o Gerenciador de Tarefas para tentar solucionar problemas de aplicativos ou processos e descobrir por que o computador fica repentinamente lento. O ex-funcionário da Microsoft agora compartilhou alguns segredos úteis sobre o Gerenciador de Tarefas.

Plummer observa que, se qualquer usuário do sistema operacional Windows se encontrar em uma situação em que o próprio Gerenciador de Tarefas travou ou travou, ele pode iniciar facilmente uma instância inteiramente nova do Gerenciador de Tarefas. O processo, no entanto, tentará primeiro reviver a instância existente do Gerenciador de Tarefas e, se não for possível, iniciará uma nova instância. Os usuários precisam pressionar as teclas CTRL + Shift + Escape juntas para tentar reviver o Gerenciador de Tarefas que não responde ou iniciar outra instância do mesmo.

O Winlogon é parte integrante do subsistema de Login do Windows. Ele procurará primeiro uma instância existente do Gerenciador de Tarefas, independentemente de estar congelada ou minimizada. Nos próximos 10 segundos, o Winlogon tentará reviver a primeira instância do Gerenciador de Tarefas. Se a instância atualmente aberta do Gerenciador de Tarefas não responder à solicitação, outra instância será iniciada pelo Winlogon. É importante observar que o Winlogon só poderá fazer isso se houver recursos do sistema disponíveis para isso.

Plummer observa que o Gerenciador de Tarefas foi projetado em um aplicativo de forma bastante inteligente. Se os recursos do sistema estão se aproximando de seus limites, o Windows pode e irá iniciar o Gerenciador de Tarefas em um modo ‘Reduzido’ com recursos limitados ou mostrando apenas a guia Processos.

Como reiniciar o Explorer que não responde e o Windows Shell usando o Gerenciador de Tarefas:

Se o Explorer e o Windows Shell não estiverem respondendo, o usuário pode pressionar as teclas CTRL + Shift + Escape juntas para abrir outra instância do Gerenciador de Tarefas. Em seguida, reinicie o processo Shell ou Explorer de dentro da plataforma.

O desenvolvedor garante que isso funcionará mesmo se a bandeja do sistema estiver ausente ou desaparecida completamente durante a sessão atual do sistema operacional Windows não cooperativo. Da mesma forma, os usuários podem reiniciar o processo do Explorer para consertar a barra de tarefas, a bandeja do sistema e a área de trabalho quando esses elementos essenciais estiverem ausentes ou desaparecidos.

Plummer também revelou uma maneira de fazer o Gerenciador de Tarefas voltar às configurações padrão. Se o Gerenciador de Tarefas for corrompido ou quebrado, pressione e segure 'Ctrl, Alt e Shift' por alguns segundos ao reiniciar o Gerenciador de Tarefas. Quando os usuários pressionam e seguram esta combinação de teclado, o Gerenciador de Tarefas redefinirá todas as configurações internas para seus originais de fábrica. Assim que o Gerenciador de Tarefas estiver funcionando com sucesso, os usuários podem clicar facilmente em Arquivo> Nova Tarefa e digitar ‘cmd’ na caixa de diálogo para iniciar o Prompt de Comando como administrador.

Como acessar o gerenciador de tarefas quando ele está oculto por um programa congelado no modo de tela inteira?

Se um aplicativo não estiver respondendo e o usuário não conseguir visualizar o Gerenciador de Tarefas, ele pode pressionar a seta para baixo e a tecla Delete para encerrar o ‘Processo’ do aplicativo ou jogo congelado. Da mesma forma, se um usuário não conseguir visualizar uma instância do Gerenciador de Tarefas quando um programa congelado assume a tela inteira, ele pode pressionar as teclas Alt + Espaço seguidas da tecla da letra 'M' e, em seguida, pressionar uma das setas no teclado físico . Isso permitirá que o usuário mova a janela congelada. Além disso, a instância do Gerenciador de Tarefas deve permanecer conectada ao cursor até que o usuário clique.

O Gerenciador de Tarefas é de longe a plataforma mais útil e confiável dentro do sistema operacional Windows, especialmente quando o sistema operacional ou os aplicativos não cooperam e se comportam de forma irregular. Aliás, Microsoft tem trabalhado para garantir melhor estabilidade do sistema , confiabilidade e performance melhorada , mas há sistema ocasional congela e até mesmo aparecimento de BSoD , que o Gerenciador de Tarefas pode abordar.

Tag janelas