O WhatsApp pode estar recebendo anúncios enquanto o Facebook procura outras maneiras de monetizar o aplicativo

Segurança / O WhatsApp pode estar recebendo anúncios enquanto o Facebook procura outras maneiras de monetizar o aplicativo 2 minutos lidos

Aplicativo de mensagens sociais WhatsApp. Dazeinfo



WhatsApp, o aplicativo de mensagens de texto para a maioria das pessoas atualmente. Foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum. Koum na verdade continuou a fazer parte da equipe do WhatsApp pós aquisição, mas saiu há alguns meses este ano, citando diferença de ideologia com o Facebook, dono do WhatsApp.

Em 2009, o Android estava apenas começando, não era tão difundido como agora. A maioria dos telefones premium, como os iPhones e Blackberrys, tinha seus próprios softwares de mensagens proprietários, como o BBM. O WhatsApp quando foi lançado não tinha muita competição. Havia o Viber e algumas outras empresas oferecendo aplicativos de mensagens, mas o WhatsApp teve sucesso principalmente por causa de sua simplicidade e adoção.



Como qualquer serviço, o WhatsApp precisava monetizar seu serviço para mantê-lo funcionando. Eles colocaram um plano de pagamento muito simples e barato. Este primeiro ano foi totalmente gratuito, então as pessoas estavam acostumadas. Depois disso, era apenas 1 $ por ano.



Em 2014, o Facebook estava extremamente interessado em comprar o WhatsApp. Por um lado, o WhatsApp tinha uma enorme base de usuários e, por outro, isso permitiria que o Facebook extraísse grandes quantidades de dados fora de seu alcance.



Você vê que o Facebook não está realmente fazendo nenhuma caridade ao manter seus serviços gratuitos, você os paga com os dados que coletam de você. Agora, esses dados são usados ​​principalmente para publicidade direcionada, mas às vezes podem ocorrer violações graves, como o escândalo Cambridge Analytica.

O Facebook comprou o WhatsApp por US $ 19 bilhões, o que era uma soma enorme para uma empresa que não gerava muitas receitas. Após a aquisição, o WhatsApp tornou-se totalmente gratuito e o Facebook prometeu manter os recursos de privacidade do WhatsApp.

Mas de acordo com a WABetaInfo, o Facebook pode já estar planejando testar anúncios no WhatsApp recentemente. Não há realmente muitas informações para saber como eles irão implementá-lo, mas os relatórios sugerem que, depois de passar por algumas barras de status, você pode ver um anúncio.

Isso não é surpreendente, o Facebook é uma empresa privada que está procurando gerar receita de todas as maneiras possíveis. US $ 19 bilhões é muito dinheiro, então não havia como o Facebook deixar o WhatsApp sem monetização.

Na verdade, o Facebook provavelmente sempre quis diluir a criptografia de ponta a ponta no WhatsApp, o que os ajudaria a extrair mais dados, mas a equipe do WhatsApp não obedeceu. Por fim, o WhatsApp deu ao Facebook acesso a listas de contatos e informações básicas sobre o dispositivo e o sistema operacional.

Os usuários não devem esperar que o Facebook não lucre com o WhatsApp, pois há custos de servidor e também manutenção de funcionários. Mas o Facebook deve ser muito transparente sobre o tipo de dados que compartilha, para que os usuários possam fazer a escolha por si próprios. Também deve haver a opção de pagar pelo serviço para cancelar qualquer publicidade direcionada e coleta de dados. A transperância tem um longo caminho, ajudando grandes empresas e usuários a ficarem de acordo.

Tag Facebook Privacidade Whatsapp