Windows 11 trava ao desligar? Aqui está a correção!



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

No Windows 11, um problema relacionado à falha do sistema está surgindo. De acordo com os usuários, a falha ocorre quando eles tentam desligar seus computadores usando a opção de energia no menu Iniciar.





Infelizmente, a falha não exibe nenhum motivo pelo qual aconteceu ou o que a causou, tornando ainda mais difícil encontrar uma solução. Parece que um processo ativo em segundo plano causa isso, mas alguns usuários também relataram que isso ocorre mesmo quando eles desativam as tarefas em segundo plano antes de executar o desligamento.



Nossa equipe analisou o problema e descobriu que ele pode ser causado por vários motivos, como:

  • Interferência de aplicativos de terceiros – Um aplicativo de terceiros pode ser instalado no computador que interrompe o processo de desligamento do sistema. Se o problema começou a ocorrer logo após a instalação de um novo aplicativo, há uma boa chance de esse aplicativo ser o culpado.
  • Hardware incompatível – Seu dispositivo também pode estar conectado a um hardware incompatível, fazendo com que o sistema falhe. Nesse caso, remover todos os periféricos externos pode ajudar.
  • Drivers desatualizados – Os drivers relevantes em seu sistema podem estar desatualizados ou corrompidos, o que faz com que eles não funcionem corretamente quando o sistema é desligado. Atualizar os drivers ou reinstalá-los do zero pode ajudar nesse caso.
  • Arquivos de sistema corrompidos – Um ou mais arquivos críticos do sistema podem estar lidando com inconsistência ou um erro de corrupção, resultando no erro em questão. Se este cenário for aplicável, você pode usar os solucionadores de problemas internos do sistema, como SFC e DISM via prompt de comando para resolver o problema.

Agora que sabemos as possíveis causas por trás do problema de falha, vamos analisar os métodos de solução de problemas que, esperamos, corrigirão o problema.

1. Identifique a Causa

Antes de passarmos para as etapas de solução de problemas, recomendamos que você verifique o log de falhas do Visualizador de eventos, que fornecerá detalhes sobre o motivo do erro. Depois de encontrar essas informações, você pode prosseguir com o método de solução de problemas mais relevante abaixo.



Veja como você pode identificar o problema usando o Visualizador de eventos:

  1. Imprensa Chave da janela + R para abrir Executar.
  2. Digite 'eventvwr' em Executar e clique Digitar para iniciar o Visualizador de Eventos.
  3. Na janela a seguir, clique duas vezes em Logs do Windows e selecione Sistema .

    Escolha o sistema no visualizador de eventos

  4. Agora, localize o evento de falha usando as informações de data e hora fornecidas.
  5. Depois de encontrar o evento de destino, clique nele e verifique os detalhes na parte inferior da janela.

    Veja os detalhes do evento

Leia os detalhes para entender o problema de travamento e, em seguida, prossiga com o método de solução de problemas mais relevante que listamos neste guia.

2. Remova os dispositivos externos

Antes de começar, verifique se não há periféricos USB conectados ao seu PC. Ao tentar usar o sistema, você pode encontrar problemas se seus dispositivos de hardware estiverem corrompidos.

Depois que todos os periféricos forem removidos, aguarde alguns minutos para ver se algo mudou. Continue com o próximo método se isso não funcionar.

3. Atualizar drivers de hardware

Você também pode estar enfrentando uma falha devido a um problema de driver. O problema geralmente está relacionado aos drivers de hardware neste caso específico.

Para começar, mostraremos como atualizar os drivers de hardware do seu computador Windows. Teremos que reinstalar o driver do zero se isso não resolver o problema.

Antes de começar, você deve saber que, se o problema começou após a instalação de uma atualização de driver, pode ter algo a ver com a própria atualização. Se for esse o caso, confira nosso outro post para obter instruções sobre como desinstalar uma atualização de driver.

Aqui está como você pode atualizar o driver da câmera:

  1. Digite Gerenciador de dispositivos na pesquisa do Windows e clique em Abrir .
  2. Na janela a seguir, expanda a seção de um driver de hardware.
  3. Depois de localizá-lo, clique com o botão direito do mouse no driver e escolha Atualizar driver no menu de contexto.

    Atualize o driver no Gerenciador de dispositivos

  4. Agora, escolha Pesquise automaticamente por motoristas e siga as instruções na tela para prosseguir.

Execute as mesmas etapas para outros drivers de hardware instalados no sistema. Se o problema persistir, veja como você pode reinstalar o driver:

  1. Na janela Gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito do mouse no driver de hardware e escolha Desinstalar dispositivo .

    Desinstale o driver

  2. Selecione os Tente remover o driver para esta opção de dispositivo e clique no botão Desinstalar botão novamente.
  3. Siga as instruções na tela para prosseguir.
  4. Clique no Menu de ação e selecione Verificar alterações de hardware após desinstalar o driver.

    Examine o gerenciador de dispositivos para alterações de hardware

  5. Seu PC reinstalará automaticamente o driver com base em suas alterações. Em seguida, reinicie o computador para ver se o problema de travamento foi resolvido.

4. Execute as verificações SFC e DISM

Erros genéricos de corrupção são outra causa de falhas como a que está em questão.

Felizmente, corrigi-los é simples. A Microsoft embalou o Windows com vários utilitários de solução de problemas que você pode executar através do aplicativo Configurações ou do Prompt de Comando. Os dois utilitários que usaremos no caso desse erro são SFC e DISM. Ambas as ferramentas são executadas via cmd e verificam o sistema em busca de possíveis erros.

Certifique-se de estar conectado ao seu sistema como administrador para este método.

Siga estes passos para prosseguir:

  1. Abra Executar pressionando Ganhar + R e digite cmd no campo de texto.
  2. Em seguida, inicie o prompt de comando com privilégios administrativos pressionando Ctrl + Mudança + Digitar .
  3. Dentro da janela do prompt de comando, digite o comando mencionado abaixo e pressione Digitar para executá-lo.
    sfc /scannow

    Execute o comando SFC

  4. Aguarde a execução do comando e reinicie o PC.
  5. Após a reinicialização, inicie o Prompt de Comando como administrador novamente e execute o comando DISM abaixo.
    DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

    Execute o comando restore health

  6. Agora, reinicie o seu PC novamente e verifique se o erro foi resolvido.

5. Atualize o Windows

Outra correção para os usuários para essa falha foi atualizar seus sistemas para a versão mais recente disponível. Se você estiver executando um sistema operacional desatualizado, poderá encontrar o problema em questão devido a problemas de incompatibilidade.

Nesse caso, a melhor maneira de proceder é instalando as atualizações mais recentes disponíveis.

Siga estes passos para prosseguir:

  1. aperte o Ganhar + EU teclas juntas para abrir o aplicativo Configurações.
  2. Escolher atualização do Windows do painel esquerdo.
  3. Clique no Verifique se há atualizações botão no lado direito da janela.

    Clique no botão Verificar atualizações

  4. Deixe o sistema procurar atualizações pendentes e instalá-las todas uma de cada vez. Como este é um processo demorado, recomendamos que você prossiga apenas quando tiver algum tempo livre.
  5. Depois que as atualizações estiverem instaladas, reinicie o PC e verifique se o problema foi resolvido.

6. Execute uma inicialização limpa

Outro motivo comum por trás desse problema é a interferência de aplicativos de terceiros nos processos do sistema. Nesse cenário, recomendamos primeiro que você desinstale todos os aplicativos instalados recentemente que você acha que podem ser os culpados.

Se você não deseja desinstalar o aplicativo, pode executar seu PC em um estado de inicialização limpa para identificar o culpado. Este estado inicia o sistema apenas com os drivers e programas básicos. Se, depois de iniciar o sistema em um estado de inicialização limpa, você não enfrentar o erro novamente, isso significa que um processo em segundo plano é realmente o culpado.

Aqui é como você pode executar uma inicialização limpa no Windows. Esse método deve identificar e eliminar o culpado se um aplicativo de terceiros estiver causando o problema.