Como se conectar a um Wifi de 5 GHz no Windows 7/8 e 10

Com a constante mudança de padrões e velocidades, muitos usuários se viram confusos com o grande número de opções disponíveis para conectividade sem fio. Um dos problemas mais confusos é o banda dupla problema, especificamente em relação às redes sem fio que emitem em 2,4 GHz e 5 GHz.

Esse problema significa que, embora seu roteador seja capaz de emitir em ambas as frequências e você tenha configurado para isso (ou o mais rápido, apenas um de 5 GHz), você não consegue encontrar a rede em seu computador. Isso pode ser confuso, mas as letras no nome do seu roteador e adaptador sem fio após o padrão 802.11 têm um papel importante aqui. Existem roteadores e adaptadores que funcionam apenas em 2,4 GHz e alguns que funcionam com ambos.

5 ghz

Para resolver esse problema, existem algumas coisas que você deve fazer. Lembre-se, no entanto, de que é possível que você precise comprar um novo hardware se, por qualquer motivo, estiver usando 5GHz.

Método 1: verifique se o roteador e o adaptador sem fio oferecem suporte para conexões sem fio de 5 GHz

Para fazer isso, você precisará fazer um pouco de pesquisa online para seu modelo específico. Siga as instruções para ver se o roteador e o adaptador suportam essa frequência.

Dê uma olhada no seu roteador e veja o modelo. Faça uma rápida pesquisa online por esse roteador, o que deve levar você ao site do fabricante. O que você está procurando é frequências suportadas ou bandas de rádio suportadas. Se o roteador oferecer suporte a uma rede sem fio de 5 GHz, isso será declarado em suas especificações. Se você não conseguir encontrar tal coisa, procure o cartas após 802.11, e use as seguintes informações para descobrir se você pode use a frequência de 5 GHz :

• o adaptador suporta 802.11a 5 GHz
  • o adaptador suporta 802.11b 2,4 GHz
  • o adaptador suporta 802.11g 2,4 GHz
  • o adaptador pode suportar 802.11n 2,4 GHz, e 5 GHz, mas não necessariamente
  • o adaptador suporta 802.11c 5 GHz

2016-10-05_222342

Geralmente, um roteador que afirma que é 802.11a / g / n , ou 802.11ac funcionará em 5GHz. No entanto, um roteador que é 802.11b / g / n tem uma pequena chance de suportar essa frequência e você pode precisar fazer um upgrade.

Se o seu roteador suporta conectividade de 5 GHz, a próxima coisa a fazer é verificar o seu adaptador. Abrir Gerenciador de Dispositivos pressionando o janelas tecla no teclado, digitando Gerenciador de Dispositivos e abrindo o resultado.

Na lista de drivers, você vê no Gerenciador de Dispositivos, expanda Adaptadores de rede e localize seu adaptador sem fio. Veja seu nome e veja se ele diz alguma coisa sobre as bandas de rádio que oferece suporte. Se não disser nada, use seu mecanismo de busca favorito para chegar ao site do fabricante, de onde você pode ver se ele suporta 5 GHz usando o guia mencionado na primeira etapa.

Se o seu adaptador suportar largura de banda de 5 GHz, você pode passar para o próximo método, que trata de problemas com hardware compatível. Caso contrário, você precisará trocar o adaptador em seu computador para que seu wireless funcione a 5GHz.

Outra maneira de verificar se o adaptador tem capacidade de 5 GHz é por meio do prompt de comando. pressione Windows + R e digite “ cmd “. Assim que o prompt de comando aparecer, digite “ netsh wlan mostrar motoristas '

Método 2: ative o modo 802.11n em seu adaptador

Se o seu hardware for compatível com largura de banda de 5 GHz, mas você ainda não conseguir usá-lo, ele pode ser simplesmente desativado e, nesse caso, você precisará ativá-lo manualmente.

1. Usando o Gerenciador de Dispositivos como mencionado anteriormente, localize seu adaptador sem fio.
  2. Clique com o botão direito e selecione Propriedades no menu suspenso.
  3. Dentro do Avançado guia, clique 802.11n modo. À direita, defina o valor para Habilitar.

Depois de fazer isso, clique em Está bem e reinicie seu computador. Agora você deve conseguir ver sua rede de 5 GHz.

5 ghz-wi-fi

Considerando tudo isso, é bastante fácil se perder no mar de padrões disponíveis atualmente. No entanto, seguir os métodos mencionados anteriormente, você terá uma rede de 5 GHz totalmente funcional em nenhum momento, desde que você tenha um hardware compatível.